Cadeira para observação.
+3
Freesailor
Edinaldo
Bruno
7 participantes
Página 1 de 1
Cadeira para observação.
Encontrei esse esquema de construção de uma cadeira "Denver" que facilita demais a observação com refratores.
Confiram: http://www.iceinspace.com.au/63-10-0-0-1-0.html
Confiram: http://www.iceinspace.com.au/63-10-0-0-1-0.html
Bruno- Moderador
Re: Cadeira para observação.
Boa tarde a todos.
Legal Bruno o projeto da cadeira para observações, fácil de transportar e de montar. Valeu a dica.
Abraço
Edinaldo
Legal Bruno o projeto da cadeira para observações, fácil de transportar e de montar. Valeu a dica.
Abraço
Edinaldo
Edinaldo- Astronomo Amador
Cadeira para Observação
Olá, pessoal!
"Reabrindo" o tópico, quero passar, abaixo, o site que encontrei e que tem duas cadeiras de observações que achei muito interressante. A segunda cadeira (astro chair) é bem versátil e fácil de fabricar (já estou fazendo planos para montar uma futuramente), até porque eles informam todas a medidas da mesma (clique em "Mais detalhes" para ver as dimensões).
http://loja.galactica.pt/pt/bancos-cadeiras-e-mesas/10140-cadeira-de-observacao-deluxe.html
http://loja.galactica.pt/pt/bancos-cadeiras-e-mesas/2393-astrochair.html
Saudações!
Freesailor
"Reabrindo" o tópico, quero passar, abaixo, o site que encontrei e que tem duas cadeiras de observações que achei muito interressante. A segunda cadeira (astro chair) é bem versátil e fácil de fabricar (já estou fazendo planos para montar uma futuramente), até porque eles informam todas a medidas da mesma (clique em "Mais detalhes" para ver as dimensões).
http://loja.galactica.pt/pt/bancos-cadeiras-e-mesas/10140-cadeira-de-observacao-deluxe.html
http://loja.galactica.pt/pt/bancos-cadeiras-e-mesas/2393-astrochair.html
Saudações!
Freesailor
Freesailor- Astronomo Amador
Para quem quer uma solução rapida, barata, e possivel de ser feita em praticamente qualquer lugar sugiro a cadeira LYBAR:
http://www.stark-labs.com/craig/lybar/lybar.html
Atualmente utilizo bancos de plastico empilhados, que foi o que consegui mais rapido, no entanto um projeto que une simplicidade e conforto sempre é bem vindo.
http://www.stark-labs.com/craig/lybar/lybar.html
Atualmente utilizo bancos de plastico empilhados, que foi o que consegui mais rapido, no entanto um projeto que une simplicidade e conforto sempre é bem vindo.
gustavomazza- Aspirante
Muito original esse projeto da Lybar Chair, basta virar o assento e se tem alturas diferentes, ideal para observações com refratores utilizando uma diagonal.
Bruno
Moderador
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Projeto Lybar
olá, pessoal!
Realmente este projeto é muito prático e fácil de fabricar. Gostei do mesmo, pois, por ser simples e fácil de fazer, permite 3 (três) alturas diferentes, apenas virando a "cadeira".
Muito bom mesmo! Valeu Gustavomazza!
Freesailor
Realmente este projeto é muito prático e fácil de fabricar. Gostei do mesmo, pois, por ser simples e fácil de fazer, permite 3 (três) alturas diferentes, apenas virando a "cadeira".
Muito bom mesmo! Valeu Gustavomazza!
Freesailor
Freesailor- Astronomo Amador
Excelente, é muito bom saber que esse grupo valoriza projetos simples que podem ser feitos por qualquer um com conhecimento basico de marcenaria.
gustavomazza- Aspirante
A simplicidade e a praticidade andam de mãos dadas.
Bruno
Moderador
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Ressuscitando o tópico, porque…
Muito que bem, muito que bão. Ontem/hoje de madrugada foi super proveitoso, céu não totalmente limpo, mas com nuvens esparsas que não atrapalharam em demasia, um seeing acima da média, proporcionando revisitas a uma nebulosa de Orion de aspecto mais surpreendente que das vezes anteriores, a uma Lua já com brilho algo excessivo, mas com regiões em jogo de luz e sombra ainda insinuante (a bola da vez foi a cratera Gassendi e adjacências, ali numas da pontas da “baía” do Mare Humorum), etc.
Só que, com alvos em observações mais longas, e as costas, hein? Elas já estão reclamando aqui, e não por causa da idade…rs.
Com minha inexperiência ainda não dá pra dizer muito, mas acho que longas observações em refratores/catadióptricos, mesmo em montagens equatoriais, não deve ser tão sofrível quanto em newtonianos, né?
Ah, mas isso com o tripé todo recolhido, tá? Claro que o tele numa posição elevada nos leva a observar em pé, o que acaba reduzindo o desconforto. Mas como não tenho “quintal”, pra ganhar altitude tenho que manter o tele o mais baixo possível, e a cadeira/banqueta se faz necessária.
Mas qual? Afora esse DIY informado pelo Bruno iniciando o tópico e outros na sequência, e porque não tenho “mãos santas” pra coisa (tá certo, eu podia mandar fazer, mas…) Mas, enfim, o Santo Google me mostrou a existência desses modelos especializados produzidos lá fora, em grande ou pequena escala. Por exemplo:
E aqui nem pensar, né?, que em fabricar próprios pra nós nem sequer pensam. Talvez um ergonômico, desses pra indústria, digitação…
E após mais algumas rodadas da pesquisa… pimba! BANCO DE BATERIA, para astrônomos amadores bateristas e não bateristas…rs. Que não ocuparia tanto espaço no meu já restrito espaço. E um com altura regulável por rosca, o ajuste fino dos giros da rosca será perfeito:
Então… Opiniões? Relatos?
[EDIT]: Ah, sim, há outro tópico a respeito, de um banco Do It Yourself, mas as fotos de lá já eram:
https://astronomia.forumeiros.com/t709-cadeira-astronomica
Muito que bem, muito que bão. Ontem/hoje de madrugada foi super proveitoso, céu não totalmente limpo, mas com nuvens esparsas que não atrapalharam em demasia, um seeing acima da média, proporcionando revisitas a uma nebulosa de Orion de aspecto mais surpreendente que das vezes anteriores, a uma Lua já com brilho algo excessivo, mas com regiões em jogo de luz e sombra ainda insinuante (a bola da vez foi a cratera Gassendi e adjacências, ali numas da pontas da “baía” do Mare Humorum), etc.
Só que, com alvos em observações mais longas, e as costas, hein? Elas já estão reclamando aqui, e não por causa da idade…rs.
Com minha inexperiência ainda não dá pra dizer muito, mas acho que longas observações em refratores/catadióptricos, mesmo em montagens equatoriais, não deve ser tão sofrível quanto em newtonianos, né?
Ah, mas isso com o tripé todo recolhido, tá? Claro que o tele numa posição elevada nos leva a observar em pé, o que acaba reduzindo o desconforto. Mas como não tenho “quintal”, pra ganhar altitude tenho que manter o tele o mais baixo possível, e a cadeira/banqueta se faz necessária.
Mas qual? Afora esse DIY informado pelo Bruno iniciando o tópico e outros na sequência, e porque não tenho “mãos santas” pra coisa (tá certo, eu podia mandar fazer, mas…) Mas, enfim, o Santo Google me mostrou a existência desses modelos especializados produzidos lá fora, em grande ou pequena escala. Por exemplo:
E aqui nem pensar, né?, que em fabricar próprios pra nós nem sequer pensam. Talvez um ergonômico, desses pra indústria, digitação…
E após mais algumas rodadas da pesquisa… pimba! BANCO DE BATERIA, para astrônomos amadores bateristas e não bateristas…rs. Que não ocuparia tanto espaço no meu já restrito espaço. E um com altura regulável por rosca, o ajuste fino dos giros da rosca será perfeito:
Então… Opiniões? Relatos?
[EDIT]: Ah, sim, há outro tópico a respeito, de um banco Do It Yourself, mas as fotos de lá já eram:
https://astronomia.forumeiros.com/t709-cadeira-astronomica
CiceroS- Astronomo Amador
Sem deixar de citar e indicar todos os modelos que foram apresentados, baseado em como faço as minhas observações eu uso um daqueles banquinhos de madeira com assento redondo, e outro igual porém maior ou com as pernas mais compridas.CiceroS escreveu:Então… Opiniões? Relatos?
Este maior me ajuda principalmente com refratores quando o alvo ainda está baixo sobre o horizonte (uns 45º), ou para não ficar em pé quando observo com o refletor de 200mm F6 com os alvos bem altos ou mais próximos do zênite. Mas como mais de 90% das minhas observações são feitas usando refratores com diagonal, o banco de madeira mais baixo é o mais utilizado. Por coincidência eu tenho aqui uma bateria velha e já usei o banquinho ajustável dela que nesse quesito foi ótimo, cujo único inconveniente foi que por ter o assento forrado de couro ou napa, bastavam uns 20 minutos sem sentar para ele ficar bem molhado, o que não ocorre com os assentos de madeira. Nesse caso para mim seria também ideal um banco de altura ajustável como o da bateria, porém com um assento de madeira.
Valeu CiceroS, esse tópico foi ressucitado em boa hora.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
É que a ocasião fez o ladrão, né, Bruno?, então ressuscitar o tópico foi mais do que preciso.
Meu, mas você tocou num ponto importante, isso de o forro do assento acabar proporcionando suores indesejáveis nas, hum, partes baixas. É, tem que se pensar nisso também.
Minha mãe tem um banquinho de piano mais ou menos como o da foto abaixo, mas... Mas não, não dá pra dar uma de ladrão com a véia, claro...rs.
Meu, mas você tocou num ponto importante, isso de o forro do assento acabar proporcionando suores indesejáveis nas, hum, partes baixas. É, tem que se pensar nisso também.
Minha mãe tem um banquinho de piano mais ou menos como o da foto abaixo, mas... Mas não, não dá pra dar uma de ladrão com a véia, claro...rs.
CiceroS escreveu:Minha mãe tem um banquinho de piano mais ou menos como o da foto abaixo
Essa foi a materialização mais perfeita do que eu imaginei! Vou mostrar essa foto para um carpinteiro ou marceneiro e ver no que dá.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Mais uma que acabei de ver:
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Bruno escreveu:Mais uma que acabei de ver:Bruno
Moderador
Bruno essa ai é show, quem sabe um futuro projeto.
Bruno escreveu:Essa foi a materialização mais perfeita do que eu imaginei! Vou mostrar essa foto para um carpinteiro ou marceneiro e ver no que dá.
Então manda ver, Bruno, que esse modelo é bacana mesmo. Peguei a foto de um fórum gringo: https://stargazerslounge.com/topic/43650-a-chair-for-observing/
Agora... Aquilo na mão da observadora sorridente naquela cadeira futurista é o que, um joystick? Ah, vai...rs.
o joystick pode servir para movimentar a cadeira para um lado e para o outro, pode ser usado em um Arduíno não é lá uma má ideia .
Se não me engano o comando de mão serve também para controlar automaticamente o movimento do braço que segura o binóculo, e do jeito que andam as tecnologias deve ter até Go To.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Mas não é que eu queira desmerecer a engenhosidade, a praticidade e etc. e tal da coisa. É que de olhar a foto no ato me veio aquela animação maravilhosa, WALL-E:
E assim caminha a humanidade: para prostrar-se diante seu último axioma...rs.
E assim caminha a humanidade: para prostrar-se diante seu último axioma...rs.
Pessoalmente eu prefiro gastar o dinheiro daquela cadeira em oculares, filtros ou até mesmo num telescópio melhor. Acho que ela seria minha última aquisição... hahaha
Mas que deve ser legal ter uma, deve!
Mas que deve ser legal ter uma, deve!
thiagomandrade- Astronomo Amador