ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Objeto não identificado

Ir em baixo

spica Objeto não identificado

Mensagem  Wilian Plaza em Sex 25 Nov 2016, 09:27

Bom dia. Ontem a noite estava olhando para o céu e vi uma luz cruzando o céu. Não era um avião, pois não piscava e estava muito alto, do tamanho de outras estrelas que estavam brilhando. Ele ia bem rápido, e cruzou o céu em uns 2 minutos, pois acompanhei toda a trajetória dele. Por acaso pode ser um satélite, ou não conseguimos ver a olho nu? Meteoro ou meteorito não sei se era, pois não desapareceu até cruzar todo o céu. Fiquei com essa dúvida, se alguem puder esclarecer, agradeço. Neutral
Wilian Plaza
Wilian Plaza
Aspirante
Aspirante

spica Re: Objeto não identificado

Mensagem  Augusto_ em Sex 25 Nov 2016, 10:07

Sim, pelo seu relato a chance de ser um satélite artificial é grande. Eles são observados geralmente logo depois do entardecer ou pouco antes do amanhecer, agora no horário de verão eu tenho observado muitos satélites até umas 22:00 +/-. A gente pode ver vários satélites artificiais a olho nu (dependendo do dia, óbvio) os mais famosos são a estação espacial (Iss) e o telescópio Hubble (hst). O mais legal de tudo é que você pode prever com antecedência a passagem deles, eu utilizo um programa chamado Orbitron, ele dá a localização exata de todos os satélites e faz a previsão de qual determinado satélite vai tá visível na noite, recomendo baixar ele e testar. Tbm existem alguns sites que fazem isso, como o www.satview.org/?sat_id=&lang=br e tbm o http://www.n2yo.com/. Mas eu recomendo mesmo o Orbitron, com ele você pode prever muito bem os famosos iridium flares, esses satélites as vezes conseguem alcançar por alguns segundos a magnitude -8, ou seja, fica uma bola gigante no céu, vale muito a pena observar..enfim, se tiver alguma duvida para configurar o orbitron e entender como funciona, estou a disposição, abs.

Augusto_
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Wilian Plaza em Sex 25 Nov 2016, 10:14

Haha, que legal! Nunca tinha visto um, ainda mais consegui ver a olho nu! E olha que eu estava em frente de casa, com as luzes da rua atrapalhando. Isso significa que onde moro a PL é baixa né? Se for fico mais ansioso ainda pra chegada do meu Bino 10x50, que chega semana que vem. Baixarei o programa, e qualquer duvida falo com você, e obrigado pelas explicações. Abraço! cheers
Wilian Plaza
Wilian Plaza
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Dry em Sex 25 Nov 2016, 11:00

Pela sua descrição, com certeza foi um satélite ou a Estação Espacial ISS. Essa última é muito legal de ver e fotografar ! Eu uso o site http://www.heavens-above.com/ que é bem fácil e preciso. Basta configurar com sua latitude e longitude ou escolher a cidade da lista.
Assim vc pode se programar com antecedência para acompanhar e fotografar sua passagem. Veja a foto que fiz de uma passagem da ISS com uma câmera fixa em tripé, sem telescópio:

Objeto não identificado Spacma
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Mensagem  Wilian Plaza em Sex 25 Nov 2016, 16:31

Legal Dry, semana que vem chega meu bino. Ainda não tenho telescópio, mas será minha próxima aquisição. Comprei o binoculo para conhecer o céu, pra facilitar na hora de usar o telescopio. Vlw pelas dicas, abraço!
Wilian Plaza
Wilian Plaza
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: