Objeto Não Identificado - Durante o Dia
4 participantes
Página 1 de 1
Objeto Não Identificado - Durante o Dia
Olá, dia 09 de junho de 2018, na minha cidade, estava visível um corpo celeste durante todo o dia, inclusive ao meio dia ainda dava pra ver.
Vou mandar uma foto que tirei.. pensei ser urano, mas acredito que ele nunca seria visível de dia.
É este ponto branco próximo à asa do urubu.
Observe a lua no canto inferior esquerdo. Na foto a gente vê só um ponto, mas era bem maior, dava de ver um circulo esbranquiçado, tipo uma lua cheia (na cor), mas bem menor.
Seguiu nessa posição relativa à lua durante todo o dia.
Como as fotos perdem os dados ao enviar aqui, segue imagem com os dados.
Localização da cidade: -2.264182, -46.965202 (não tenho permissão para postar links do Google Maps).
Pesquisei eventos astronômicos e etc. para o dia 09, mas não achei nenhum. Que corpo celeste seria esse?
Vou mandar uma foto que tirei.. pensei ser urano, mas acredito que ele nunca seria visível de dia.
Observe a lua no canto inferior esquerdo. Na foto a gente vê só um ponto, mas era bem maior, dava de ver um circulo esbranquiçado, tipo uma lua cheia (na cor), mas bem menor.
Localização da cidade: -2.264182, -46.965202 (não tenho permissão para postar links do Google Maps).
Pesquisei eventos astronômicos e etc. para o dia 09, mas não achei nenhum. Que corpo celeste seria esse?
orgjms- Curioso
PoetaDuvidoso gosta desta mensagem
Re: Objeto Não Identificado - Durante o Dia
orgjms escreveu:Olá, dia 09 de junho de 2018, na minha cidade, estava visível um corpo celeste durante todo o dia, inclusive ao meio dia ainda dava pra ver.
orgjms- Curioso
Olá orgjms.
Trata-se do planeta Vênus! Também já fiz várias fotos dele, e pouca gente sabe que ele é visível de dia.
Trata-se do planeta Vênus! Também já fiz várias fotos dele, e pouca gente sabe que ele é visível de dia.
Olá Dry, obrigado pela resposta.
Todavia, ao reproduzir o céu local na respectiva data no Stellarium, é possível ver Vênus a Leste, enquanto este objeto desconhecido já estava a Oeste... Infelizmente as fotos não mostram a posição do Sol para comparação, mas o objeto estava entre o Sol e a Lua e a Lua esta a Oeste.
Neste mesmo dia, por volta das 13:00h, era possível ver Vênus a Leste e, inclusive, dava de ver Mercúrio, mesmo bem próximo ao Sol.
Então, havia três astros visíveis além do Sol e da Lua: Vênus, a leste, Mercúrio, próximo ao Sol, e este outro, a Oeste, entre a Lua e o Sol. Lembrando que ele aparentava um tamanho bem maior que Vênus e Mercúrio, que eram apenas pontos brancos.
Assim, acredito que não era Vênus.
Segue imagem do Stellarium.
Todavia, ao reproduzir o céu local na respectiva data no Stellarium, é possível ver Vênus a Leste, enquanto este objeto desconhecido já estava a Oeste... Infelizmente as fotos não mostram a posição do Sol para comparação, mas o objeto estava entre o Sol e a Lua e a Lua esta a Oeste.
Neste mesmo dia, por volta das 13:00h, era possível ver Vênus a Leste e, inclusive, dava de ver Mercúrio, mesmo bem próximo ao Sol.
Então, havia três astros visíveis além do Sol e da Lua: Vênus, a leste, Mercúrio, próximo ao Sol, e este outro, a Oeste, entre a Lua e o Sol. Lembrando que ele aparentava um tamanho bem maior que Vênus e Mercúrio, que eram apenas pontos brancos.
Assim, acredito que não era Vênus.
Segue imagem do Stellarium.
orgjms- Curioso
Muito estranho! Pela primeira foto, a aparência é do planeta Vênus, mas pela localização que vc passou, com certeza não era.
E este objeto ficou visível até que horas?
E este objeto ficou visível até que horas?
Infelizmente não acompanhei a trajetória do objeto até sair de vista. Apenas fiz essa observação no horário de almoço...
orgjms- Curioso
Aqui no Stellarium não tem nada acredito ser, muito estranho isso aí, afinal, Vênus e o corpo mais brilhante depois da lua. Bom, eu não tenho ideia do que pode ser.
José Paulo da Rocha Neto- Curioso
objeto celeste não identificado!
Eu só sei que o Planeta Vênus é visível de dia,por essas fotos e pelo horário só pode ser ele, como sua magnitude aparente varia de -3.7 a-4.6 ele tem brilho suficiente para ser visto de dia, para ter a certeza, faça o seguinte quando for umas 2 da tarde olhe para o ponto mais alto do céu, se o tempo estiver limpo, se achar esse pontinho branco comece a acompanhar ele com a passar das horas ,até o anoitecer e vera que começara a aumentar o seu brilho até ficar aparecendo ser uma Estrela Branca super brilhante no horizonte!
Eu já cheguei a conseguir Vênus de dia até quando ele estava a mais ou menos 10 graus de distancia do Sol no céu , no fim de novembro de 2017 e em 20 de março de 2017 quando ele estava preste a passar pela conjunção inferior, alem de muitas outras vezes ,claro!
Eu já cheguei a conseguir Vênus de dia até quando ele estava a mais ou menos 10 graus de distancia do Sol no céu , no fim de novembro de 2017 e em 20 de março de 2017 quando ele estava preste a passar pela conjunção inferior, alem de muitas outras vezes ,claro!
HERODES- Curioso