ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acuidade para as oculares

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Acuidade para as oculares Empty Acuidade para as oculares

Mensagem  AGM Seg 02 Fev 2015, 15:20

Percebi que ao testar algumas oculares e também com a barlow, em alguns casos acontece de aparecer o reflexo dos cílios, reflexos internos, creio que isso é quase nulo com oculares com o barril preto internamente.
Também fico em dúvida e gostaria de esclarecimentos dos mais experientes, quando é melhor observar com a visão "oblíqua" ou "reta", e se existe outras formas de poder tirar um melhor proveito com maior conforto nas observações.

Acho que deve ter muitos "artifícios" para o uso de oculares e, não li ainda aqui no Fórum algum tópico que fale sobre isso.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Ir para o topo Ir para baixo

Acuidade para as oculares Empty Re: Acuidade para as oculares

Mensagem  PauloM Dom 08 Fev 2015, 11:59

Olá AGM.

Eu não sou experiente mas os cílios vem me incomodando bastante durante as poucas observações até agora.

Eu vejo eles para todos os o lados e o meio das oculares já está todo marcado!

Agora estou começando a não colocar mais o olho em volta do guarda olho, estou olhando um pouco mais de longe pra evitar isso, mas aí as luzes parasitas invadem muito.

No
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Dom 08 Fev 2015, 12:07

PauloM escreveu:os cílios vem me incomodando bastante durante as poucas observações até agora.
Eu vejo eles para todos os o lados e o meio das oculares já está todo marcado!
Sei que o que está vendo são os cílios, mas quais os modelos e as distâncias focais das oculares que apresentam esse problema quando são usadas?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Bruno Dom 08 Fev 2015, 12:39

Eu pensei no seguinte: a distância entre a pupila do olho de quem está observando com a superfície exterior da lente ocular, deve acomodar de maneira confortavel o espaço da córnea do olho, dos cílios, das lentes de contato ou mesmo das lentes de óculos.
Talvez você esteja observando perto demais pois como disse os seus cílios estão sujando de gordura a lente, e a interferência deles pode ocorrer quando nos aproximamos muito para observar, pois nesse momento os cílios podem se projetar entre o olho e a lente, por ser natural cerrarmos um pouco as pálpebras afim de estabilizar o alinhamento e a distância do olho na ocular.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  AGM Dom 08 Fev 2015, 13:45

Isso me acontece, parasitas e cílios, com oculares de d/f mais curta, como as de 6mm ou 10mm. Todas elas, caso "não" tenham o barril preto, quando a Lua ou uma planeta de magnitude baixa ou negativa chegam próximos antes de adentrar no campo visual, provocam reflexos intensos na borda do barril. Esse é um dos motivos que eu gostaria de investir em Plossl Série 500, como as da "Loja Tellescopio", elas possuem o barril totalmente enegrecido, como por exemplo a Plossl 30mm que adquiri.
Creio que "pintar" o barril das oculares de preto fosco possa resolver o problema, mas a superfície do metal é tão lisa podendo não aderir ao corpo do metal, principalmente, ao rosquear uma lente barlow para obter 1.5x de ampliação, creio que a tinta iria "descascar" e sujar a lente da ocular.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Dry Qua 11 Fev 2015, 09:29

AGM escreveu:Percebi que ao testar algumas oculares e também com a barlow, em alguns casos acontece de aparecer o reflexo dos cílios, reflexos internos, creio que isso é quase nulo com oculares com o barril preto internamente.
Também fico em dúvida e gostaria de esclarecimentos dos mais experientes, quando é melhor observar com a visão "oblíqua" ou "reta", e se existe outras formas de poder tirar um melhor proveito com maior conforto nas observações.

Acho que deve ter muitos "artifícios" para o uso de oculares e, não li ainda aqui no Fórum algum tópico que fale sobre isso.
Algumas oculares tem um baixo eye-relief, ou alívio de olho, obrigando o observador a praticamente encostar o olho na ocular e consequentemente os cílios. Por outro lado, oculares com grande alívio de olho permitem uma observação mais confortável até mesmo com uso de óculos, mas aí entra a questão da luz parasita que é aliviada com a borracha da guarda de olho. O ideal é fazer observação sem a interferência da luz parasita, principalmente a que incide diretamente na ocular.
Para objetos brilhantes vc pode olhar diretamente para ele, mas em objetos tênues a visão periférica, ou soslaio, será mais eficiente. Uma dica é observar o mesmo objeto por um bom tempo e várias vezes, para que seu cérebro passe a se lembrar dos detalhes do objeto, e com o tempo mais detalhes vc verá. É até legal em uma noite ver vários objetos, mas o tempo que vc fica em cada um deles fica reduzido. Um bom exemplo é a Nebulosa de Órion onde existem vários elementos observáveis, como as tênues nuvens escuras de gás ou as estrelas "ocultas" que formam o trapézio. A princípio são apenas 4 estrelas mas com uma observação atenta e treino vc verá algumas mais. É um desafio interessante e quando consegui ver foi como se tivesse ganho um prêmio. Mas como disse, é preciso treinar sua acuidade visual e também um pouco de persistência na observação.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Mensagem  PauloM Ter 17 Fev 2015, 21:20

Eu realmente venho tendo bastante dificuldade com oculares.

De onde eu faço minhas observações há uma lâmpada de vapor de mercúrio então preciso ao máximo evitar luz parasita, sendo assim fica difícil não encostar bem os cílios.

No meu próximo upgrade com certeza estarão oculares com maior eye-relief e Afov.

Aqui a gambiarra que preciso fazer para evitar a luz parasita: Coloco um banco e um abajur rs.

Acuidade para as oculares W82ibp

Acuidade para as oculares 11v4jza

PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Dry Ter 17 Fev 2015, 21:40

Caramba Paulo, é muita luz no seu local. Acho que o ideal é vc fazer uma espécie de cobertura com lona plástica para evitar esta luz parasita. Com certeza vc está perdendo muitos detalhes do céu.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  PauloM Ter 17 Fev 2015, 21:46

Oi Dry, valeu.

Poxa, já tentei botar a cuca pra funcionar e descobrir como fazer uma espécie de proteção, mas não consigo pensar em nada.. :(
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Dry Ter 17 Fev 2015, 22:36

Também sofri muito com a crescente poluição luminosa. Uma vez cheguei a me cobrir com um pano escuro, deixando só a boca do telescópio pra fora ! Funcionou muito bem, apesar de ter ficado esquisito Laughing . A vantagem é que pude ficar com os dois olhos abertos e a visualização ficou excelente.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Qua 18 Fev 2015, 19:26

PauloM escreveu:De onde eu faço minhas observações há uma lâmpada de vapor de mercúrio então preciso ao máximo evitar luz parasita.
Olá PauloM, se fosse aqui na roça acho que ela já teria levado um tiro de cartucheira, bastaria reclamar com algum matuto sobre o incômodo, mas no seu caso creio que o melhor será improvisar como o colega Dry sugeriu. Apenas para ilustrar (e fazer sonhar) por R$ 8.340,00 poderemos ter um desses: http://www.stardome.com.br/
Entretanto segue no link uma boa saída com uma diferença astronômica no preço ou seja, um tipo de observatório portátil feito com uma armação interna e lona por cima. Já vi um desses e realmente funciona, e não é difícil e nem caro de construir:
http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?ref=SERP&br=ro&mkt=pt-BR&dl=pt&lp=EN_PT&a=http%3a%2f%2fwww.astrogizmos.com%2fDome.htm

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  PauloM Qui 19 Fev 2015, 00:44

Esse stardome é incrível! Pena ser tão caro rs.

Vou olhar com bastante calma esse link sobre uma cúpula, quem sabe não arrisco fazer a minha!

Queria poder de alguma forma desativar essa lâmpada durante as observações rs..
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Dry Qui 19 Fev 2015, 14:07

Realmente a cúpula é muito legal. Quando construí meu observatório cheguei a considerar esta opção, mas o preço e o pouco espaço disponível me desanimaram. A vantagem é a excelente proteção para PL.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  AGM Qui 19 Fev 2015, 14:33

Preciso relatar algo e também aproveito para tirar dúvidas.
Sobre a cúpula; tenho PL nível 5 aqui seja da janela norte seja da janela sul, do quinto andar onde moro e no centro. Então, infelizmente sou alguém privilegiado para falar de observações sob poluição luminosa.
Quando vou ao pequeno terraço, seis andares acima e mais dois níveis totalizando oito, o percentual de PL reduzida é eficiente aos olhos, porque a visão periférica não sofre com os reflexos e nem com as distrações das luzes da cidade. Porém, está muito longe de eu poder afirmar no meu caso que posso enxergar com muito melhor qualidade. Os particulados das lâmpadas e da poluição industrial é tão intenso que percebe-se até mais ou menos 35°!
Acredito que o jeito mesmo é poder levar os instrumentos longe da área urbana, lembro que numa casa longe do centro, numa cidade vizinha, no pátio, lá sim, fez valer levar o telescópio assim também como num morro a 6km daqui, mesmo com a Lua cheia.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Dry Qui 19 Fev 2015, 14:44

É AGM, no seu caso ainda dá para fugir da luz parasita, aquela que incide diretamente sobre o local de observação. Mas pelo que vc falou, sua PL é muito alta mesmo. Eu, que não tenho uma PL tão intensa assim, também noto diferença quando vou para um lugar afastado. Infelizmente a PL tende a aumentar cada vez mais e fico triste em saber que daqui a alguns anos vai ser difícil fazer uma observação visual com um mínimo de qualidade. Não é a toa que o número de praticantes de astrofotografia tem crescido rapidamente !
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Sex 20 Fev 2015, 19:02

Pelo menos a observação visual lunar e planetária não sofre tanta interferência da poluição luminosa (com a exceção é claro das luzes parasitas).

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  PauloM Sex 20 Fev 2015, 23:18

Ah Dry, com certeza seu observatório é muito melhor que a cúpula. Creio que a cúpula é pra quem não tem como construir algo parecido e tem pouco espaço mas deseja um equipamento de ponta pra suas observações.

Eu tentei observar na mão, várias coisas no céu. Tentei achar diversas galáxias e não consegui, nem andrômeda.

Será que é minha falta de percepção, devido ao baixo conhecimento astronômico, PL ou baixa capacidade do refletor 150mm?

PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Sex 20 Fev 2015, 23:36

PauloM escreveu:Creio que a cúpula é pra quem não tem como construir algo parecido e tem pouco espaço mas deseja um equipamento de ponta pra suas observações.
Na realidade a cúpula astronômica foi concebida para proteger ao máximo o observador e o equipamento do vento e consequentemente do frio, do orvalho e de possíveis luzes parasitas. Até mesmo aquela simples mas eficiente cúpula de lona e armação de metal, foi concebida com a mesma finalidade embora em menor grau.
E independente de o observatório possuir uma cúpula ou um teto corrediço, ou mesmo algum outro sistema como uma cobertura de lona a finalidade será sempre a mesma ou seja, a de reunir com segurança em um único local todos os equipamentos e utensílios necessários como um telescópio, binóculo, acessórios, livros, mapas, câmeras, computador e etc..., para dessa forma poder realizar as observações astronômicas com o máximo de qualidade e conforto possíveis.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Bruno Sáb 21 Fev 2015, 10:00

Algumas dicas sobre observatórios portáteis:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.cloudynights.com/page/articles/cat/user-reviews/accessories/observing-domes-tents-and-panels/cover-your-astro-portable-observatory-r2243&prev=search

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.oocities.org/mschwa01/buildit.htm&prev=search

http://www.iceinspace.com.au/47-763-0-0-1-0.html

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://astro.tomandjul.com/tent.htm&prev=search

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://store.smartastronomy.com/poobte.html&prev=search

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Dry Dom 22 Fev 2015, 16:41

PauloM escreveu:
Eu tentei observar na mão, várias coisas no céu. Tentei achar diversas galáxias e não consegui, nem andrômeda.

Será que é minha falta de percepção, devido ao baixo conhecimento astronômico, PL ou baixa capacidade do refletor 150mm?

É Paulo, para visualizar galáxias o local deve ser escuro, não tem jeito ! Nem mesmo telescópios com maiores aberturas conseguem resolver as galáxias mais tênues se o local tiver muita PL. Andrômeda fica muito baixa no horizonte, justamente o pior local de observação. Acredito que a Galáxia do Sombrero seja a de melhor visualização nestas condições, ainda assim quando ela estiver bem próxima do zênite. Este tele tem uma boa capacidade de captação de luz, pode ficar tranquilo que não é esse o problema.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  PauloM Dom 22 Fev 2015, 23:34

Bruno, eu tenho enfrentado isso. Nas minhas poucas observações que pude realizar até agora, minha cidade esfria bastante ao cair da noite, orvalho e neblina. Tem me incomodado bastante, tenho pensado em algo pra fazer que não seja caro, mas creio que não há muito opção. O problema da cúpula caseira pra mim é que o espaço que eu faria isso, é garagem.

Dry, valeu! Uma pena pra mim isso, pois eu não vejo praticamente nenhuma possibilidade de ir para algum local com pouca PL..  Crying or Very sad
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  PauloM Sex 27 Fev 2015, 12:52

Bruno, eu venho dando uma olhada nesses observatórios móveis, mas eu tenho achado bem complicado.

Por isso, eu estava pensando em uma solução mais fácil e que para o dia a dia fosse mais simples e mais fácil de montar / desmontar.

Será que um desses pode ajudar, mesmo que não seja o ideal?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620069112-ombrelone-oriental-vermelho-270m-aluminio-aco-garantia-mor-_JM
Acuidade para as oculares Ombrelone-oriental-vermelho-270m-aluminio-aco-garantia-mor-21757-MLB20217318581_122014-F

Ou um desses gazebos
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-615092307-tenda-gazebo-solis-3x2m-polietileno-impermeabilizado-nautika-_JM

Acuidade para as oculares 21842-MLB7575196380_122014-M
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Sex 27 Fev 2015, 20:13

Acredito que no seu caso, como o que mais te atrapalha é uma luz parasita no poste, essa sombrinha regulável poderá ocultar eficazmente a fonte.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  PauloM Sex 27 Fev 2015, 22:01

Valeu meu amigo, obrigado Wink
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  PauloM Dom 01 Mar 2015, 22:19

Acabei comprando mesmo um ombrelone. Não queria investir mais na astronomia por agora mas foi o jeito.

Com a base, gastei R$ 270 reais. Espero que dê certo, pois estava difícil ter que colocar um abajur e um banco para tapar a luz do poste.

Acuidade para as oculares 6989406_1GG
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo