ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AntiGravidade, provocada pela Anti-Matéria substituiria o conceito de Energia Escura

Ir para baixo

AntiGravidade, provocada pela Anti-Matéria substituiria o conceito de Energia Escura Empty AntiGravidade, provocada pela Anti-Matéria substituiria o conceito de Energia Escura

Mensagem  Xevious Ter 07 Fev 2012, 20:40

AntiGravidade, provocada pela Anti-Matéria substituiria o conceito de Energia Escura Virgosupercl-300x298

Quando os cientistas descobriram em 1998 que o Universo se expandia a um ritmo acelerado, a possibilidade de que a energia escura poderia explicar a observação foi, no mínimo, um conceito intrigante. Como tem havido pouco progresso em descobrir exatamente o que é a energia escura, tornou-se então mais um problema do que uma solução para alguns cientistas. Um físico, Massimo Villata, do Instituto Nacional de Astrofísica (INAF), em Pino Torinese, Itália, descreve a energia escura como “embaraçosa”, dizendo que o conceito é um elemento ad hoc para a cosmologia padrão e é destituído de qualquer significado físico. Villata é um dos muitos cientistas que estão à procura de novas explicações da expansão acelerada do Universo que envolvem alguma forma de gravidade repulsiva (anti-gravidade). Neste caso, a gravidade repulsiva poderia decorrer da ocultação da antimatéria nos espaços vazios. (o artigo científico pode ler-se aqui)

Durante os últimos anos, um físico do CERN, Dragan Hajdukovic, vem investigando o que pensa ser uma parte muito negligenciada do cosmos: o vácuo quântico. Ele sugere que o vácuo quântico tem uma carga gravitacional decorrente da repulsão gravitacional de partículas e anti-partículas virtuais. Anteriormente, este cientista mostrou teoricamente que esta gravidade repulsiva pode explicar várias observações, incluindo efeitos geralmente atribuída a matéria escura. Além disso, esta gravidade adicional sugere que vivemos num Universo cíclico (sem Big Bang) e pode fornecer uma perspectiva sobre a natureza dos buracos negros e uma estimativa da massa do neutrino. Em seu trabalho mais recente, publicado na revista Science Astrophysics and Space, ele mostra que o vácuo quântico poderia explicar mais uma observação: A expansão acelerada do Universo, sem a necessidade de energia escura.

Fonte: AstroPT

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AntiGravidade, provocada pela Anti-Matéria substituiria o conceito de Energia Escura Empty Re: AntiGravidade, provocada pela Anti-Matéria substituiria o conceito de Energia Escura

Mensagem  Xevious Qua 18 Abr 2012, 13:17

Hoje lí uma notícia no Terra

=> ESO descobre ausência misteriosa de matéria escura junto ao Sol

Ora, esperavam que a matéria escura estivesse "aqui do lado"...
pra mim não é nada supreendente e na verdade lógica essa constatação.

Inclusive, a constatação da existência da matéria/energia escura se deu apartir de um cálculo de "toda massa" da nossa galáxia, em que o resultado foi que não haveria massa o suficiente para corresponder as ações gravitacionais existentes.

Mas .. posteriormente houveram novas descobertas.
Primeiro que o buraco negro central o Cygnus-X1 é muito mais massivo doq se pensava quando se fez este cálculo.

Depois, foi constatado que existem muito mais estrelas "marrons" doq estrelas visíveis, e estas também não foram incluídas no cálculo.



Mas considerando que exista a energia/massa escura, ela poderia ser uma energia "anti-gravitacional" em que em vez de "somar" a massa da galáxia, a "espremesse" para a região onde ela se encontra, devido a repulsão.

A matéria repulsaria a "energia/escura" e ela a repulsaria.

Ela também poderia repulsar a própria luz, tornando-a invisível para nós.

Agora .. ela poderia ser mesmo a anti-matéria, como sugerida no título do tópico.

Até o momento não sabemos qual relação da anti-matéria com a gravidade.

Já que conseguimos só uma pequeníssima amostra de anti-matéria e devido a seu tamanho não se consegue deduzir sua relação com a gravidade..

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos