ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Buscadoras

3 participantes

Ir para baixo

Buscadoras Empty Buscadoras

Mensagem  ajc Sáb 07 Jan 2012, 02:22

Ainda são comercialiadas buscadoras cromáticas, vejam:

http://www.vaztolentino.com.br/pages/516

ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras Empty Re: Buscadoras

Mensagem  Bruno Sáb 07 Jan 2012, 02:31

Excelente essa associação de uma buscadora com diagonal aliada a uma Red dot.
Ótima dica.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras Empty Buscadoras

Mensagem  AGM Ter 16 Dez 2014, 12:41

Vi umas buscadoras cromáticas da Toya, com valores bem acessíveis e algumas que não mencionam a marca.
- Elas são de boa qualidade pelo menos para essa função?
Porque existem buscadoras que, com o preço delas, pode-se comprar um 70mm/700mm da Skywatcher AZ.
Minha red-dot do refletor está quebrada, e preciso substituí-la.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras Empty aberração

Mensagem  ajc Ter 06 Jan 2015, 21:54

Olá AGM, buscadoras cromáticas podem apresentar aberrações incômodas. Se for apenas para apontar planetas e principais estrelas pode funcionar bem. Pense também na possibilidade de uma outra red dot para o seu tele. Red dot e buscadoras ópticas fazem uma boa dobradinha em apontamento.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras Empty Re: Buscadoras

Mensagem  AGM Ter 06 Jan 2015, 23:32

Pense também na possibilidade de uma outra red dot para o seu tele. Red dot e buscadoras ópticas fazem uma boa dobradinha em apontamento. escreveu:

Valeu AJC! Pretendo resolver o problema da peça quebrada fabricando uma em metal. - Pode me explicar essa "dobradinha" e se tiver, alguma dica de algo interessante ?
Pois ontem, para fotografar Júpiter em foco primário, tudo bem, mas ao colocar uma ocular de 10mm para projeção... - quem disse que eu conseguia localizar?
Um mínima falha dificulta o apontamento preciso com oculares de distâncias focais curtas, para maiores, com 25mm por exemplo, não há problema, só que ao alinhar uma red-dot com uma ocular de 25mm você não percebe se está um pouquinho fora do do centro do campo.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras Empty Dobradinha

Mensagem  ajc Qua 07 Jan 2015, 18:54

Ola AGM, as duas buscadoras optica e red dot podem trabalhar juntas. Quando apontamos para um alvo diretamente a buscadoa optica pode ser vantagem pois ela nao estraga e nao precisa de bateria. Mas para apontamentos indiretos, onde temos poucas estrelas, o ponto vermelho nos da a posicao aproximada de onde o alvo pode estar em referencia a outros objetos. Vou dar um exemplo; para apontar planetas ou a Lua nao precisa gastar sua red dot pois uma buscadora optica bem alinhada vai dar conta do recado. Mas se quiseres, por exemplo, a galaxia do sombrero, M104, em Virgo, voce olha a constelacao do Corvo e faz um apontamento indireto para a galaxia colocando o ponto vermelho em uma posicao compativel com os mapas. Lembrando que o alinhamento mais preciso de uma buscadora deve ser feito para um alvo TERRESTRE com o aumento maximo a ser utilizado.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras Empty Re: Buscadoras

Mensagem  AGM Qua 07 Jan 2015, 23:25

Quando apontamos para um alvo diretamente a buscadoa optica pode ser vantagem pois ela nao estraga e nao precisa de bateria. Mas para apontamentos indiretos, onde temos poucas estrelas, o ponto vermelho nos da a posicao aproximada de onde o alvo pode estar em referencia a outros objetos. Vou dar um exemplo; para apontar planetas ou a Lua nao precisa gastar sua red dot pois uma buscadora optica bem alinhada vai dar conta do recado. escreveu:
- Então não preciso necessariamente de uma como por exemplo, uma 6x30 do Armazém do Telescópio, que custa o mesmo que um refrator 70mm (350,00). Poderia ser uma da óptica da Toya - R$90,00 - mesmo que não seja cromática, apenas para localizar um alvo no céu, como um planeta por exemplo?

Lembrando que o alinhamento mais preciso de uma buscadora deve ser feito para um alvo TERRESTRE com o aumento maximo a ser utilizado. escreveu:
Eu sempre alinhei, pelo que li e fui orientado até agora, com as oculares que dão a menor ampliação possível e não com uma que proporciona o maior aumento!
- Se eu alinhar minha red dot com a maior ampliação que tenho, não ficará desalinhada para apontar para um alvo menor?


AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras Empty buscadoras

Mensagem  ajc Qui 08 Jan 2015, 12:10

Olá AGM, respondendo:

1 - se você não se importar com a imagem azulada de uma buscadora que não seja acromática, pode usar uma Toya sem problemas. Eu até dou uma dica de diafragmar a abertura dela para 15mm fim de melhorar a imagem sem comprometer o apontamento.

2 - se quiseres ter precisão no seu apontamento, para qualquer buscadora, alinhe sua buscadora para um alvo TERRESTRE com o aumento máximo que você pretende usar na sua seção observacional da noite.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras Empty Re: Buscadoras

Mensagem  AGM Qui 08 Jan 2015, 14:12

Valeu AJC!
Ainda vou numa tornearia ver se fabrico a peça que quebrou da red dot, certamente dá para fazer isso e deixar ainda o trilho de encaixe mais firme e mais preciso.

Vou realinhar a buscadora conforme você descreveu e ver confirmar o resultado.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras Empty Re: Buscadoras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos