ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

2 participantes

Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  AGM Sex 21 Nov 2014, 20:45

Como vai Bruno?
Conforme a imagem que montei abaixo, estou procurando, para daqui há um tempinho, substituir e adquirir novas oculares, com maior qualidade (elementos, contraste e nitidez).
Estou citando três exemplos e gostaria de uma opinião sobre as mesmas, pois não as conheço na prática, está especificado na imagem, em azul, a finalidade para elas.


Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade 154d4s4
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Re: Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  Bruno Sáb 22 Nov 2014, 18:33

AGM escreveu:1- Estou citando três exemplos e gostaria de uma opinião sobre as mesmas, pois não as conheço na prática, está especificado na imagem, em azul, a finalidade para elas.

2- estou procurando, para daqui há um tempinho, substituir e adquirir novas oculares

1- Olá AGM, quanto ao que você especificou em azul no anúncio da TMB Planetary 5mm, vejo novamente que confundiram potência com poder de ampliação. Não é verdade que essa ocular proporciona uma "excepcional potência", porque potência tem a ver com a abertura e ocular nenhuma vai deixar um telescópio com uma abertura excepcional. Outra coisa que não procede é a afirmação de se obter imagens brilhantes e contrastadas, porque brilho e contraste são diametralmente opostos. E pra terminar não é verdade que estas oculares devolvem "imagens excepcionais debaixo de condições de seeing comprometedoras", porque não existe no universo uma ocular capaz de "furar" uma turbulência e melhorar o seeing.

2- A cada dia a qualidade das oculares surpreende pela quantidade de recursos, visando proporcionarem imagens cada vez mais nítidas. Infelizmente essa de 5mm não servirá para o seu Maksutov 90mm F13.8, pois por ele ter uma distância focal de 1250mm se for combinado com essa ocular de 5mm você terá 1250mm / 5mm = 250x, e essa cifra está além da capacidade máxima teórica de aumentos de uma abertura com 90mm ou 90mm x 2.5 = 225x.
Sob condições atmosféricas perfeitas a ampliação máxima ideal para o seu telescópio pode ser alcançada com uma ocular de 6mm (208x), e sob muitos aspectos uma ocular de 8mm (166x) será ainda melhor. As imagens de jupiter mais nítidas você vai obter com o seu Mak90 usando a ocular de 10mm (125x), pois esse planeta não precisa de aumentos excessivos para ser observado já que o seu diâmetro aparente é naturalmente grande. O mesmo não acontece com marte que precisa de pelo menos 200x para mostrar todas as configurações mais evidentes, e ainda assim com reservas. Saturno por causa da coloração alaranjada suporta fortes aumentos, e no caso do Mak90 poderia chegar a 225x com uma ocular de 5.5mm. O mesmo para a lua com 225x sob boas condições de estabilidade atmosférica.
E apesar de tudo e de todas as tecnologias disponíveis quem vai dar a palavra final é a atmosfera, que a cada dia diminui a qualidade do seu ar em nome do "progresso". Resumindo, embora eu tenha alcançado com sucesso 312x (ocular de 4mm) na última oposição de marte com o meu Mak90, creio que uma noite igual àquela deve se repetir apenas umas duas ou três vezes ao ano. Acredito não ser prudente investir em acessórios que vão levar o seu aparelho aos extremos do limite dele. Procure operar com ampliações da ordem de D x 1.5 a D x 2 no máximo com oculares que podem ser TMB mesmo de 6mm (208x), 7mm (178x) ou 8mm (166x), porque quanto maior a ampliação e a abertura mais as turbulências serão ampliadas. Apesar de que quanto maior a abertura maior será o aumento normal (Dx1) do telescópio (aumento normal: 100mm = 100x, 200mm = 200x, 300mm = 300x ... ), maior será também a ampliação normal das distorções nas imagens provocadas pelas turbulências na atmosfera. E se a isso você acrescentar ampliações elevadas, o contraste que deveria evidenciar os detalhes nas imagens visuais planetárias praticamente desaparece. Não subestime a atmosfera porque são os telescópios de menor abertura e de pequena ampliação, que vão encontrar um maior número de noites favoráveis com imagens estáveis.

Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Sáb 22 Nov 2014, 19:27, editado 7 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Re: Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  AGM Sáb 22 Nov 2014, 19:21

Certo Bruno!!!
Estou aqui para aprender e acho que de certa parte aprendi do contrário, eu as teria comprado e "depois" teria pedido seu auxílio, como na indicação de comprar o Mak 90, que não me arrependi e foi uma aquisição além de importante para meus estudos, foi "certeira".

Então só concluo com uma simples pergunta:


- Eu gostaria de substituir as Plossl comuns de 25mm e a de 10mm, são boas, mesmo assim, qual ocular nessas mesmas distâncias focais trariam melhor qualidade nas observações?
- Tal essas, mesmo que, quem define tudo é a atmosfera, alguma com mais elementos, 6 a 8 daria melhores resultados?


Isso por enquanto são curiosidades minhas, pois no momento estou mais disposto a investir em livros.

Abs!
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Re: Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  Bruno Sáb 22 Nov 2014, 19:59

AGM escreveu: Eu gostaria de substituir as Plossl comuns de 25mm e a de 10mm, são boas, mesmo assim, qual ocular nessas mesmas distâncias focais trariam melhor qualidade nas observações?
Olá, eu tive de editar várias vezes a minha mensagem anterior mas não se preocupe porque não mudei nada, fiz isso apenas para deixar o texto o mais claro possível, porque muitos erros tem sido propagados e cometidos tanto por fabricantes e revendedores quanto por observadores, e estes ao iniciarem muitas vezes investem alto num equipamento que acaba sendo esquecido num canto da casa só porque não foi usado com critério, e isso precisa acabar. O anúncio contendo os erros por mim assinalados já viraram rotina na maioria dos sites de vendas de equipamentos astronômicos, seja por eles realmente desconhecerem o assunto, ou por má fé dos fabricantes e revendedores. Uma ocular é apenas uma ocular, a função dela é a mesma em todas e não vai passar disso. O que muda são os detalhes que contribuem para a melhora na qualidade das imagens, como os revestimentos, nº de elementos, tamanho do campo aparente, partes internas do corpo enegrecidas, rosca para filtros, retículo e etc... . Você pode utilizar as oculares TMB mesmo porque elas são muito boas, no lugar da de 10mm tem a de 9mm (138x). Seria interessante também experimentar uma TMB só que de 6mm (208x) ou 7mm (178x). Elas terão uma ótima performance nas observações lunares e planetárias. Apesar do anúncio que você colocou conter erros graves, as TMB ainda são referência e garantia de boas observações. No site Tellescópio você encontra delas com uma boa relação custo benefício, e o anúncio lá é honesto: https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-tmb-planetary-type-II-9mm-1-25polegadas

Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Dom 23 Nov 2014, 15:34, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Re: Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  AGM Dom 23 Nov 2014, 10:56

Bruno escreveu:
AGM escreveu: Eu gostaria de substituir as Plossl comuns de 25mm e a de 10mm, são boas, mesmo assim, qual ocular nessas mesmas distâncias focais trariam melhor qualidade nas observações?
Olá, eu tive de editar várias vezes a minha mensagem anterior mas não se preocupe porque não mudei nada, fiz isso apenas para deixar o texto o mais claro possível, porque muitos erros tem sido propagados e cometidos tanto por fabricantes e revendedores quanto por observadores, e estes ao iniciarem muitas vezes investem alto num equipamento que acaba sendo esquecido num canto da casa só porque não foi usado com critério, e isso precisa acabar.
Bruno
Moderador

Sim! É aí que eu me refiro Bruno, por isso sempre solicito orientação. Eu já adquiri uma TMB 30mm para o refletor, realmente ela se saiu muito bem mesmo aqui onde sofro muito com PL, o barril enegrecido faz muita diferença, por exemplo; as oculares Plossl de 25mm e de 10mm que veio no Mak 90, eu vejo, na lateral interna do barril o reflexo das imagens que observo!!!
Vou dar uma olhada nessas que indicou, pois essas TMB possuem "6 elementos", são de refinado acabamento, acredito sim, que farão diferença em comparação às Plossl comuns.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Re: Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  AGM Dom 23 Nov 2014, 11:47

Eu já adquiri uma TMB 30mm para o refletor, realmente ela se saiu muito bem mesmo aqui onde sofro muito com PL, o barril enegrecido faz muita diferença, por exemplo; as oculares Plossl de 25mm e de 10mm que veio no Mak 90, eu vejo, na lateral interna do barril o reflexo das imagens que observo!!! escreveu:

Só retificando minha resposta.
A ocular de 30mm que adquiri no site TELLESCOPIO, foi uma Plossl Série 500 de 30mm - com 4 elementos - e não uma TMB.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Re: Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  Bruno Seg 24 Nov 2014, 08:45

Retificando a minha resposta também, a TMB que eu indiquei não é de 25mm mas de 2.5mm, portanto essa vai "estourar" o limite de ampliação do seu Mak90 com 1250mm/2.5mm=500x ou seja, é mais que o dobro do que uma abertura de 90mm suporta (225x). Como você está buscando substituir a sua ocular de 25mm por outra de qualidade superior, no lugar da Plossl de 25mm poderiam ser usadas a Abbe Ortoscópica de 24mm (52x) ou a Meade HD 25mm (50x):
https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-abbe-ortoscopica-24mm
http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/ocular/meadehd60-25mm-detail

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Re: Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  AGM Seg 24 Nov 2014, 10:54

Sim, eu percebi! Nem eu mesmo acreditei quando vi uma ocular de “2.5mm“!!! Mas está lá!!!
Vou deixar essas sugestões que resolvemos na manga, pois minha prioridade no momento, são os livros.

Grato!
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Re: Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  Bruno Seg 24 Nov 2014, 15:09

AGM escreveu:Nem eu mesmo acreditei quando vi uma ocular de “2.5mm“!
Quanto à ocular TMB Planetary de 2.5mm que indiquei no lugar da de 25mm, eu aproveito a grande diferença entre as distâncias focais de ambas para lembrar que as oculares de campo amplo típicas são diferentes das planetárias. O design da ocular de campo amplo para céu profundo é concebido afim de observar imagens de objetos tênues e difusos, e uma ocular planetária é otimizada afim de proporcionar observações dos objetos brilhantes como a lua e os planetas sem perda significativa na definição (contraste), e nem nos detalhes proporcionados pelo poder de resolução do instrumento. Apesar dessa TMB Planetary possuir apenas 2.5mm de distância focal ela é uma ocular que além de naturalmente proporcionar ampliações elevadas, possui também uma transmissão de luz alta o suficiente a ponto de não afetar o contraste, porque as dispersões são minimizadas ao máximo pelos revestimentos nos elementos (6 divididos em 3 grupos). O campo aparente dela de 60º a torna fácil e confortável de ser utilizada apesar da curtíssima distância focal. Ela é indicada para os observadores lunares e planetários que buscam ver detalhes com o máximo de nitidez possível, desde que não se "estoure" com ela a capacidade máxima teórica de aumentos do telescópio usado. É indicada para ser utilizada com instrumentos de grandes aberturas e distâncias focais muito curtas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade Empty Re: Aquisição e Substituição - conhecendo a qualidade

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos