ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiro telescópio

4 participantes

Ir para baixo

Primeiro telescópio  Empty Primeiro telescópio

Mensagem  Paulo araujo Qua 31 Mar 2021, 19:01

Olá ! Boa noite ! Adquiri meu primeiro telescópio : greika , refletor , de 114 X 1000. Não tô conseguindo enxergar nada quando uso as lentes. Telescópio tá montado, latitude ok e o buscador também tá alinhado.
Alguém pode ajudar ?
E em relação aos cálculos necessários pra usar o telescópio ? Como se faz ?

Paulo araujo
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2021

GCBS gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro telescópio  Empty Re: Primeiro telescópio

Mensagem  André Pira Ter 20 Abr 2021, 11:42

Está colimado? E as oculares que utilizou, estão dentro do limite resolutivo do telescópio?
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro telescópio  Empty Re: Primeiro telescópio

Mensagem  Paulo araujo Ter 20 Abr 2021, 14:51

André Pira escreveu:Está colimado? E as oculares que utilizou, estão dentro do limite resolutivo do telescópio?


Olá ! Boa tarde!

Está colimado e as lentes estão adaptadas corretamente, mas ainda assim tenho dificuldade em encontrar alguma coisa. O máximo que vi foi a Lua uma única vez

Paulo araujo
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro telescópio  Empty Re: Primeiro telescópio

Mensagem  Maryjane99 Seg 27 Dez 2021, 18:54

Paulo araujo escreveu:
André Pira escreveu:Está colimado? E as oculares que utilizou, estão dentro do limite resolutivo do telescópio?


Olá ! Boa tarde!

Está colimado e as lentes estão adaptadas corretamente, mas ainda assim tenho dificuldade em encontrar alguma coisa. O máximo que vi foi a Lua uma única vez  

Pode ser o foco que vc está tendo dificuldade de ajustar e simplesmente falta de prática

Maryjane99
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro telescópio  Empty Re: Primeiro telescópio

Mensagem  Bruno Qua 19 Jan 2022, 15:17

Paulo araujo escreveu:Olá ! Boa noite ! Adquiri meu primeiro telescópio : greika  , refletor , de 114 X 1000. Não tô conseguindo enxergar nada quando uso as lentes. Telescópio tá montado, latitude ok e o buscador também tá alinhado.
Alguém pode ajudar ?
E em relação aos cálculos necessários pra usar o telescópio ? Como se faz ?

Olá Paulo araujo, seja bem vindo. Não sei o que está acontecendo porque ao que parece você está com ele montado de forma correta, mas está tendo problemas para observar na ocular. Você por acaso sabe colimar um telescópio refletor? Caso afirmativo eu sugiro que antes de começar a fazer observações noturnas, você faça testes com ele realizando observações durante o dia tentando observar alvos distantes (postes, fios, árvores, placas, casas e etc... .), alternando sucessivamente as oculares. Comece com a ocular de maior distância focal e por fim use a de menor distância focal. Assim que seu olho começar a perceber melhor os detalhes na ocular (desenvolver a acuidade visual), então tente durante a noite primeiro em alvos mais brilhantes como a Lua, e da mesma forma ou seja, comece com a ocular de distância focal mais longa e só depois utilize a de menor distância focal.
Persistindo a dúvida retorne aqui.
Um abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro telescópio  Empty Re: Primeiro telescópio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos