Intervenção na atmosfera?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Seg 26 Maio 2014, 19:43


Lucas87 escreveu:durante praticamente toda a manhã, um halo solar se formou aqui sobre São José - SC .
Foto nº 1- https://flic.kr/p/nrP3Pf
Foto nº 2- https://flic.kr/p/nrNYJj
Sobre o assunto que segue eu não tenho nenhuma opinião formada, mas como dependemos de uma atmosfera limpa para observar, gostaria de tratar de um suposto e (in)determinado fenômeno, e que aparentemente tem ocorrido com os rastros de aeronaves ou esteiras de condensação (Contrails). Aonde eu quero chegar pode não passar de uma interpretação errônea (minha e de muitos outros), dos efeitos das condições climáticas cada vez mais adversas. Para se ter uma ideia do que estamos fazendo com o clima, a cada litro de gasolina queimada são despejados na atmosfera 2 kg de gás carbônico. Há algumas décadas eu venho observando sistematicamente a atmosfera, e sempre tive o hábito de acompanhar com binóculos esses rastros dos aviões nela, e de uns tempos para cá já observei algumas vezes em voos de cruzeiro esteiras com colorações escuras se formarem, bem diferentes das que ocorrem naturalmente numa condensação. O avanço da poluição luminosa, as emissões de poluentes industriais, os aerossóis e as turbulências que prejudicam o seeing aumentaram desproporcionalmente na ultima década, e vem acompanhados de variações bruscas nos padrões de previsões a curto prazo. Basta lembrar que em apenas uma hora chove-se o correspondente à taxa mensal. Escolhi duas fotos feitas por um colega nosso (Lucas87), que tinha como objetivo registrar um halo que ficou visível "durante praticamente toda a manhã". Nas duas fotos eu chamo a atenção para os rastros de condensação das aeronaves ou Contrails. Na foto nº 1 além de um rastro típico de avião, notem à esquerda a "sombra" do Contrail. Na foto nº 2 ao invés de se dissolver no céu um rastro continua com a forma de uma nuvem incomum, como se a aeronave tivesse percorrido uma trajetória em espiral. Teria sido mesmo esse halo "demorado" o resultado de um fenômeno óptico ocorrido em nuvens comuns? Se nuvens desse tipo denominadas por alguns de "Chemtrails" ou Rastros Químicos realmente existem, e se estão aumentando em diversas partes do globo, diante do brusco aumento dos aerossóis na atmosfera e da intensidade das catástrofes naturais, poderíamos estar testemunhando uma possível manipulação meteorológica em andamento?
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  starman em Ter 27 Maio 2014, 20:35

Bruno escreveu:

Se nuvens desse tipo denominadas por alguns de "Chemtrails" ou Rastros Químicos realmente existem, e se estão aumentando em diversas partes do globo, diante do brusco aumento dos aerossóis na atmosfera e da intensidade das catástrofes naturais, poderíamos estar testemunhando uma possível manipulação meteorológica em andamento?
Bruno
Moderador

Boa noite.
Muito importante e providencial a abordagem desse tema aqui no fórum, porque não podemos negligenciar o que acontece na nossa atmosfera. Há algum tempo eu tenho visto vários vídeos no youtube sobre os "Chemtrails". De fato a análise dos "Contrails" nas fotos do Lucas87 nos levam a duvidar se eles são realmente legítimas nuvens de condensação. Seriam então "nuvens químicas"??
E sinceramente eu não entendi o porquê daquela sombra do Contrail na foto 1, e a trajetória espiralada na foto 2. Não se vê aquilo em rastros convencionais. Se de fato isto está acontecendo poderemos estar com as noites de observações contadas.
Sugiro que deem uma olhada no depoimento contido no vídeo abaixo, e nas imagens do segundo video, pois me parece muito sério esse assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=7xTum4I02vs
https://www.youtube.com/watch?v=g1ZTQz80KWY

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Ter 27 Maio 2014, 23:56

Boa noite starman.
Realmente eu não sei ainda o que dizer porque como em algumas partes do 2º vídeo, eu também já vi a trilha ficar escura um pouco mais atrás da "condensação", e enquanto num dos lados da aeronave se formava apenas um rastro, do outro lado eu podia ver claramente com o binóculo dois rastros. Outro fato que tenho observado são grupos de "nuvens" que em períodos de baixa umidade relativa do ar, chegam do oeste/noroeste junto com uma nevoa seca do sul/sudeste quando da aproximação do jato subtropical. Tanto as nuvens quanto a nevoa possuem uma aparência completamente disforme e com uma coloração marrom-avermelhada, deixando o ar impregnado por horas com um cheiro semelhante ao de um bueiro de rua, e justamente de um a três dias após muitos rastros terem ficado visíveis no céu durante muitas horas. Veja no vídeo a seguir uma mulher aparentemente relatando para uma autoridade policial local na Espanha, um grande número de trilhas incomuns feitas provavelmente por aviões da OTAN, e cujos rastros quando se dissipam também vem acompanhados de mau cheiro no ar: https://www.youtube.com/watch?v=hSZ9WE7LhXE
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  starman em Qua 28 Maio 2014, 17:13

Bruno escreveu:

Outro fato que tenho observado são grupos de "nuvens" que em períodos de baixa umidade relativa do ar, chegam do oeste/noroeste junto com uma nevoa seca do sul/sudeste quando da aproximação do jato subtropical. Tanto as nuvens quanto a nevoa possuem uma aparência completamente disforme e com uma coloração marrom-avermelhada, deixando o ar impregnado por horas com um cheiro semelhante ao de um bueiro de rua, e justamente de um a três dias após muitos rastros terem ficado visíveis no céu durante muitas horas.
Bruno
Moderador

Boa tarde.
De fato a associação do fenômeno com um cheiro incomum aponta para possíveis manifestações químicas deliberadas na atmosfera. Bruno, qual é o sistema de monitoramento utilizado por você? É apenas visual?

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Qua 28 Maio 2014, 17:35

starman escreveu:De fato a associação do fenômeno com um cheiro incomum aponta para possíveis manifestações químicas deliberadas na atmosfera. Bruno, qual é o sistema de monitoramento utilizado por você? É apenas visual?
Boa tarde starman. O monitoramento visual é usado com frequência por mim através de um binóculo 10x50, entretanto eu acompanho 4  vezes ao dia o avanço e recuo do jato subtropical e polar através dos sites de meteorologia (principalmente do CPTEC/INPE, INMET, o REDEMET da FAB e o Boletim ClimaTempo), a qualidade do ar, as emissões urbano-industriais, as queimadas, a emissão e os processos de remoção, os campos atmosféricos e as trajetórias deles pela atmosfera, Cartas de Altitude, Cartas de superfície, Análise Sinótica, Boletins Técnicos e as Análises de Eventos Extremos. Acompanho também a imagens dos satélites Goes 13, Meteosat, a associação de imagens Goes + Meteosat, os mosaicos do NOA, a composição RGB TERRA/AQUA, as imagens de precipitações, sistemas convectivos, ventos na superfície e na troposfera, o índice Ultravioleta, os aerossóis, atraso zenital e produtos MODIS. Além disso possuo uma estação meteorológica portátil para acompanhar da minha região a umidade relativa do ar, a velocidade e a direção do vento e as variantes de temperatura ao longo do dia e da noite. É muito interessante observar também as variações das imagens por satélites no infravermelho e vapor. É um trabalho de acompanhamento que tem permitido constatar a falta de padrões em determinados setores da atmosfera. Monitoro também através das escutas de tráfego aéreo as principais rotas das aerovias dos voos comerciais e internacionais. É preciso cercar de todos os lados para se ter uma visão generalizada se quisermos descobrir algo.
Segue mais um vídeo dos supostos rastros químicos (Chemtrails) despejados na atmosfera: https://www.youtube.com/watch?v=0eDSAKyr5-0
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Lucas87 em Qua 28 Maio 2014, 19:50

Olá Bruno, a trilha de condensação da primeira foto é exatamente a mesma da segunda foto, só houve um deslocamento para o leste e uma "deformação". Acho que o halo não tem nada a ver com as trilhas, pois bem antes deste horário, mesmo sem trilhas no céu, o halo estava formado.

Eu acho que as trlhas de condensação não estão relacionadas com produtos químicos ou coisa parecida. Pois elas se comportam exatamente como deveria se comportar uma trilha de condensação. Se o tempo está mais úmido em altas altitudes, com grande presença de cirrus, elas se formam e "agregam" mais umidade, se deformando e até aumentando o tamanho. Se está seco, elas as vezes nem se formam, ou se formam mas logo depois somem pela falta de umidade... Nunca notei algo anormal durante um dia em que se formam muitas trilhas. Quanto às sombras das trilhas, realmente todas as trilhas formadas neste dia apresentavam uma sombra (ficou um efeito bem legal até).
avatar
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 18
Localização : São José, SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Qua 28 Maio 2014, 23:19

Lucas87 escreveu:Eu acho que as trilhas de condensação não estão relacionadas com produtos químicos ou coisa parecida.
elas se comportam exatamente como deveria se comportar uma trilha de condensação.
Quanto às sombras das trilhas, realmente todas as trilhas formadas neste dia apresentavam uma sombra (ficou um efeito bem legal até).
Olá Lucas87, não é que as trilhas de condensação contidas nas suas fotos estivessem relacionadas ou não com emissões químicas, porque o foco aqui está voltado para a qualidade do ar (profundidade óptica do aerossol), mas os rastros de condensação (em especial o espiralado na foto 2) me fizeram lembrar dos supostos "Chemtrails" ou rastros químicos (se é que eles existem). A controvérsia maior está no fato de que ao passar através de uma nuvem uma aeronave pode abrir caminho através dela, e isso é conhecido como "Distrail" (exatamente como aquela sombra na sua foto à qual eu me referi). O que suscita dúvidas é que aquelas sombras surgem quando um Contrail não é formado, o que não foi o caso verificado naquelas fotos. Um Distrail acontece quando as temperaturas elevadas dos gases de escape que absorvem a umidade das nuvens onde ela é muito alta, fazem com que as gotas de água visíveis sejam novamente convertidas de volta em vapor de água, diferente da condensação convencional. O que de fato eu preciso saber é o que fez com que aquele Contrail surgisse simultaneamente com um Distrail. A não ser que a qualidade do ar estivesse comprometida com resíduos químicos depositados na atmosfera anteriormente à formação daquelas trilhas, e que ao interagirem com as nuvens cirrus teriam proporcionando um fenômeno óptico com padrões de durabilidade como o do halo registrado por você. O monitoramento da atmosfera que eu sugiro e recomendo é visando encontrar as áreas de maior concentração de partículas na atmosfera que não sejam a água e o gelo. Talvez uma possível explicação para aquele Distrail na foto, seria a de que ele teria ocorrido numa área da atmosfera já afetada previamente com a liberação de resíduos químicos (não necessariamente através dos sistemas de escapes daqueles aviões). Acredito que os rastros que aparecem nas suas fotos sejam mesmo os do tipo convencional, e o que é preciso verificar é se eles realmente estavam ou não sob a ação ou influência de agentes químicos externos, e que naquele momento poderiam ter interagido com eles.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  starman em Qui 29 Maio 2014, 09:23

Bruno escreveu:

o foco aqui está voltado para a qualidade do ar (profundidade óptica do aerossol)

Bruno
Moderador

Bom dia.
Exatamente Bruno, o que buscamos aqui é o monitoramento das taxas de emissões de aerossóis, tendo como resultado o processo de criação de albedo artificiai (Geo-Engenharia), com a expansão e dispersão dos rastros sob a influência de agentes químicos (e ao que tudo indica são propositalmente pulverizados através de aspersores na nossa atmosfera ), e que posteriormente vão se decantando e acomodando nas várias camadas atmosféricas. O vídeo que postei abaixo fala por si próprio.
https://www.youtube.com/watch?v=_gZG6LTgBi8

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Qui 29 Maio 2014, 17:56

Lucas87 escreveu:1- https://flic.kr/p/nJ1r7e
2- https://flic.kr/p/nrP3Pf
3- https://flic.kr/p/nrNYJj
Acho que o halo não tem nada a ver com as trilhas, pois bem antes deste horário, mesmo sem trilhas no céu, o halo estava formado.
Eu acho que as trilhas de condensação não estão relacionadas com produtos químicos ou coisa parecida.
elas se comportam exatamente como deveria se comportar uma trilha de condensação.
Nunca notei algo anormal durante um dia em que se formam muitas trilhas.
Quanto às sombras das trilhas, realmente todas as trilhas formadas neste dia apresentavam uma sombra
Olá Lucas, estou tentando fazer uma análise imparcial das suas 3 fotos do halo, e como você viu os rastros a olho nu eu precisaria saber se a trilha ao começar a se dissipar, interagiu com algum tipo de resíduo químico abaixo dela na atmosfera. Repare que a sombra do rastro nas fotos nº 1 e 2 estão à esquerda (oeste) dele. Na foto nº 3 a sombra é vista à direita (leste) do rastro e parece se "contorcer" repetindo o movimento em espiral da trilha. Nesse caso então a sombra do rastro foi projetada em aerossóis abaixo dele na atmosfera, pois não poderia ter sido projetada para cima nos Cirrus, porque a fonte de luz para gerar a sombra era o sol posicionado acima de tudo. Se eu não estiver equivocado o que realmente interessa é o que havia na atmosfera entre o rastro e a superfície.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Qui 29 Maio 2014, 19:58

Bruno escreveu:a sombra do rastro foi projetada em aerossóis abaixo dele na atmosfera
Se eu não estiver equivocado o que realmente interessa é o que havia na atmosfera entre o rastro e a superfície.
Colocando por ora de lado os Chemtrails ou Rastros Químicos, com base apenas na análise da relação empírica da visibilidade horizontal com a concentração de particulado fino próximos da superfície (profundidade óptica do aerossol), eu arrisco a afirmar que os aerossóis não estão mais apenas espalhados pela atmosfera, mas estão se decantando e aglutinando em "grupos" que se deslocam como nuvens de constituição semelhante a de uma névoa seca. Os aerossóis também seriam um dos principais responsáveis por um novo tipo de seeing deficiente (turbulência sem ventos fortes aparentes), que por formarem um meio não homogêneo afetam a propagação de feixes ópticos (no caso a luz proveniente dos astros). Além disso a sombra de um rastro ou trilha de condensação pode ser projetada contra eles durante o dia.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Sex 30 Maio 2014, 12:16

Lucas87 escreveu:Acho que o halo não tem nada a ver com as trilhas, pois bem antes deste horário, mesmo sem trilhas no céu, o halo estava formado.
Foto do halo: https://flic.kr/p/nrNYJj
Acredito ser mais um indicativo de que o halo registrado na foto foi causado por um particulado fino espalhado na atmosfera, pois podemos perceber na foto a difração da luz do Sol causada pelos aerossóis na atmosfera superior, que produziram ao redor da imagem dele o halo chamado de "Anel de Bishop", uma grande e colorida auréola com um anel azulado interno e um anel marrom externo.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Reinaldo Bis em Sex 30 Maio 2014, 13:05

Bruno escreveu:Os aerossóis também seriam um dos principais responsáveis por um novo tipo de seeing deficiente (turbulência sem ventos fortes aparentes), que por formarem um meio não homogêneo afetam a propagação de feixes ópticos (no caso a luz proveniente dos astros). Além disso a sombra de um rastro ou trilha de condensação pode ser projetada contra eles durante o dia.

É meu caro amigo bruno... se suas pesquisas e especulações estiverem certas nossos dias de observação estão acabando.  pale No
avatar
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 28
Localização : São José da Lapa MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Sex 30 Maio 2014, 13:22

Reinaldo Bis escreveu:É meu caro amigo bruno... se suas pesquisas e especulações estiverem certas nossos dias de observação estão acabando.  pale No
Não descarte essa preocupante hipótese.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  starman em Sex 30 Maio 2014, 14:13

Bruno escreveu:
a difração da luz do Sol causada pelos aerossóis na atmosfera superior, que produziram ao redor da imagem dele o halo chamado de "Anel de Bishop", uma grande e colorida auréola com um anel azulado interno e um anel marrom externo.

Bruno
Moderador

Boa tarde.
Foi contundente essa sua observação Bruno, o anel de Bishop é uma constatação física da presença de agentes na atmosfera, com um comportamento diferente dos cristais de gelo que podem também decompor a luz mas apenas sob a forma de um arco-íris. Nesse caso poderia deduzir que existem os halos atmosféricos com a presença de cristais de gelo, e os halos produzidos por agentes químicos?

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Sex 30 Maio 2014, 14:41

starman escreveu:Nesse caso poderia deduzir que existem os halos atmosféricos com a presença de cristais de gelo, e os halos produzidos por agentes químicos?
Sim, e até um pouco mais porque os cristais de gelo podem absorver os agentes químicos depositados na atmosfera. De certa forma poderiam ser então 3 tipos distintos de halos solares ou seja, o natural através dos cristais de gelo, o químico através dos agentes químicos e o misto com cristais de gelo misturados com particulados. Bastaria então analisar a parte de dentro e a borda do halo para saber como a luz foi decomposta ou seja, se em todas as cores do espectro (natural), se apenas nos comprimentos de ondas próximos do azul e do vermelho (aerossóis), ou em todas as cores porém de maneira difusa (cristais de gelo expostos a agentes químicos). E por falar em luz difusa e imagens borradas, as que eu tenho sempre relatado aqui no fórum são para mim na prática uma constante, mesmo sob um céu limpo e sem ventos fortes aparentes. Aqui onde eu vivo ainda é uma zona rural com poluição luminosa reduzida, mas na maioria das noites frias e de céu limpo o que eu vejo na ocular do meu telescópio (e até mesmo com binóculo) são imagens difusas e borradas.
Experimente observar qualquer objeto brilhante no céu (lua, planetas ou estrelas) através das nuvens Cirrus, e você verá imagens suavizadas e sem distorções, já na presença dos aerossóis elas ficarão borradas e difusas, diferente das tremulações e distorções causadas por ventos na troposfera.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Sex 30 Maio 2014, 20:53

Além da neblina os aerossóis produzidos por processos da natureza ou emitidos pelas queimadas (Biogênicos) entre os meses de agosto e setembro, se deslocam com a ação dos ventos inibindo a formação de nuvens e o ciclo das chuvas. O material particulado é composto por poluentes (poeira, fumaça, materiais sólidos e líquidos) suspensos na atmosfera. Outros compostos também podem se formar na atmosfera a partir dos gases e compostos voláteis, ao serem transformadas em partículas através de reações químicas no ar. Para nós astrônomos o maior vilão é o dióxido de enxofre resultante da queima de combustíveis, porque ao reagir com outras substâncias em suspensão no ar, formam um meio permeado de partículas que provocam a redução da visibilidade na atmosfera. De outro lado quando a queima acontece de forma incompleta os gases, vapores e os produtos voláteis provocam reações formando uma “névoa fotoquímica”. Quanto aos aerossóis químicos eles são compostos de substâncias sintéticas como os proibidos CFCs, que são grandes responsáveis pela redução da camada de ozônio. Atualmente os mais utilizados são os propelentes, que por serem menos inflamáveis e portanto mais "seguros", são em contrapartida responsáveis pelo aquecimento global. E quanto aos supostos rastros de aerossóis químicos (Chemtrails) seriam em sua maioria compostos de alumínio, polímeros, carboneto de silício, bário ou tório. Talvez a maior dificuldade em encontrar esses rastros químicos reside no fato de que se os produtos químicos são lançados de grandes altitudes, ou eles se dispersam ou acabam se degradando antes de tocarem o solo. Provavelmente então o melhor local para procurar esses supostos agentes químicos seria na camada da atmosfera entre as trilhas de condensação e o solo.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  starman em Sab 31 Maio 2014, 08:20

Bruno escreveu:

Para nós astrônomos o maior vilão é o dióxido de enxofre resultante da queima de combustíveis, porque ao reagir com outras substâncias em suspensão no ar, formam um meio permeado de partículas que provocam a redução da visibilidade na atmosfera. De outro lado quando a queima acontece de forma incompleta os gases, vapores e os produtos voláteis provocam reações formando uma “névoa fotoquímica”.

Bom dia.
Se então aí reside o maior perigo para nós astrônomos (perda de qualidade e visibilidade na atmosfera), qual seria o dispositivo ideal para "furarmos" a neblina ou a barreira de aerossóis?

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Sab 31 Maio 2014, 11:02

starman escreveu:qual seria o dispositivo ideal para "furarmos" a neblina ou a barreira de aerossóis?

Se a visibilidade e a transparência atmosféricas chegarem a limites extremos, seria muito interessante estudar a possibilidade da utilização do Filtro KAYA 52mm PF4 para vencer alguns obstáculos na atmosfera tais como neblinas, névoas, nevoeiros e ao que tudo indica até mesmo os aerossóis. No primeiro link abaixo encontramos no início da página uma imagem ilustrativa mostrando qual seria a eficácia desse filtro instalado numa câmera, revelando em infravermelho com surpreendente nitidez uma montanha e as nuvens mais densas que se encontravam ocultadas por uma neblina. Mesmo sendo imagens em infravermelho, esse dispositivo pode ser utilizado tanto no modo visual, quanto associado a uma filmadora CCD, webcam ou uma câmera fotográfica digital:
http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?from=es&to=pt&a=http%3A%2F%2Fwww.kaya-optics.com%2Fproducts%2Fexperiments.shtml
Mais informações:
http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?from=es&to=pt&a=http%3A%2F%2Fwww.kaya-optics.com%2Ftechnology%2Fhow_ir_xray_vision_works.asp

http://www.inskaive.com.br/loja/html/609.htm

http://www.inskaive.com.br/loja/product_info.php?products_id=175
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  starman em Sab 31 Maio 2014, 16:31

Bruno escreveu:
Se a visibilidade e a transparência atmosféricas chegarem a limites extremos, seria muito interessante estudar a possibilidade da utilização do Filtro KAYA 52mm PF4 para vencer alguns obstáculos na atmosfera tais como neblinas, névoas, nevoeiros e ao que tudo indica até mesmo os aerossóis. No primeiro link abaixo encontramos no início da página uma imagem ilustrativa mostrando qual seria a eficácia desse filtro instalado numa câmera, revelando em infravermelho com surpreendente nitidez uma montanha e as nuvens mais densas que se encontravam ocultadas por uma neblina.
Boa tarde.
Então nos casos extremos em que a visibilidade seja reduzida drasticamente por causa dos agentes em suspensão na atmosfera, estaríamos limitados a observações no infravermelho. É uma saída mas será que a utilização desse dispositivo será inevitável num futuro não tão remoto?

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Sab 31 Maio 2014, 16:55

starman escreveu:Então nos casos extremos em que a visibilidade seja reduzida drasticamente por causa dos agentes em suspensão na atmosfera, estaríamos limitados a observações no infravermelho. É uma saída mas será que a utilização desse dispositivo será inevitável num futuro não tão remoto?
Veja por exemplo o vulcão que recentemente entrou em erupção na Indonésia e cuja fumaça expelida interrompeu voos até na Austrália. Não dá nem para imaginar a quantidade de partículas que estão e vão ainda estar em suspensão na atmosfera, a ponto de ser preciso tomar medidas extremas de segurança a milhares de quilômetros de distância por causa da falta de visibilidade. Entretanto ainda sou da opinião de que a não ser que eventos extremos assim aconteçam simultaneamente por todo o mundo, eu acredito e espero que tudo isso ou pelo menos os efeitos de certo modo possam ser evitados ou amenizados, afinal o futuro depende do que fizermos agora. E pegando emprestado as palavras do colega Griszewski postadas em um outro tópico sobre os problemas com a poluição luminosa, como astrônomo eu diria como ele: " creio que com o aumento das cidades e populações, os telescópios não irão ficar para trás também, ou seja, confio que sempre irão fazer bons telescópios. Você perde em um lado, no entanto ganha de outro ". E já que a incidência de aerossóis só tem aumentado, seria muito interessante poder experimentar visualmente e através da astrofotografia o filtro KAYA 52nm PF4, e dessa forma poder emitir com propriedade algum juízo sobre a eficácia dele para fins astronômicos.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  starman em Sab 31 Maio 2014, 21:15

Boa noite.
E quanto aos Chemtrails ou Rastros/Trilhas Químicas, o que se vê na foto do Lucas87 seria uma prova da existência deles?

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Lucas87 em Sab 31 Maio 2014, 21:46

Bruno, agora entendi bem o que quisestes dizer.

Mas será que a trilha de condensação nas minhas fotos não estaria sobre a camada de nuvens, sendo assim a sombra seria sobre nuvens, não aerosóis...? O avião que deixou a trilha possivelmente estaria a 10km de altitude ou mais, e é possível que estivesse sobre as nuvens.
avatar
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 18
Localização : São José, SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Sab 31 Maio 2014, 23:03

1-
starman escreveu:Boa noite.
E quanto aos Chemtrails ou Rastros/Trilhas Químicas, o que se vê na foto do Lucas87 seria uma prova da existência deles?
2-
Lucas87 escreveu:Mas será que a trilha de condensação nas minhas fotos não estaria sobre a camada de nuvens, sendo assim a sombra seria sobre nuvens, não aerossóis...?
O avião que deixou a trilha possivelmente estaria a 10km de altitude ou mais, e é possível que estivesse sobre as nuvens.
1- Boa noite starman, eu não acredito que o rastro na foto e mesmo o formato dele sejam alguma prova dos rastros químicos ou Chemtrails. Pelo anel que formou o halo não restam dúvidas da presença de aerossóis mas não especificamente de origem química, e sim constituídos de particulados poluentes em suspensão na atmosfera. O fato do rastro ter apresentado uma "torção espiralada" aquilo também pode ter sido o resultado da ação dos ventos na troposfera, visto que em pouco tempo o rastro se deslocou do oeste para o leste. Ao que parece a trilha interagiu com os aerossóis e não com agentes químicos deliberadamente depositados na atmosfera. Por enquanto e pelo menos para mim os Chemtrails podem até ser uma realidade, mas não nas fotos do Lucas.

2- Olá Lucas, as evidências apontam que independente da trilha os aerossóis já estavam presentes por onde ela passou, e a prova disso é a coloração no halo que denunciou ser ele do tipo "Anel de Bishop" e que também foi visto antes das trilhas se formarem. Esse tipo de halo solar já é conhecido pelos meteorologistas como sendo proveniente da difração provocada por aerossóis. Se fosse um anel de difração provocado pela presença de cristais de gelo, o anel iria se decompor em mais cores além do azul e o marrom-avermelhado. Pode sim ter havido uma combinação com cristais de gelo e particulados, já que a imagem do anel aparece como sendo um pouco difusa.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  starman em Dom 13 Jul 2014, 19:31

Boa noite.
A questão da suposta manipulação climática parece cada vez mais uma realidade difícil de ser contestada: http://climatologiageografica.com/manipulacao-climatica-tecnologias-seriam-usadas-contra-aquecimento-global/

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Intervenção na atmosfera?

Mensagem  Bruno em Seg 14 Jul 2014, 19:51

starman escreveu:A manipulação climática parece cada vez mais uma realidade difícil de ser contestada
Olá starman, ainda que eu não possua nenhuma prova quanto à possibilidade de estar em andamento alguma manipulação climática em escala global, eu não duvido da existência dessa realidade "paralela". Não raro eu tenho observado aerossóis de comportamento atípico, parecendo se deslocarem em grupos como as nuvens, como se decantassem e se condensassem em determinadas áreas da atmosfera. Muitas coisas certamente são erros de interpretação como por exemplo aquela foto do Lucas87 que foi postada aqui, e que mostra uma trilha de condensação (trails) que termina em espiral: https://www.flickr.com/photos/lucascamargo/14075570518/
Comportamentos fora dos padrões em trilhas de condensação poderiam sugerir particulados químicos (Chemtrails) lançados propositalmente na atmosfera, mas se pesquisarmos vamos tomar conhecimento dos já conhecidos rastros de condensação que apresentam características muito semelhantes às da foto do nosso colega ("trilhas de inversão"). No link a seguir seguem fotos do mesmo site apresentado por você anteriormente, e que apresenta registros dessas trilhas incomuns mas que podem ser explicadas: http://climatologiageografica.com/uma-formacao-incrivel-de-nuvem-com-aspecto-do-dna/
Cabe a nós continuarmos patrulhando dia e noite a atmosfera e acompanhando os agentes que nela atuam (nuvens, aerossóis, ventos, radiação UV, umidade, emissão de poluentes e particulados etc...), para dessa forma tentar estabelecer algum parâmetro para comparações, e ver a que ponto e em qual velocidade o seeing tem sido degradado.
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum