ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofotos de Jupiter.

+8
Lucas87
ajc
M.couto
Durva
Conrado Serodio
orlando
Astroavani
Bruno
12 participantes

Página 5 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sex 07 Dez 2012, 22:48

Astroavani escreveu:Da para ver perfeitamente o disco de Ganimedes e sua sombra sobre o planeta.
Astrofotos de Jupiter. - Página 5 06_12_2012-01_51_29_D
Olá Avani, também consigo observar visualmente a lua passando na frente do planeta da hora em que entra por um limbo até depois que ela sai no outro, é um espetáculo e tanto. O que eu acho incrível é a coloração branco-pérola que a lua adquire, com certeza por causa da luz excessiva vinda do sol naquele momento. Bela foto, eu também estava de olho nesse trânsito e o mais legal é que a sombra dessa lua estava muito próxima em perspectiva da própria lua.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sex 07 Dez 2012, 23:21

Astroavani escreveu:Foto obtida usando o programa SharpCapture:
Astrofotos de Jupiter. - Página 5 06_12_2012-01_51_29_D
Inclusive Avani, esse parece ser o primeiro registro fotográfico da faixa temperada norte do norte NNTB começando a dar "sinal de vida". Veja o esboço de uma linha tênue ao norte da faixa temperada norte NTB, exatamente entre essa faixa citada e a borda sul da zona polar norte. Eu tenho procurado essa faixa há meses e só agora é que parece que ela está se manifestando. Excelente registro.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Câmera QHY5T

Mensagem  Tellescópio Sáb 08 Dez 2012, 00:21

Realizando mais alguns testes na câmera QHY5T + refrator 60mm F/15, acho que cheguei a um resultado bem satisfatório para um refrator que está longe de ser ideal para astrofotografias. Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Jupiter-60mm
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sáb 08 Dez 2012, 07:56

Sinceramente ficou excepcional esse trabalho, se eu não visse com os meus próprios olhos eu duvidaria. Conseguir uma performance dessas registrando o começo de um trânsito da GMV com um refrator de 60mm, mesmo sendo F/15 há que se fazer uma ressalva: embora as imagens fotográficas planetárias venham a diferir enormemente das imagens visuais, essa reprodução trouxe a astrofotografia planetária ao alcance dos instrumentos "estigmatizados" por causa da pequena abertura.
Parabéns.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Lucas87 Sáb 08 Dez 2012, 10:14

Agora ficou bem melhor!!
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Durva Sáb 08 Dez 2012, 20:50

Gostei muito dessa astrofoto Israel. Um belo contraste com seu sessentinha F/15.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Câmera QHY5T

Mensagem  Tellescópio Sáb 08 Dez 2012, 21:34

Durva o interessante é que esta câmera QHY5T conseguiu transmitir exatamente o que consigo visualizar com o sessentinha. Lógico que com a ajuda do Registax para equilibrar os tons e contrastes.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sáb 08 Dez 2012, 21:51

É exatamente assim como na imagem dessa astrofoto que eu ví jupiter agora há pouco quando a GMV entrava pelo limbo leste com o meu Vixen 70mm F/10, com a diferença de que as minhas imagens estão um pouco carregadas no vermelho devido a uma névoa sêca avermelhada que passa nesse momento sobre a minha região. Muito fiel essa imagem na foto em relação às minhas observações visuais com o setentinha e 175x de aumentos sem o diafragma, ou seja, com a abertura total livre.

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Jupiter-60mm


Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Seg 14 Jan 2013, 13:12, editado 3 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sáb 08 Dez 2012, 22:02

Bruno escreveu:
É exatamente assim como na imagem dessa astrofoto que eu ví jupiter agora há pouco quando a GMV entrava pelo limbo leste com o meu Vixen 70mm F/10, com a diferença de que as minhas imagens estão um pouco carregadas no vermelho devido a uma névoa sêca avermelhada que passa nesse momento sobre a minha região. Muito fiel essa imagem na foto em relação às minhas observações visuais com o setentinha e 175x de aumentos sem o diafragma, ou seja, com a abertura total livre.

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Jupiter-60mm


Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sáb 08 Dez 2012, 22:05

Tellescópio escreveu:Realizando mais alguns testes na câmera QHY5T + refrator 60mm F/15, acho que cheguei a um resultado bem satisfatório para um refrator que está longe de ser ideal para astrofotografias. Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Jupiter-60mm
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Qua 12 Dez 2012, 21:05

Processamento de outros filmes obtidos no dia 06 de dezembro. Interessante destacar que a foto em preto e branco foi feita sem o auxílio do Registax, sendo usado apenas o Castrator, AS!2 e Photofiltre.
GSO 12" em Equatorial by Darío Pires
SPC 880NC + barlow 2X Orion Ultrascópic
Projeção negativa.
Avani.
Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Dois_J_piter

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Astrofotos de jupiter com equatorial desenvolvido pelo Pires.

Mensagem  Bruno Qua 12 Dez 2012, 21:13

Olá Avani, como sempre a suas astrofotos estão ricas em detalhes, e achei muito curioso o grande tamanho da sombra da lua projetada no disco de jupiter. E também a faixa equatorial norte NEB está dividida pela enigmática "zona" esbranquiçada que a separa ao meio. Poderia nos dizer algo sobre o desempenho da montagem equatorial do colega Pires na astrofotografia? Eu sempre fui curioso em conhecer mais profundamente os instrumentos por ele fabricados, e quando ele quiser o espaço aqui no AF está aberto para que nos mostre o seu trabalho.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Qua 12 Dez 2012, 23:20

Oi Bruno!

Esta montagem originalmente foi por mim comprada do Jader no RJ e posteriormente enviada ao Darío para ser reformada e colocada em plenas condições (mas já era de fabricação dele). Logicamente não tem a sofisticação das montagens fabricadas industrialmente mas o que me importava era uma montagem que suportasse os 18 Kg do OTA GSO 12" já que a NEQ-6 está literalmente no limite de peso deste OTA o que sabidamente não é bom para astrofotografia.
Esta equatorial tem motorização apenas no eixo polar, e ajustes finos de velocidade, mas o que me importava verdadeiramente era a capacidade de carga. Neste quesito ela suporta um OTA de até 40 Kg com folgas e pesa modestos 57 Kg. Para mim que não trabalho com DSOs ela irá atender perfeitamente.
O movimento no eixo polar é muito suave e sem folgas sendo que o Darío usou uma roda dentada bastante exagerada como você pode ver na foto, o que também é muito bom. Os dois eixos são suportados por rolamentos bastante avantajados (maiores que de um carro) e toda ela no geral é bastante reforçada.
Segue foto abaixo, embora aqui não seja o local adequado, que esclarece mais facilmente as características citadas.
Ela já se encontra operacional dentro do meu observatório que está quase acabado.


Astrofotos de Jupiter. - Página 5 00

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty teste

Mensagem  Pires Qui 13 Dez 2012, 00:54

Ola a todos
estou testando como colocar fotos no forum afim de colaborar.Espero que dê certo. rs
sds
Pires

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Jupiter%2028nov2012

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Jupiter e lua

Mensagem  Pires Qui 13 Dez 2012, 01:07

Jupiter e Lua
foto tirada com w5 sony + erfle de 32mm usando um dobsoniano de 200mm em f-6 (optica e mecanica feita por mim)
sds
Pires
Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Lua%20e%20jupiter%20em%2028%20de%20novembro%202012%20b

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Montagem e astrofotos do Pires.

Mensagem  Bruno Qui 13 Dez 2012, 06:14

Olá Pires, espero que essa sua visita não seja apenas passageira. A qualidade dessas astrofotos dizem por si mesmas, e a montagem utilizada pelo colega Avani atesta o grau elevado dos seus equipamentos. Excelente a quantidade de detalhes finos registrados em jupiter. Esse tipo de instrumento sempre se mostrou versátil tanto na observação visual quanto na astrofotografia. Espero contar com mais registros seus daqui para frente, tanto em relação às fotos quanto dos seus equipamentos, principalmente dos já conhecidos 200mm F/6 dobsonianos. Tenho certeza de que Texeraux ficaria satisfeito se visse os resultados dos seus trabalhos.
Um abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Durva Qui 13 Dez 2012, 11:03

Sensacional essas astrofotos, o nivel é surpreendente! Parabéns pessoal.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Qui 13 Dez 2012, 16:57

Bruno escreveu:
Olá Pires, espero que essa sua visita não seja apenas passageira. A qualidade dessas astrofotos dizem por si mesmas, e a montagem utilizada pelo colega Avani atesta o grau elevado dos seus equipamentos. Excelente a quantidade de detalhes finos registrados em jupiter. Esse tipo de instrumento sempre se mostrou versátil tanto na observação visual quanto na astrofotografia. Espero contar com mais registros seus daqui para frente, tanto em relação às fotos quanto dos seus equipamentos, principalmente dos já conhecidos 200mm F/6 dobsonianos. Tenho certeza de que Texeraux ficaria satisfeito se visse os resultados dos seus trabalhos.
Um abraço.

Bruno
Moderador

Oi Bruno
Agradeço as palavras de incentivo. Obrigado! mas não é tão dificil de se conseguir boas fotos. quem quer aprender tirar fotos só existe um meio, isto é: Tirando fotos.. Logicamente tem que ter o minimo de qualidade optica e uma boa ccd.
tentarei colaborar com mais frequencia mas atualmente estou tirando poucas fotos. Pretendo recomeçar..rsss
abs a todos
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qui 13 Dez 2012, 19:28

Pires escreveu:
não é tão dificil de se conseguir boas fotos. quem quer aprender tirar fotos só existe um meio, isto é: Tirando fotos.. tentarei colaborar com mais frequencia mas atualmente estou tirando poucas fotos. Pretendo recomeçar..
É isso mesmo, não tem mistério, apenas uma técnica básica e um mínimo de instrumental se fazem necessários para o ingresso no fascinante mundo das astrofotos, e depois a evolução será uma consequência natural da persistência.
Contamos com a sua colaboração e a de todos aqui no AF, e utilizem à vontade o nosso espaço para se for o caso darem continuidade ou então recomeçar.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Mai uma processada!

Mensagem  Pires Sex 14 Dez 2012, 00:57

Ola a todos
consegui processar mais uma foto de jupiter
espero que gostem.(essa não usei o filtro astronomik 742) logicamente as cores ficam mais realçadas (mas prefiro a outra ).
sds
Pires
Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Jupiter%2028nov2012%20b

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Admin Sex 14 Dez 2012, 03:36

Lindas fotos!
Parabéns ao astrofotográfos!...sempre nos presenteando com belíssimas imagens!

P.S: Que bom que deu certo Pires.

Abraços!
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  orlando Sex 14 Dez 2012, 13:00

olá pires!
estas suas fotos ficaram muito boas,parabéns !
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Sáb 15 Dez 2012, 02:08

Ola a todos
Agradeço as palavras de incentivo obrigado a todos !
tentarei participar mais do forum com fotos ( na medida do possivel).
abs
D.Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty jupiter processado no registax 5

Mensagem  Pires Sex 21 Dez 2012, 02:35

Olá a todos
Novo processamento de jupiter usando registax 5.Espero que gostem.
sds e um bom Natal a todos!
Pires
Astrofotos de Jupiter. - Página 5 28nov2012_05avi150%25

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sáb 22 Dez 2012, 18:18

Pires escreveu: Novo processamento de jupiter usando registax 5.Astrofotos de Jupiter. - Página 5 28nov2012_05avi150%25
Excelente contribuição Pires, esse newtoniano de 10" tem feito um belo trabalho, e é impressionante como as astrofotos em preto e branco de jupiter revelam com facilidade os detalhes mais finos da atmosfera joviana. Esperamos contar com muitos registros seus ainda nesse final de ano se o tempo ajudar e em 2013, inclusive com o retorno de saturno com os seus anéis mais "abertos". Um ótimo final de ano também.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 5 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos