Astrofotos de Jupiter.
+8
Lucas87
ajc
M.couto
Durva
Conrado Serodio
orlando
Astroavani
Bruno
12 participantes
Página 10 de 10
Página 10 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Re: Astrofotos de Jupiter.
Obrigado Pires, a primeira coisa que fiz foi comparar com os desenhos num livro antigo ("As terras do ceo") do astrônomo Flammarion. Você está fazendo milagres com a sua QHY porque jupiter depois de ter passado pelo meridiano ao declinar a oeste, fica mais suscetível às turbulências atmosféricas. Ou então o céu está sendo benevolente com você, rsrs.Pires escreveu:Ola
mais uma foto de jupiter em P&B que consegui em 5 abril 2014 ao entardecer (em P&B a pedido do amigo Bruno).
Grande abraço.
Moderador
Bruno- Moderador
Bruno escreveu:BrunoObrigado Pires, a primeira coisa que fiz foi comparar com os desenhos num livro antigo ("As terras do ceo") do astrônomo Flammarion. Você está fazendo milagres com a sua QHY porque jupiter depois de ter passado pelo meridiano ao declinar a oeste, fica mais suscetível às turbulências atmosféricas. Ou então o céu está sendo benevolente com você, rsrs.Pires escreveu:Ola
mais uma foto de jupiter em P&B que consegui em 5 abril 2014 ao entardecer (em P&B a pedido do amigo Bruno).
Grande abraço.
Moderador
Oi Bruno
não ha o que agradecer. De fato março e abril por aqui ajuda um pouco pois as industrias de suco param e deixam o céu menos poluido . Mas o importante é a gente ter o instrumento correto e adequado pelo céu que tem. Fiz um 203mm f-7,5 justamente pensando em turbulencia, PL e poluição ambiental que tem muito por aqui e para isso tive que diminuir a abertura, usar um vidro de 37mm de expessura, pirex antigo e fazer uma optica boa. dai a coisa fica mais facil. A QHY é muito boa, leve e enxerga bem mas ela vem com muitos pixels defeituosos e isso da trabalho pois temos que escolher o canto no quadro onte não tem e isso dificulta porque se eu aumentar muito o objeto fica grande e dai pode danificar a filmagem. Jupiter ao entardecer fica muito bom em detalhes pois como ele é muito luminoso, a propria luz do dia ajuda mostrar os detalhes. Não sei ja observou jupiter la pelas 17,30hs ou por ai, se observou sabe o que estou dizendo, se não, não perca essa oportunidade que ficará surpreso. Nada de milagres, é usar o bom senso, não querer aumentar muito e procurar a hora certa. apenas isso. Saturno está mais dificil de conseguir uma boa foto. mas vamos tentando e enquanto isso os 254mm ficam no estaleiro rsss..
abração
Darío Pires
Pires- Astronomo Amador
Olá Pires.Pires escreveu:1-Jupiter ao entardecer fica muito bom em detalhes pois como ele é muito luminoso, a propria luz do dia ajuda mostrar os detalhes. Não sei ja observou jupiter la pelas 17,30hs ou por ai, se observou sabe o que estou dizendo, se não, não perca essa oportunidade que ficará surpreso.
2-Nada de milagres, é usar o bom senso, não querer aumentar muito e procurar a hora certa. apenas isso...
1-Concordo com vc, e eu e o Conrado na oposição de 2012 estávamos conectados por aqui e observando jupiter ao mesmo tempo logo que o dia amanheceu, e chegamos à mesma conclusão, tenho aqui o diálogo registrado num tópico. Nós até usamos quase que as mesmas palavras quando dissemos que como num último suspiro, antes da imagem de jupiter se dissolver no azul do céu que amanhecia o contraste ficava excelente.
2-Não me canso de repetir isso aqui, bom senso na hora dos aumentos. Em jupiter por exemplo eu raramente utilizo mais do que 150x de aumentos no meu refrator 100mm F15. Esse planeta já tem um diâmetro aparente grande, não precisa exagerar sob o risco de imagens sem nitidez e pobres em contraste.
Ficamos no aguardo de mais registros seus.
Moderador
Bruno- Moderador
Página 10 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10