ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roda de Filtros

Ir em baixo

spica Roda de Filtros

Mensagem  Marco Botelho Dom 06 Jul 2014, 18:54

Prezados, boa noite!

Gostaria de compartilhar uma experiência com vocês.

Recentemente, adquiri a “Roda Expanse para 5 filtros” com a finalidade de incrementar meu telescópio Skywatcher 90mm AZ3.

O primeiro teste não deu certo, não consegui obter foco. Utilizei a seguinte sequência: focalizador, diagonal, roda expanse e ocular. Para este, utilizei a ocular de 10mm.

Após contato com o suporte, fui orientado a tirar a diagonal e colocar a roda expanse direto no focalizador. Funcionou perfeitamente! Porém, a visualização não é nada confortável sem a utilização da diagonal num refrator com montagem alta-azimutal.

Hoje, devido a esse fato, não utilizo mais a roda expanse. Tenho rosqueado o filtro direto na ocular e vou trocando na medida da necessidade. Isso não é nada prático em comparação com a ideia de utilizar a roda de filtros.

Caso alguém tenha um setup parecido com meu e tenha conseguido contornar o problema favor compartilhar.

Até mais.

Marco Botelho

Marco Botelho
Aspirante
Aspirante

spica Re: Roda de Filtros

Mensagem  Bruno Dom 06 Jul 2014, 19:21

Olá Marco Botelho, você experimentou essa sequência: focalizador, roda de filtros e por fim a diagonal com a ocular?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Marco Botelho Dom 06 Jul 2014, 20:00

Bruno, gostaria de informa-lo que estou iniciando na astronomia e este é o meu primeiro telescópio. Tenho pouca experiência na observação do céu.

Bom, o céu por aqui esta muito nublado. Então, fiz o teste com alvo terrestre.

Percebi que para alvos próximos, ~50 metros, consigo foco. Fiz um teste visualizando um transformador de um poste próximo. Já alvos mais distantes não obtive sucesso. Me pareceu que o comprimento do focalizador é pequeno para essa configuração. Ao fazer o ajuste, o alvo vai se definindo até faltar comprimento no focalizador.

Desde já agradeço sua atenção.

Marco Botelho

Marco Botelho
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Bruno Dom 06 Jul 2014, 20:52

Marco Botelho escreveu:Me pareceu que o comprimento do focalizador é pequeno para essa configuração. Ao fazer o ajuste, o alvo vai se definindo até faltar comprimento no focalizador.
Você pode aumentar o comprimento do focalizador da seguinte forma: se o foco ficou curto você pode utilizar um "extensor" no focalizador como por exemplo o "corpo" de uma Barlow. É só desenroscar a lente e utilizar apenas o corpo da Barlow que a ocular vai ficar mais afastada do focalizador. Ou então utilizar um extensor: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/acessorios/extensor-gso-1-25-35mm-detail
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: