Filtros Planetários Coloridos
3 participantes
Página 1 de 1
Filtros Planetários Coloridos
Galera, é o seguinte...
To realmente com um dinheiro para investir no meu Refrator Skywatcher 90mm AZ3 porém já tenho os acessórios recomendados por vocês aqui (Filtro lunar, Ocular 6mm e Barlow 2x)... Tava pensando em adquirir uns Filtros Coloridos para observação planetária que são estes: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/filtros/kit-de-quatro-filtros-coloridos-expanse-1-25-detail#!kmt-start=30
OBS: Ainda estou esperando o Tele chegar, ou seja, sou TOTALMENTE iniciante no quesito astronomia amadora. Então queria saber, também, se esses filtros vão me AUXILIAR ou DIFICULTAR...
Mas gostaria mesmo de saber também... É uma compra que vale a pena? Ou devo não gastar meu dinheiro?
Vai ter uma NOTÁVEL diferença em minhas observações planetárias?
Podem me mandar uma foto de uma observação com e uma sem um Filtro Colorido?
AJUDEM-ME (Mais uma vez)
OBS: Ainda estou esperando o Tele chegar, ou seja, sou TOTALMENTE iniciante no quesito
To realmente com um dinheiro para investir no meu Refrator Skywatcher 90mm AZ3 porém já tenho os acessórios recomendados por vocês aqui (Filtro lunar, Ocular 6mm e Barlow 2x)... Tava pensando em adquirir uns Filtros Coloridos para observação planetária que são estes: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/filtros/kit-de-quatro-filtros-coloridos-expanse-1-25-detail#!kmt-start=30
OBS: Ainda estou esperando o Tele chegar, ou seja, sou TOTALMENTE iniciante no quesito astronomia amadora. Então queria saber, também, se esses filtros vão me AUXILIAR ou DIFICULTAR...
Mas gostaria mesmo de saber também... É uma compra que vale a pena? Ou devo não gastar meu dinheiro?
AJUDEM-ME (Mais uma vez)
OBS: Ainda estou esperando o Tele chegar, ou seja, sou TOTALMENTE iniciante no quesito
Fernando123- Curioso
Re: Filtros Planetários Coloridos
Olá Fernando, os filtros poderão te auxiliar bastante mas não agora, primeiro você precisa extrair o máximo do seu futuro telescópio com o mínimo necessário, de outra forma não desenvolverá a sua acuidade visual. Por ora a Barlow 2x, a ocular de 6mm e o filtro lunar são mais do que o suficiente. Depois de aprender a observar e reconhecer os aspectos mais evidentes nos objetos celestes, você saberá o que precisa ser acentuado ou atenuado numa imagem telescópica. Existe uma variedade enorme desses filtros que te ajudarão, e esses que te interessaram poderão ser muito úteis, mas generalizar o uso deles pode induzir a gastos desnecessários porque a sensibilidade e a acuidade visual de cada observador é única. Um mesmo filtro azul pode não ter a mesma transmissão de luz no nervo ótico de um olho humano para outro. Se de fato já quer comprar filtros para incrementarem a observação planetária, antes dos filtros visuais coloridos comece com um que atenue o brilho ainda acentuado de um refrator com as características do SW 90mm AZ3 (abertura moderada com uma razão focal mediana). Um filtro que minimiza de forma eficiente a dispersão das cores tanto na observação lunar quanto planetária é o Lunar Crystal View Moon: https://tellescopio.com.br/filtros/filtro-crystal-view-moon-1-25polFernando123 escreveu:
Ainda estou esperando o Tele chegar, ou seja, sou TOTALMENTE iniciante no quesito astronomia amadora. Então queria saber, também, se esses filtros vão me AUXILIAR ou DIFICULTAR...
Atualmente marte e saturno não estão favoráveis à observação, então esse filtro vai servir para proporcionar excelentes contrastes na observação lunar, e será muito útil para observar alguns detalhes nas faixas de jupiter como a Grande Mancha Vermelha (ainda que um pouco difusa), uma ou outra faixa temperada, as zonas polares e as sombras das suas 4 maiores luas sendo projetadas no disco quando realizarem um trânsito na frente dele.
Qualquer dúvida é só ir retornando.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Re: Filtros Planetários Coloridos
Esse filtro cristal view moon tem o mesmo efeito do polarizador variavel? Possuo um desses e gostei bastante da possibilidade de ajuste, mas parece que a imagem fica mais cinzenta. Aproveitando a oportunidade, pergunto se há algum bom filtro para correção de aberração cromatica
phmf- Aspirante