ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É preciso investir pesado?

2 participantes

Ir para baixo

É preciso investir pesado? Empty É preciso investir pesado?

Mensagem  AGM Seg 29 Dez 2014, 12:33

Pelo que ando lendo no Manual do Jean Nicolini, as Plossl série 500, mais acessíveis, além de elas servirem para qualquer tipo de telescópios e para qualquer F e também d/f, me parecem muito mais do que apenas satisfatórias, principalmente com o barril enegrecido, que faz muita diferença.

- Porém, uma Plossl de 4 elementos, é muito inferior a uma TMB de 6 elementos?
- Como poderíamos ter uma comparação para um simples entendimento já que quem manda na observação é a atmosfera?
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

É preciso investir pesado? Empty Re: É preciso investir pesado?

Mensagem  Bruno Seg 29 Dez 2014, 21:20

AGM escreveu:1- uma Plossl de 4 elementos, é muito inferior a uma TMB de 6 elementos?
2- Como poderíamos ter uma comparação para um simples entendimento já que quem manda na observação é a atmosfera?
1- Basicamente ela é inferior quanto ao número de elementos (lentes), revestimentos, campo aparente e no preço.
2- Com um seeing ruim ambas terão o mesmo desempenho ou seja, péssimo. Sob boas condições de estabilidade atmosférica ambas terão um desempenho compatível com as características delas. No caso da observação de jupiter por exemplo, se utilizarmos o Maksutov 90mm F13.8 com 1250mm de distância focal com uma ocular Plossl de 10mm das mais simples, ela proporcionará uma imagem mais nítida do que uma Planetária de distância focal inferior (9,8,7,6,5,4mm ...), porque quanto menor a distância focal de uma ocular, mais longe do aumento normal do telescópio a ampliação fornecida por ela será, e consequentemente a queda no contraste será inevitável. Um catadióptrico pode escapar da aberração cromática e esférica, mas não da diminuição no contraste com ampliações longe do aumento normal dele.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

É preciso investir pesado? Empty Re: É preciso investir pesado?

Mensagem  AGM Seg 29 Dez 2014, 21:47

- Depois de todos esses detalhes descritos e como quem determina uma boa observação é um bom seeing, eu poderia dizer que as Plossl série 500, com barril enegrecido, além de ótimo preço, são mais do que suficientes para qualquer observação?

Eu tenho uma do site TELLESCOPIO que adquiri, de 30mm, e acho excelente, ela não gera reflexos internos, ao contrário das Plossl comuns.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

É preciso investir pesado? Empty Re: É preciso investir pesado?

Mensagem  Bruno Seg 29 Dez 2014, 22:24

AGM escreveu:1- Depois de todos esses detalhes descritos e como quem determina uma boa observação é um bom seeing, eu poderia dizer que as Plossl série 500, com barril enegrecido, além de ótimo preço, são mais do que suficientes para qualquer observação?

2- Eu tenho uma do site TELLESCOPIO que adquiri, de 30mm, e acho excelente, ela não gera reflexos internos, ao contrário das Plossl comuns.
1- Eu recomendo o uso de dois tipos de oculares como as Plossl que servem para todos os tipos de instrumentos, e as específicas como as ortoscópicas para se verem melhor os detalhes, ou as planetárias que aliam um bom contraste a um campo aparente maior do que os das Plossl.
2- Se uma Plossl comum possuir a parte interna do corpo cromada ou metálica provocando reflexos, basta pintá-la de preto fosco que o resultado será o mesmo. Basicamente o que vai fazer a diferença entre uma Plossl de uma determinada marca e outra, serão os tipos e a quantidade de revestimentos aplicados nos seus elementos ou lentes. Em se tratando de comparar uma Plossl de determinada marca com a de outra, se por exemplo compararmos as Plossl da marca Silstar com as oculares Plossl Série 500, estas se mostrarão mais eficientes na prática porque possuem uma qualidade superior quanto aos revestimentos com um custo acessível. O uso de oculares mais simples e mais baratas deveria preceder a escolha do que se quer evidenciar nas observações futuras ou seja, se serão os detalhes com mais contrastes (orotoscópicas) ou então um campo de visão aparente mais amplo sem perder o contraste com o céu de fundo (Planetárias).

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

É preciso investir pesado? Empty Re: É preciso investir pesado?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos