ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Universo Elástico

Ir para baixo

Universo Elástico Empty Universo Elástico

Mensagem  Diogo Felipe Ter 13 Jan 2015, 08:44

Peço primeiramente que desconsiderem minha habilidade artística com o paint, são apenas desenhos rápidos para uma melhor forma de interpretação.

TEIA CÓSMICA
Baseado na ideia de que o universo é uma grande teia http://pt.wikipedia.org/wiki/Teia_c%C3%B3smica, quero tentar elucidar uma ideia que tive, que busca explicar a expansão acelerada do universo, matéria escura, filamentos e grandes vazios.

TECIDO ELÁSTICO
Imaginemos o tecido espaço-tempo em seu mais comum desenho 2D e a gravidade agindo em sentido de deformá-lo http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/22/Spacetime_curvature.png, mas e se o tecido espaço-tempo for continuamente deformado pela matéria, ou seja, quanto mais tempo se passa mais os corpos se aprofundam no tecido. Em minha concepção essa propriedade elástica perfeita, ou seja, estica-se sem arrebentar. Mas quanto mais é esticado menos resistente o tecido tente a ficar, como em um gráfico exponencial tendendo a 0 http://www.uff.br/webmat/Calc1_LivroOnLine/figs_calc1_cap07/cap07_fig002.gif .
Nesse rápido esboço https://i.imgur.com/FAtnYHX.png tento mostrar, que conforme os corpos se aprofundam mais tempo demora para a luz percorrer o espaço entre um emissor e receptor.

- ESTRELAS E GALÁXIAS
Mas então porque esse efeito de “afastamento” não é vislumbrado em escalas estelares e galácticas? De três uma ou esse efeito é aplicável apenas a grandes estruturas e sendo imperceptível em estruturas menores (É, a Via Láctea é pequena). Ou que conforme o rascunho https://i.imgur.com/G3gwNOl.png, que mesmo que a Terra se aprofunde, ela tende a “escorregar” para a deformidade do Sol na mesma proporção, ou seja, a distância se mantém inalterada. Ou que como tem um movimento relativamente rápido, as estrelas, planetas e afins vão subindo pela deformação, mantendo-se assim estáveis em distância.

- SUPERAGLOMERADOS E FILAMENTOS
Já se tratando de grandes estruturas em escala universal o efeito fica mais perceptível, pois aqui a força de atração dos corpos é menor que a força de aprofundamento, por isso vemos esses corpos se afastando de nós.

- ESCALA DE DISTÂNCIA
Aqui vem uma ideia que apenas me surgiu, mas tenho dificuldade para conceber isso visualmente. Podemos estar todos num mesmo ponto do universo ainda, só que com cada objeto em seu devido buraco. Assim o universo poderia ainda ter um tamanho infinitesimalmente pequeno, mas compreender tudo o que nós podemos ver nele. https://i.imgur.com/eWBTRuv.png Assim poderíamos estar incrivelmente distantes de objetos se formos depender da luz para visualizá-los como também incrivelmente perto se não houvesse deformidade no tecido espaço-tempo.

EXPANSÃO ACELERADA E ENERGIA ESCURA
Pela resistência do tecido ser em escala tendente a 0, as distâncias entre  os objetos também tendem a ser cada vez maiores assim como a velocidades em referencia um ao outro tende a ser cada vez maior. Isso justificaria a expansão acelerada do universo sem a necessidade de uma entidade chamada “energia escura”, já que nesse conceito ela é explicada pela resistência cada vez menor do tecido.

MATÉRIA ESCURA
Sobre a matéria escura não vejo muito como discordar das atuais ideias, apenas interpreto-as de maneira diferente. A matéria escura poderia ser apenas o tecido tentando voltar a sua forma original, assim ele se contraporia contra a vulga “energia escura”.

FILAMENTOS E VAZIOS
Proponho aqui primeiramente uma experiência prática, se jogarmos água sobre o mármore (ou qualquer outra superfície lisa), e depois retirar o grosso da água com a mão, o que sobra são filamentos de água e buracos entre eles. A água fica nesse formato porque tem uma área a cobrir e um volume disponível para isso. Os filamentos e vazios são mais ou menos assim na teia cósmica, os filamentos interligam as grandes estruturas (aglomerados e superaglomerados de galáxias) e os vazios são o restante da área que não é ocupada por nada.

Aqui termina a ideia que tive em uma tarde escaldante de segunda-feira.
Diogo Felipe
Diogo Felipe
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 54
Data de inscrição : 31/12/2014
Idade : 31
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos