ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roda de Filtros

2 participantes

Ir para baixo

Roda de Filtros Empty Roda de Filtros

Mensagem  Marco Botelho Dom 06 Jul 2014, 18:54

Prezados, boa noite!

Gostaria de compartilhar uma experiência com vocês.

Recentemente, adquiri a “Roda Expanse para 5 filtros” com a finalidade de incrementar meu telescópio Skywatcher 90mm AZ3.

O primeiro teste não deu certo, não consegui obter foco. Utilizei a seguinte sequência: focalizador, diagonal, roda expanse e ocular. Para este, utilizei a ocular de 10mm.

Após contato com o suporte, fui orientado a tirar a diagonal e colocar a roda expanse direto no focalizador. Funcionou perfeitamente! Porém, a visualização não é nada confortável sem a utilização da diagonal num refrator com montagem alta-azimutal.

Hoje, devido a esse fato, não utilizo mais a roda expanse. Tenho rosqueado o filtro direto na ocular e vou trocando na medida da necessidade. Isso não é nada prático em comparação com a ideia de utilizar a roda de filtros.

Caso alguém tenha um setup parecido com meu e tenha conseguido contornar o problema favor compartilhar.

Até mais.

Marco Botelho

Marco Botelho
Aspirante
Aspirante

Ir para o topo Ir para baixo

Roda de Filtros Empty Re: Roda de Filtros

Mensagem  Bruno Dom 06 Jul 2014, 19:21

Olá Marco Botelho, você experimentou essa sequência: focalizador, roda de filtros e por fim a diagonal com a ocular?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Marco Botelho Dom 06 Jul 2014, 20:00

Bruno, gostaria de informa-lo que estou iniciando na astronomia e este é o meu primeiro telescópio. Tenho pouca experiência na observação do céu.

Bom, o céu por aqui esta muito nublado. Então, fiz o teste com alvo terrestre.

Percebi que para alvos próximos, ~50 metros, consigo foco. Fiz um teste visualizando um transformador de um poste próximo. Já alvos mais distantes não obtive sucesso. Me pareceu que o comprimento do focalizador é pequeno para essa configuração. Ao fazer o ajuste, o alvo vai se definindo até faltar comprimento no focalizador.

Desde já agradeço sua atenção.

Marco Botelho

Marco Botelho
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Bruno Dom 06 Jul 2014, 20:52

Marco Botelho escreveu:Me pareceu que o comprimento do focalizador é pequeno para essa configuração. Ao fazer o ajuste, o alvo vai se definindo até faltar comprimento no focalizador.
Você pode aumentar o comprimento do focalizador da seguinte forma: se o foco ficou curto você pode utilizar um "extensor" no focalizador como por exemplo o "corpo" de uma Barlow. É só desenroscar a lente e utilizar apenas o corpo da Barlow que a ocular vai ficar mais afastada do focalizador. Ou então utilizar um extensor: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/acessorios/extensor-gso-1-25-35mm-detail
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo