ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Buscadoras, um HELP por favor.

3 participantes

Ir para baixo

Buscadoras, um HELP por favor. Empty Buscadoras, um HELP por favor.

Mensagem  AGM Sex 23 Jan 2015, 12:05

Preciso de uma buscadora para o meu refletor Heritage 144mm, encontrei essas da marca TOYA, creio não serem "acromáticas", mas a finalidade é apenas para apontar para um astro no céu, especialmete para DSO. E também o que seria preciso para acoplá-la no telescópio, pois a base que sustenta a red-dot que tenho aqui é diferente.
Como seus valores são bem em conta, gostaria de um parecer desses três modelos dos links:
http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/produto_1660_4527_Luneta-Localizadora-5x24-Finderscope-Toya
#
http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/produto_1661_4527_Luneta-Localizadora-6x30-Finderscope-Toya
#
http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/produto_9327_4527_Luneta-Localizadora-6x30-Finderscope-Toya-com-prisma-90-graus-

Todas elas têm essas especificações, e não encontrei nada referente a isso a não ser empresas que produzem plático para vários segmentos da indústria.
Corpo em ABS com 3 parafusos de metal para regulagem de mira.
Procedência..... RPC
Fabricante ...Toya Optical
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras, um HELP por favor. Empty Re: Buscadoras, um HELP por favor.

Mensagem  carlos-sora Qua 18 Fev 2015, 14:02

Opa amigo AGM.

Cara, com certeza é melhor que a RED DOT q temos. Acho que é válido sim o investimento, já que com um pouco de ampliação e uma razoável abertura, vai dar para captar objetos mais tênues, como se fosse um binóculos.

O que vai ter q ser feito é uma adaptação. Se tiver realmente disposto a arriscar a comprar e depois conectar no telescópio, conte-nos a experiência, pq com certeza vou me interessar bastante.

Quando fui à procura do cometa C/2014 Q2 LOVEJOY, eu tive sérios problemas para acha-lo no telescópio, já que a olho nú, onde moro (São Paulo/SP), era impossível vê-lo. Para piorar o cometa tava próximo do zênite. Ai tive que deitar debaixo do meu telescópio, procurar com o binóculos e intercalar com a Red Dot, criando um ponto imaginário na Red Dot para que eu conseguisse encontrar pelo telescópio. HORRÍVEL! Ai que vi a necessidade de uma BUSCADORA DE VERDADE. A Red Dot é mto útil e simples para objetos visíveis à olho nú, planetas e a lua super tranquilo. Mas para procurar aglomerados e nebulosas é uma verdadeira merda srrssr....

Porém já ouvi e li relatos de que os produtos da Toya não são muito bons. Pode-se comparar aquipamentos deles com a Skywatcher, são quase a metade do preço.

Mesmo assim acho q vai ser uma melhor experiência que a simples Red Dot.

Vamos ver se alguém aqui dá um relato e experiência prática dessas buscadoras.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras, um HELP por favor. Empty Re: Buscadoras, um HELP por favor.

Mensagem  AGM Qua 18 Fev 2015, 14:27

carlos-sora escreveu:
1- Porém já ouvi e li relatos de que os produtos da Toya não são muito bons. Pode-se comparar aquipamentos deles com a Skywatcher, são quase a metade do preço.

Quanto aos valores R$ Toya, Silstar, Greika e outros, estão hoje em dia paralelamente ao de marcas conceituadas e não mais baratos.
A minha dúvida nessas buscadoras é quanto à qualidade, não diz se as lentes são com tratamento ED ou acromáticas, daí não adianta o investimento mesmo. Uma buscadora forte com uma 6x23 que não seja acromática é tão ruim quanto um refrator também não acromático.
Eu tenho uma luneta aqui em casa, emprestada, uma Greika (50mm | 360mm d/f | F/7,2 com lentes "coated" ou seja, revestimento simples), a ocular que a acompanha é uma H20mm de 0,965' gerando uma ampliação de 18x e lhe digo, a imagem para observação é boa, tanto terrestre ou astronômica. Também no conjunto com essa luneta está uma barlow, com corpo todo ABS, de péssima qualidade, com essa barlow as imagens ficam extremamante ruins, mas usando somente a ocular, me surpreendi.
Se eu adaptar essa luneta em cima do 114mm Heritage, posso usá-la como buscadora, então poderia investir numa ocular de mesma polegada com qualidade melhor, com 4 elementos ED.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras, um HELP por favor. Empty Re: Buscadoras, um HELP por favor.

Mensagem  Dry Qua 04 Mar 2015, 21:58

AGM, se for para investir em uma buscadora aconselho vc a comprar uma 8x50 ! Parece pouca diferença para a de 6x30, mas a maior abertura irá lhe proporcionar uma melhor busca por objetos, principalmente DSO'O tênues. Tenho as buscadoras de 6x24 e 8x50 e a diferença é gritante, muita coisa mesmo. Ao observar a galáxia do Sombreiro por ambas, ela simplesmente some na buscadora de 6x24, ficando impossível detectar algo. Já na de 8x50 é possível notar nitidamente sua forma.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Buscadoras, um HELP por favor. Empty Re: Buscadoras, um HELP por favor.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos