E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Mensagem  Xevious em Qua 02 Maio 2012, 12:44

O tempo seria somente a degradação da matéria

Escutei essa definição a pouco tempo e concluí que é isso mesmo.

Já que a algum tempo achava que o tempo tinha uma relação direta com as reações quimicas e nucleares.

Mesmo não concordando com a teoria, sabemos que se queremos pelo menos "simular" uma lentidão no tempo, basta resfriar o experimento.
Assim as reações quimicas e nucleares diminuem e até podem parar.
O tempo na prática estaria parado.

Mas se o tempo for "apenas" a degradação da matéria isso não mudaria em nada as constações que percebemos em relação ao tempo, mas mudam em muito as várias teorias que se envolvem com o tempo.

Começando pela relatividade, o "espaço-tempo" não existiria, só existiria espaço.

Alguns dizem que tempo seria uma dimensão, se é poderia existir viagens no tempo, na prática nós estaríamos sempre viajando no tempo, a taxa de um segundo por segundo, no sentido de tempo a frente..
Mas nesta nova teoria o tempo não seria uma dimensão, não existiria como viajar no tempo, e só existiria o "agora"..

Também a redução da ação do tempo, nos experimentos já realizados, teriam uma explicação para o fenômeno visualizado de diminuição do tempo, explicados de outra forma, no caso a velocidade variaria "a degradação" da matéria, e portanto chegariamos erradamente a conclusão de que ela mudou a velocidade do tempo.

Medimos o tempo atraves de medições de reação, fisicas, quimicas ou nucleares.
Quando damos corda a um relógio, ocorre uma reação fisica, no caso lidando com as regras de funcionamento da mola, e a mola tem suas propriedades relacionadas com as suas propriedades quimico-fisias de elasticidade.

Já os relógios atomicos tem a ver diretamente com a degradação da matéria, no caso degradação nuclear.

Outra derivação seria das teorias relacionadas com o buraco negro, a atual fala que o tempo pararia, ao entrar dentro do horizonte de eventos.
Nesta nova abordagem, não teria nenhuma relação com a massa, ou gravidade, portanto não haveria essa relação.

Sabemos com o aquecimento há uma aceleração das reações quimicas, portanto na prática o tempo andaria mais rápido.
Mas essas variações seriam relativas ao material.

Um relógio baseado na agua, funcionaria mais rápido se aquecer o ambiente.
Mas um relógio atômico não, pelo menos não perceptivelmente.

Portanto se a nova teoria estiver correta, podemos concluir que cada material teria sua variação de tempo, ou seja de degradação.

Também não existiria a curvatura do espaço-tempo, criada pela gravidade, talves só uma curvatura do espaço..

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Mensagem  Bruno em Qua 02 Maio 2012, 22:11

Olá Xevious, você disse: "Mas nesta nova teoria o tempo não seria uma dimensão, não existiria como viajar no tempo, e só existiria o "agora".."
Analise comigo esta situação: digamos por exemplo que a terra se encontra agora, nesse exato momento, em um determinado ponto ou região do espaço dentro do curso de sua órbita natural. A região espacial mais à frente na sua órbita pela qual a terra irá passar no seu deslocamento pelo espaço já existe nesse exato momento, aquela região espacial está lá na frente, e lá na frente representa onde a terra estará num futuro próximo ao passar por lá. Se esse lugar espacial já existe agora, não se poderia afirmar que aquela região mais à frente na órbita da terra que representa a sua localização espacial daqui a algum tempo no futuro já não existe agora?
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Mensagem  Xevious em Qui 03 Maio 2012, 08:12

Bruno escreveu:Se esse lugar espacial já existe agora, não se poderia afirmar que aquela região mais à frente na órbita da terra que representa a sua localização espacial daqui a algum tempo no futuro já não existe agora?
Sim, mas aí voce esta falando de coordenadas espaciais.
Estas coordenadas serão alcançadas quando o deslocamento da Terra alcançar o local.

Não podemos ignorar que tempo seja um fator real quando se faz cálculos com velocidade e deslocamento.

Mas é como uma dívida num banco, não existe dinheiro negativo.
Mas podemos fazer cálculos sobre ele.

O fator mais importante desta nova abordagem tem a ver com a interpretação relativística sobre o tempo.
Ora bolas se o tempo não é por sí só uma coisa, ele não pode ser alterado.
Não existiria o "espaço-tempo" só o espaço.
E não existiria os fenomenos relacionados com tempo, contrariando Einstein.

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Mensagem  Bruno em Qui 03 Maio 2012, 11:45

Olá Xevious, vejamos sobre a famosa experiência de Sobral: imagine duas estrelas equidistantes da terra, e que uma delas está oculta pelo disco solar, como aconteceu no célebre eclipse total do Sol que "comprovou" a teoria da relatividade.
A luz da estrela que estava oculta pelo disco do Sol, sofreu uma curvatura em sua trajetória ao passar pela magnetosfera solar, podendo assim dessa forma ser vista aqui da terra.
Eu pergunto então: os fótons que passaram próximos ao campo gravitacional do Sol, percorreram uma trajetória que sofreu uma curvatura, um desvio. Mesmo que não muito significativa, essa alteração da trajetória implicou em que aqueles fótons percorressem uma distância maior por causa desse desvio.
Se eles (os fótons da estrela oculta) chegaram ao mesmo tempo aqui na terra junto com os de outra estrela que não estava oculta, o que aconteceu então nesse desvio para que os fótons de ambas as estrelas chegassem juntos ao mesmo tempo aos olhos dos observadores aqui na Terra sendo que os da estrela oculta percorreram uma distância maior?
Sugiro então que o tempo para os fótons da estrela oculta que chegarem ao mesmo tempo que os da outra estrela naquelas circunstâncias passou mais devagar para compensar o desvio e dessa forma manter a velocidade deles constante. Se o tempo para aquele fóton passou mais devagar, então o tempo poderia diminuir até zero dependendo da massa da estrela e consequentemente do desvio causado, e se o tempo pode chegar a ser zero então ele poderia deixar de existir sob determinadas condições. Não acreditamos que isso aconteça em um determinado ponto do horizonte de eventos nas proximidades de um buraco negro?
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Mensagem  Xevious em Seg 07 Maio 2012, 10:08

Bruno escreveu:Se o tempo para aquele fóton passou mais devagar, então o tempo poderia diminuir até zero dependendo da massa da estrela e consequentemente do desvio causado, e se o tempo pode chegar a ser zero então ele poderia deixar de existir sob determinadas condições.
Não tenho como explicar este fenômeno segundo essa nova ótica

Não acreditamos que isso aconteça em um determinado ponto do horizonte de eventos nas proximidades de um buraco negro?
Segundo esta nova abordagem o tempo não pararia no horizonte de eventos
ele poderia até mesmo ser acelerado
no caso as reações quimicas e atômicas poderiam se acelerar com o aquecimento devido a aceleração

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Mensagem  Bruno em Seg 07 Maio 2012, 11:29

Bem Xevious, quanto à abordagem do tempo num horizonte de eventos temos a possibilidade de podermos calcular o tempo próprio total necessário para que um corpo atinja o exato centro de um buraco negro a partir de um horizonte de eventos. Sendo finito é perfeitamente natural que esse tempo dependa do tamanho do buraco negro, ou seja, quanto maior o buraco negro mais dilatado será esse período de tempo.
Poderíamos então utilizar da mesma noção de tempo que existe cá fora do horizonte de eventos. Poderíamos também perceber que à medida em que se cai em direção à membrana que separa o abismo o tempo se dilata sem limites. Se lá pudéssemos ir com relógios os seus ponteiros pareceriam mover-se com velocidade cada vez mais elevada, entretanto ao atravessar o horizonte de eventos teríamos o instante zero no processo de retrocesso que resultará nos ponteiros o efeito de que passariam a girar em sentido contrário, e à medida em que se aproximasse do centro de um buraco negro, eles se moveriam com uma velocidade cada vez menor.
Uma questão também a ser discutida seria a de que na medida em que se aproxima do horizonte de eventos, no instante do mergulho no abismo o tempo volta em sentido contrário, e movendo-se cada vez mais devagar até a um ponto em que não mais será possível detectar nenhum transcorrer, nenhum fluir.
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Mensagem  Bruno em Ter 08 Maio 2012, 22:10

Agora não estou citando um fato científico experimentalmente comprovado pela Comunidade Científica Internacional, estou apenas fazendo uma observação quanto à questão proposta sobre o efeito causado nos fótons que sofreram o desvio ao passarem pela magnetosfera solar, baseado nesse fato que foi verificado durante o eclipse de 29 de maio de 1919. Poderia-se então afirmar que esse desvio quase imperceptível nas imediações do Sol iria tornar-se dramático caso a massa solar fosse concentrada em uma região com pouco mais de 3 km de raio. Neste caso, teríamos uma região compacta em cujo interior nenhum raio de luz ou partícula conseguiria escapar, ou seja, um buraco negro. O que teria feito com que os fótons escapassem e chegassem aos olhos dos observadores teria sido pelo fato de que naquela região, por causa da insuficiência de massa suficiente para formar um buraco negro, formou-se então alí uma região similar que não podendo acelerar os fótons, fez com que naquela região o tempo passase mais devagar para eles e assim compensar o desvio e chegarem juntos com os que não estavam ocultos pelo sol e que não sofreram nenhum desvio por essa região da magnetosfera.
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Mensagem  Xevious em Qui 10 Maio 2012, 09:50

Bruno escreveu:naquela região o tempo passase mais devagar para eles e assim "compensar" o desvio e chegarem juntos com os que não estavam ocultos pelo sol e que não sofreram nenhum desvio por essa região da magnetosfera.
Essa teórica compensação só existe para não contestar a teoria da relatividade.

Mas ela é contestável, por exemplo, a formula que na sua dedução se chega a conclusão de que nada por ir além da velocidade da luz.
Esta formula pode ser alterada, sem haver nenhuma implicação para velocidades abaixo da velocidade da luz.
Mas permite se concluir que há possibilidade de velocidades acima da luz.

No caso acredito que Einstein tenha colocado esse elemento de propósito na fórmula exatamente para justificar a declaraçao de que nada pode existir mais rápido que a luz.

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: E o tempo? é uma coordenada ou uma ilusão?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum