ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre OVNI

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Dúvida sobre OVNI

Mensagem  Perene Qui 06 Fev 2014, 13:41

Fala, pessoal, beleza? Seguinte, estou com uma dúvida sobre um OVNI que avistei às 00:25 na quarta-feira da minha janela. À distância não pude observar maiores detalhes, apenas uma luz vermelha piscando, e a princípio pensei se tratar de um avião ou algo do tipo. Porém a trajetória do OVNI (vou chamar de OVNI porque não sei o que era, e infelizmente não tenho ainda equipamento pra capturar nada) era de baixo pra cima, mas foi lá no "teto do céu" mesmo:

Dúvida sobre OVNI 9U7Gfk2

Como estava na janela não pude observar mais. Ele não foi pros lados em momento algum, e a velocidade era semelhante a de um avião visto à distância, mas a trajetória de um nessas condições de visualização (tipo, a quilômetros de você) não é sempre pros lados?

Vocês tem alguma idéia do que possa ter sido?
Perene
Perene
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Re: Dúvida sobre OVNI

Mensagem  Lucas87 Qui 06 Fev 2014, 14:16

Na realidade pode ser um avião muito alto sim, passando exatamente sobre você.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Re: Dúvida sobre OVNI

Mensagem  Bruno Qui 06 Fev 2014, 16:34

Olá Perene, o termo OVNI ou OANI é apropriado já que faz alusão a um objeto voador ou aéreo não identificado, e realmente aqui no fórum tivemos relatos de observações de comportamento impossível de enquadrar em alguma categoria astronômica ou meteorológica. Quanto às nossas aeronaves apesar de que as luzes de navegação delas devem permanecer acesas o tempo todo, ao levantarem voo elas em geral possuem luzes anticolizão intermitentes piscando alternadamente. Além das obrigatórias luzes de navegação como a vermelha na asa direita e a verde na asa esquerda, existem outras que em alguns aviões ficam na parte de trás das pontas das asas, e ainda no cone de cauda abaixo do leme de direção, e são da cor vermelha e sinalizam piscando de forma intermitente, o que vem a  reforçar a ideia de ter sido uma aeronave a grande altitude o que você observou. De qualquer forma gostaria de saber se a luz tinha alguma forma ou se era apenas um ponto luminoso piscando ao acender e apagar, ou ainda se parecia estar pulsando ou aumentando de tamanho. Notou também algum som ou rastro de fumaça?
Considerando que você usou apropriadamente o termo OVNI (objeto voador ou aéreo não identificado) você escreveu: "Porém a trajetória do OVNI era de baixo pra cima, mas foi lá no "teto do céu" mesmo".
Quis dizer que subiu em linha reta?
Desculpe a pergunta mas poderia haver alguma possibilidade de ter sido um helicóptero? Eles possuem luz de navegação intermitente e ao se deslocarem também podem subir em linha reta.
Para tentar eliminar essa hipótese você viu como o "objeto" ou luz desapareceu?
Foi indefinidamente para cima até sumir ou se apagou a determinada altura?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Re: Dúvida sobre OVNI

Mensagem  Perene Qui 06 Fev 2014, 17:08

Sim, subiu em linha reta mesmo. Aqui da janela sempre passam aviões, todos os dias, praticamente a cada 2 horas você escuta um. Só que geralmente o avião se distancia pra esquerda ou direita do seu campo de visão, mas essa luz vermelha piscante subiu até onde eu colocando o pescoço não consegui mais ver da janela (não dava pra colocar a cabeça do lado de fora, pois tem grades). A velocidade foi semelhante a de um avião, ou seja, subindo num ritmo normal, não notei algo estranho nesse sentido.

Não lembro de ter visto a forma, porque estava distante mesmo. Digitando OVNI LUZ VERMELHA no Google achei alguns relatos, mas nada sobre a trajetória.
Perene
Perene
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Re: Dúvida sobre OVNI

Mensagem  Bruno Qui 06 Fev 2014, 18:03

Entendi o que você quis dizer quanto a subir em linha reta. Infelizmente carecemos de mais dados como por exemplo a forma pela qual a luz desapareceu, e dessa forma vai continuar como sendo mais uma luz noturna não identificada.

Em seu Dicionário de Astronomia e Astronáutica o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão diz sobre o termo OVNI:
-"OVNI: Objeto visto ou aparentemente observado no céu, cuja natureza não pode ser identificada pelo observador. Uma grande maioria desses objetos voadores não identificados OVNI pode ser explicada como um fenômeno com o qual o observador não está familiarizado, ou melhor, habituado a observar, como, por exemplo, o planeta Vênus no seu máximo brilho, balões, satélites artificiais etc. No entanto um pequeno número de observações que não podem realmente ser explicadas, seja por insuficiência de dados ou por se tratar de um fenômeno desconhecido, razão pela qual alguns autores preferem usar, para essas ocorrências, a designação de fenômeno não identificado, eliminando a palavra objeto: UFO."

Uma leitura indispensável para quem pretende tentar entender esses fenômenos que são essas luzes no céu (Luzes Noturnas) é o "Lights in the Sky", de Michael Maunder, conjuntamente com o astrônomo Patrick Moore numa abordagem profunda sob os pontos de vistas astronômicos e meteorológicos desses fenômenos: http://www.springer.com/astronomy/popular+astronomy/book/978-1-84628-562-2


Última edição por Bruno em Sáb 08 Fev 2014, 05:33, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Re: Dúvida sobre OVNI

Mensagem  orlando Qui 06 Fev 2014, 23:13

Uma dica pra quem tem dúvidas se o que viu era avião ou não:
Não todos,mas a maioria das aeronaves comerciais possuem ADS-B e consequentemente aparecem nesse site:

http://www.flightradar24.com
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Re: Dúvida sobre OVNI

Mensagem  Perene Sex 07 Fev 2014, 00:08

Olha, seja lá o que tenha sido, realmente foi uma novidade aqui na área, porque eu nunca tinha visto uma luz vermelha piscando que pode subir em linha reta. E pelo tempo que pude olhar o bichinho realmente subia mirando lááá em cima.

Se vocês me disserem que era algum tipo de avião, que tem algo a ver com o ângulo que eu estava olhando e etc., eu aceito, mas se somente com essas informações que eu passei essa hipótese estiver descartada, então...

Só lamento de não ter podido usar um telescópio na hora. Fiquei de pedir meu primeiro essa semana.
Perene
Perene
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Re: Dúvida sobre OVNI

Mensagem  Admin Sáb 08 Fev 2014, 04:23

Olá a todos!
Este é um fórum de Astronomia. Por favor, revejam as regras. O assunto ufologia está fora de questão.
Antes que a discussão se estenda mais sobre o assunto, estarei trancando este tópico.
Se quiserem falar sobre 'luzes noturnas', luzes estranhas', etc,  vocês podem usar tranquilamente as mensagens privadas, ou mesmo o próprio chat aqui do AF.

Como estava na janela não pude observar mais. Ele não foi pros lados em momento algum, e a velocidade era semelhante a de um avião visto à distância, mas a trajetória de um nessas condições de visualização (tipo, a quilômetros de você) não é sempre pros lados? Vocês tem alguma idéia do que possa ter sido? escreveu:

Um avião levantando voo dá-nos a impressão que a luz está subindo em linha reta. Um balão da mesma forma.

Agradeço a compreensão!

Admin.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Re: Dúvida sobre OVNI

Mensagem  Bruno Sáb 08 Fev 2014, 08:50

Admin escreveu:Este é um fórum de Astronomia. Por favor, revejam as regras. O assunto ufologia está fora de questão.
Se quiserem falar sobre 'luzes noturnas', luzes estranhas', etc,  vocês podem usar tranquilamente as mensagens privadas, ou mesmo o próprio chat aqui do AF.
Perene escreveu:a trajetória do OVNI (vou chamar de OVNI porque não sei o que era, e infelizmente não tenho ainda equipamento pra capturar nada)
Olá Admin, como podemos constatar o que escreveu o usuário Perene não foi uma alusão à ufologia e sim a um "objeto" desconhecido por ele. A designação "objeto" pode dar margem a outras interpretações, e por tratar-se de uma luz eu utilizei o termo "Luzes Noturnas" elaborado pelo astrônomo J. A. Hynek, e a não ser que seja suprimido o termo Ovni da obra "Dicionário de Astronomia e Astronáutica" do astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, não constitui constituir desrespeito às regras do fórum mencionar essa definição para tentar compreender determinados fenômenos atmosféricos anômalos incluindo as Luzes Noturnas, entretanto é perfeitamente compreensível a necessidade do seu alerta de que para evitar incorrer na possibilidade de ferir as regras, será mais coerente utilizar MP ou o Chat para tratar desse assunto específico. Fica aí então essa sua dica oportuna.
Abraço.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre OVNI Empty Re: Dúvida sobre OVNI

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos