ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como achar a nebulosa de Órion

4 participantes

Ir para baixo

Como achar a nebulosa de Órion  Empty Como achar a nebulosa de Órion

Mensagem  Bonito Dom 26 Ago 2018, 18:16

Comprei um telescópio de 70mm, com duas lentes: 26mm e 9.7mm com a barlow 2x.

Alguem poderia me explicar como eu faço para achar a nebulosa M42, ou a nebulosa de orion com precisão?? vejo videos na internet sobre como achar porem olho e não acho nada. Moro em SC e não sei direito se estou olhando certo, se alguem puder me explicar passo a passo e um horário bom para ver eu ficaria muito agradecido Very Happy

Bonito
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Como achar a nebulosa de Órion  Empty achar nebulosa de orion

Mensagem  HERODES Dom 26 Ago 2018, 21:05

primeiramente identifique as 7 estrelas mais brilhantes dessa constelação(conhecidas como Sete Estrelo) ,que são as 4 de cada ponta (Rígel, Saiph, Betelgeuse e Bellatrix) e ao centro tem as 3 marias (não me lembro o nome dessas estrelas agora) , dessas 4 estrelas das pontas há uma amarela que oscila muito (Betelgeuse) ,há uma azul ao lado (Bellatrix) ,do outro lado das 3 marias , há uma Estrela azul bem brilhante (esta é rígel que é também a sétima mais brilhante do céu),ao lado dela haverar uma azul bem menos brilhante (esta é a Saiph ) que das 7 estrelas é a menos brilhante, dai abaixo da Saiph há uma Estrela pouco menos brilhante , esta é Hatysa (oitava mais brilhante de Orion) pouco mais abaixo dessa estrela você achara um ponto azul menos brilhante ainda que Hatysa, só que visível ainda este ponto azul que não oscila é a nebulosa de orion ,pouco mais abaixo você encontra as 3 marias novamente, ou seja entre as 3 marias e aEstrela Hatysa que esta pouco mais abaixo de Saiph esta a Nebulosa de Órion!
identificando todas essas estrelas e se o céu estiver limpo, não tem erro de achar!
HERODES
HERODES
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Como achar a nebulosa de Órion  Empty Re: Como achar a nebulosa de Órion

Mensagem  José Paulo da Rocha Neto Dom 09 Set 2018, 11:39

Olhe para as três marias, logo abaixo você verá 3 outras estrelas pouco brilhantes, na posição inversa das três marias, ex: se as 3 marias estiverem na horizontal, proucure logo abaixo 3 estrelas na vertical, elas são bem fracas e parecem ter uma névoa na frente, é a nebulosa de Órion! O horário ideal é quando a constelação estiver no zênite (ponto mais alto do céu) outra dica é a nebulosa da laguna e triffid, normalmente temos que encontrar sagitário ligar diversas estrelas para encontrar, mas atualmente ela está bem próxima de saturno, quase no mesmo lugar, então fica mais fácil, recomendo proucurar algum tempo depois de escurecer, novamente quando estiver no zênite, também recomendo fortemente utilizar o app Stellarium, é pago na forma Mobile, se não quiser pagar utilize o Skymap

José Paulo da Rocha Neto
Curioso
Curioso

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Como achar a nebulosa de Órion  Empty Re: Como achar a nebulosa de Órion

Mensagem  Dry Seg 10 Set 2018, 09:53

M42 fica bem próxima as Três Marias, mas ela só começa a aparecer por volta de 01:00hs da madrugada. Então vc tem aguardar um pouco mais para que ela esteja mais alto no céu. Use a ocular de menor ampliação, no seu caso a de 26mm e sem a barlow. Aponte para o leste, que é onde o sol nasce, e depois que achar as Três Marias vc verá uma pequena "nuvem" na parte de cima, isso é, se o seu céu não tiver poluição luminosa.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Como achar a nebulosa de Órion  Empty Re: Como achar a nebulosa de Órion

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos