ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões!

3 participantes

Ir para baixo

Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões! Empty Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões!

Mensagem  shinta_kun Ter 22 Set 2015, 17:20

Boa tarde galera!! Faz pouco tempo que comprei meu skywatcher refrator 90mm e estou muito feliz com ele!
Acontece que surgiu uma oportunidade de comprar uns acessórios nos EUA. Andei pesquisando e parece que os preços por lá(mesmo com o dólar como está), são incrivelmente em conta! Por hora só tenho uma ocular de 10mm e uma de 25mm e uma barlow gso 2x.
Estava pensando em adquirir um conjuntinho de oculares extras. Talvez uma intermediária entre 10 e 25 e uma menor para tentar observar alguns planetas mais de perto sem precisar da barlow, ou mesmo tentar a aproximação máxima do meu telescópio(Vi alguns relatos aqui de gente que conseguiu uma boa imagem com 6mm + barlow e 9mm + barlow).

Enfim, não conheço absolutamente nenhuma marca nem que oculares seriam mais interessantes pra mim.. Mas tenho pouco tempo para decidir e queria sugestões! Meu foco são planetas do sistema solar e se possível alguns aglomerados próximos ou cometas próximos Very Happy

Estou olhando no amazon e ebay! Se alguém poder dar sugestões, ficarei muito grato!

shinta_kun
Curioso
Curioso

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões! Empty Re: Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões!

Mensagem  Bruno Ter 22 Set 2015, 17:46

Olá shinta_kun, não aconselho utilizar a barlow 2x com uma ocular de 6mm por que vai proporcionar 300x de aumentos, sendo que o refrator 90mm suporta sem perder definição no máximo 225x, então é melhor utilizar só essa ocular proporcionando 150x. No caso de se querer alcançar uma ampliação maior dentro dos limites do seu aparelho, poderia tentar com uma ocular de 4mm qua vai dar 225x, entretanto essa ampliação elevada não será sempre amplamente aproveitada, já que depende das condições de estabilidade atmosférica. Uma ampliação com cerca de 2 vezes o diâmetro da objetiva seria mais proveitoso ou 90mm x 2 = 180x. Você poderia utilizar uma boa ocular de 5mm que daria 180x. No Ebay tem oculares Planetárias de 5mm, confira nos links abaixo:

http://www.ebay.com/itm/TMB-Planetary-II-wide-angle-eyepiece-5mm-focal-length-1-25-fitting-diameter-/271435127417?hash=item3f32cb5a79

http://www.ebay.com/itm/New-Multicoated-1-25-5mm-58-Degree-Planetary-Eyepiece-II-For-Telescope-/221770447777?hash=item33a28c7ba1

Uma ocular intermediária de 6mm proporcionando 150x pode ser adquirida aqui mesmo no Brasil, confira abaixo uma Planetária:
https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-tmb-planetary-type-II-6mm-1-25polegadas

Quanto à observação de aglomerados e eventuais cometas a sua ocular de 25mm ou mesmo a de 10mm serão o suficiente.
Qualquer dúvida é só retornar.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões! Empty Re: Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões!

Mensagem  shinta_kun Qua 23 Set 2015, 00:19

O que exatamente significa o termo "planetária" em uma ocular? Tecnicamente falando.
E quanto ao fabricante? Eu vi muitas lentes da Kellner, mas nunca ouvi falar... na verdade pensei em comprar um kit de oculares logo de uma vez, mas também preciso da recomendação de um fabricante bom! E quanto a outros acessórios? Alguma recomendação?

shinta_kun
Curioso
Curioso

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões! Empty Re: Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões!

Mensagem  Bruno Qua 23 Set 2015, 18:19

shinta_kun escreveu:O que exatamente significa o termo "planetária" em uma ocular?
E quanto ao fabricante?
Eu vi muitas lentes da Kellner, mas nunca ouvi falar...
na verdade pensei em comprar um kit de oculares logo de uma vez, mas também preciso da recomendação de um fabricante bom! E quanto a outros acessórios? Alguma recomendação?
As oculares podem dar resultados diferentes dependendo do telescópio em que elas são usadas. As oculares Planetárias foram otimizadas para entregar o máximo de contraste possível, detalhes e definição. Possuem alívio de olho longo com um campo confortavelmente amplo que tem como ponto forte a nitidez, contraste e falta de cor lateral e a dispersão de luz.  Internamente os espaçadores internos têm microbaffles anti-reflexo em suas bordas, e completa anodização em preto para reduzir os reflexos. A paragem de campo também tem microbaffles em sua ponta para reduzir a perda fora do eixo. Cada superfície de vidro são de banda larga multirrevestidas para transmissão de luz de pico, e excelente contraste em detalhes sutis na observação da lua e dos planetas. A lente do olho é muito grande chegando a um diâmetro de até 22 milímetros, o que muitas pessoas acham mais fácil de usar do que uma lente de diâmetro estreito como na maior parte das oculares distância focal curta. A aberração esférica da pupila de saída é bem controlada para que não haja apagões graves, muito comum se você mover o olho um pouco fora do centro do campo como nas oculares onde este é bastante amplo.
Quanto às Kellner de fato na observação planetária não precisamos de amplos campos de visão, e uma vez que a imagem é centralizado na ocular a distorção das bordas pode ser ignorada. Observadores visuais veteranos de superfícies planetárias costumam dizer que as melhores oculares de alta potência, são as que possuem o menor número de elementos ópticos porque cada lente adicional no sistema diminui ligeiramente a produção de luz.
Em relação aos fabricantes é melhor seguir o consenso em que as marcas tradicionais são as mais recomendadas, e no caso das Planetárias as TMB são amplamente reconhecidas pela alta qualidade.
Em relação aos acessórios existem uma grande variedade de opções, desde os filtros visuais coloridos, filtro semi-Apo, Reforçadores de Contrastes e etc... .

Exemplos de kits de oculares + filtros visuais:

http://lista.mercadolivre.com.br/kit-oculares-para-telescopio

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701918845-kit-oculares-zhumell-telescopios-125-barlow-filtros-case-_JM

Quanto à utilização desses acessórios, se você ainda não viu sugiro dar uma conferida no link abaixo:

https://astronomia.forumeiros.com/t725-telescopio-skywatcher-90mm-az3-90-black-diamond?highlight=90mm+az3+black+diamond

Persistindo as dúvidas basta retornar aqui no tópico.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões! Empty Re: Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões!

Mensagem  AGM Qui 24 Set 2015, 13:07

Apenas uma contribuição prática sobre essas questões, para o nosso colega shinta_kun

As oculares podem dar resultados diferentes dependendo do telescópio em que elas são usadas. escreveu:
> Certamente, posso ver isso claramente entre meus telescópios: refletor, refrator e catadióptrico;

As oculares Planetárias foram otimizadas para entregar o máximo de contraste possível, detalhes e definição. escreveu:
> Também confirmo isso, tendo feito os testes com uma TMB planetária de 7mm de 6 elementos e uma Starguider de 25mm de 6 elementos para DSO (também para planetas pode ser utilizada, a ampliação irá variar dentre diferentes d/f de telescópios);

Possuem alívio de olho longo com um campo confortavelmente amplo que tem como ponto forte a nitidez, contraste e falta de cor lateral e a dispersão de luz. escreveu:
> A nitidez e o contraste reforçados são os aspectos mais aparentes, mesmo um iniciante será capaz de perceber a diferença entre uma Plossl comum e uma planetária, como por exemplo, uma TMB, ou também as Starguider, também de 6 elementos, em qualquer telescópio;

Internamente os espaçadores internos têm microbaffles anti-reflexo em suas bordas, e completa anodização em preto para reduzir os reflexos. escreveu:
> Esses "baffles" numa ocular, só alimenta o quesito "qualidade" da mesma e a complexibilidade minuciosa de sua fabricação, além também de ser "anodizada", permitindo maior durabilidade, interior mais enegrecido evitando reflexos internos e maior durabilidade a possível corrosão devido aos agentes naturais externos como a própria oxidação provocada pelo oxigênio, onde essa é barrada em um limite pelo próprio óxido gerado naturalmente no próprio alumínio após o processo de fundição e em contato com o ar;

A paragem de campo também tem microbaffles em sua ponta para reduzir a perda fora do eixo. Cada superfície de vidro são de banda larga multirrevestidas para transmissão de luz de pico, e excelente contraste em detalhes sutis na observação da lua e dos planetas. escreveu:
> Por estar mais perto, de preferência com um bom seeing, na observação da Lua é onde podemos mais facilmente comprovar a qualidade óptica de uma ocular planetária, como uma TMB, é como se nosso telescópio ganhasse potência (maior abertura), devido ao ganho de nitidez;

A lente do olho é muito grande chegando a um diâmetro de até 22 milímetros, o que muitas pessoas acham mais fácil de usar do que uma lente de diâmetro estreito como na maior parte das oculares distância focal curta. escreveu:
> Apesar desse interessante aspecto, observando em uma ocular de 0,965", com sua lente de diâmetro bem inferior, não consta um acréscimo ou decréscimo no quesito qualidade;

A aberração esférica da pupila de saída é bem controlada para que não haja apagões graves, muito comum se você mover o olho um pouco fora do centro do campo como nas oculares onde este é bastante amplo. escreveu:
> Basta observar com uma ocular dessas e poderá comprovar, observe um pouco próximo as bordas do campo e verá que a qualidade é meramente reduzida;

Observadores visuais veteranos de superfícies planetárias costumam dizer que as melhores oculares de alta potência, são as que possuem o menor número de elementos ópticos porque cada lente adicional no sistema diminui ligeiramente a produção de luz. escreveu:
> Realmente isso faz diferença, porém, uma aberração esférica ou até mesmo um "coma", comum em refletores, podem ser reduzidos com uma boa ocular como no caso dos telescópios refletores. Para esses, existe corretores de coma, que custavam em média antes dessa alta absurda do dólar R$300#, creio não ser um investimento indispensável, uma vez que devemos concentrar nossa observação no centro do campo. Numa observação da superfície lunar, com um telescópio de grande abertura, pode sim fazer a diferença, para nivelar toda a superfície observável;
Confirmado isso principalmente no meu refrator de 76.2mm de F16.4, com as oculares de 0,965", não senti necessidade de uma ocular de 1.25" nem mesmo para a observação lunar;
É um dado óbvio, uma analogia comparada pode ser no processo de desenhos animados antigos, por exemplo: numa superfície temos o cenário desenhado e pintado, depois, em uma folha de acetato, a personagem num frame, pintado e desenhado, nesse processo, ao adicionar outro acetato com outro elemento para compor a animação de determinada cena, que tenha que sobrepor a personagem que acaba passando para um segundo plano, para que o terceiro acetato possa sobrepor o segundo, como um carro por exemplo, atravessando o campo da TV na frente da personagem. Portanto, cada folha de acetato sobre o cenário, dilui o contraste das cores de fundo, quanto mais lentes, poderá interferir no contraste. É claro que a tecnologia e novos processos e materiais de alta qualidade empregados podem mudar esse fator atualmente, mas se ele existe, é melhor compreendê-lo para saber adquirir uma boa ocular;
Assim como as TMB as Starguider também possuem 6 elementos, com um valor justo e podem ser adquiridas na loja TELLESCOPIO:

TMB (planetária)
https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/planetaria

Starguider (maior distância focal, mais aconselhada para DSO)
https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/oculares-wide-angle
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões! Empty Re: Oportunidade de compra no exterior! Preciso de sugestões!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos