ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

4 participantes

Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  thiagomandrade Sáb 20 Fev 2016, 12:00

Quinta-feira, por volta das 23:00, o céu estava ótimo (para São Paulo), ou melhor, estaria se nossa amiga Lua não estivesse imponente no céu, era como se dissesse para todos: "Quem importa sou eu, não essas outras estrelinhas ai!"

Bom... já que a Lua não iria a lugar algum, e eu sabia que em meia hora o céu poderia ficar horrível (como realmente ficou após uns 45 min de observação) resolvi colocar meu telescópio para fora e olhar nosso querido satélite.
Essa foi a primeira vez que olhei para a lua com o novo telescópio (SkyWatcher 10"), eu sabia que seu brilho estaria muito forte, mesmo com o filtro que possuo para a ela, mas não esperava tanto! Eu mal conseguia olhar para nossa amiga, e tive que apelar para a união do meu filtro lunar com o meu #80A (Azul).

Valeu a pena... que vista!

Iniciei a observação com minha Wideangle de 15mm, mudei para minha Plossl de 10mm, de 6mm até cheguei a usar minha de 4mm.
Foi lindo ver a Lua tão de perto, majestosa como só ela pode ser, inesquecível!

Depois que algumas nuvens me serviram de filtro natural resolvi brincar com meu iPhone e tirar algumas fotos, não usei nenhum aparato especial, só posicionei ele com a mão e tirei as fotos. Achei o resultado bem legal se pensar que estava sem nenhuma estrutura adicional.

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez 2whfdia
Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez 21al3zk
Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez 2qxc5mx
Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez 9atn4i

Espero que tenham gostado do relato e que gostem das fotos.

Abraços a todos.
thiagomandrade
thiagomandrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 161
Data de inscrição : 06/02/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Re: Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  CiceroS Sáb 20 Fev 2016, 13:43

Ô, finalmente "inaugurou", hein, Thiago? E precisou de duplo filtro pra encarar essa lua de quinta-feira?  Pudera, com esse dobro de espelho do meu...

Nesse mesmo dia e horário eu também estava com ela em foco, inaugurando a ocular Expanse Dual ED 5mm que comprei. E aquela "fronteira" como mostrada na 3a. foto de cima pra baixo estava bem legal pra observar, né?
CiceroS
CiceroS
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 57
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Re: Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  thiagomandrade Sáb 20 Fev 2016, 15:29

Realmente Cícero, já não era sem tempo! Mas as noites estavam péssimas esse mês.

Já tinha conseguido observar Júpiter e seus quatro satélites e a Nebulosa de Órion bem no começo do mês com a lua nova, mas a lua propriamente dita não tinha aparecido para mim depois que o telescópio chegou, ao menos não sem nuvens ou chuva... hahaha

Quase fiquei cego só com o meu filtro lunar (50%)... hahaha
Tive que apelar sim, mas depois que as nuvens chegaram ficou mais tranquilo!

Passei um bom tempo olhando aquela fronteira, estava muito boa mesmo!

Mas mudando de assunto, onde você compro essa sua Expanse Dual ED 5mm? Estou atrás de uma!
thiagomandrade
thiagomandrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 161
Data de inscrição : 06/02/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Re: Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  CiceroS Sáb 20 Fev 2016, 16:43

Então, Thiago, nessa mudança de assunto aí...

Essa Expanse foi um achado lá no mercado de usados do Face, novas no Armazém do Telescópio só as de aumento médio. Mas a contar a descrição das Expanses no Armazém: "Com a mesma ótica das Starguider e Paradigm, mas com coatings aprimorados...", etc., etc., etc., pode valer a pena investir na Starguider, felizmente disponível na loja Tellescópio:

https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/oculares-wide-angle/starguider-dual-ed-5mm

Ou numa TMB Planetary, também em estoque lá, nas aí eu não saberia dizer da diferença entre elas.
CiceroS
CiceroS
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 57
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Re: Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  thiagomandrade Sáb 20 Fev 2016, 18:54

Ahhh legal! Vou olhar lá. Quem sabe eu não compro uma em breve.
thiagomandrade
thiagomandrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 161
Data de inscrição : 06/02/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Re: Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  Jonas J Sáb 20 Fev 2016, 20:55

Se não me engano também estive observando a lua nessa noite, em particular a bela baía do Arco Íris (Sinus Iridum), que como pode ser constatado na primeira imagem, estava em posição favorável para observação, já quase no limite entre a luz e penumbra, revelando bem, também em maiores ampliaçoes, a cordilheira Montes Jura que a contorna, em formato de semicírculo.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Re: Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  CiceroS Sáb 20 Fev 2016, 21:27

Realmente, Jonas. Ao norte, delineando a Baía do Arco Íris, o Montes Juras se destacava que era uma beleza:

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez 2je8rhs


Mas eu fiquei mais ao sul, a cratera Gassendi roubou quase todo o meu tempo de observação, fiquei cativo dela...rs.

CiceroS
CiceroS
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 57
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Re: Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  thiagomandrade Sáb 20 Fev 2016, 21:55

Concordo com você Cícero, a cratera Gassendi saltava aos olhos nessa noite. Posição perfeita para observa-la.
thiagomandrade
thiagomandrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 161
Data de inscrição : 06/02/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Re: Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  zVictorMelo Dom 21 Fev 2016, 13:12

Bela Astrofoto mano!!!
Em relação as oculares TMB e Starguider,se não me engano a TMB é mais indicada para observação de planetas e a lua por ser uma ocular Planetária,já a Starguider ED é mais interessante para DSOs porém nada impede de adquirir uma ocular de 5mm Starguider ao contrário de uma TMB,tudo depende das suas necessidades.
Mas minha recomendação é utilizar as oculares TMB para grandes ampliações e oculares Starguider para baixas ampliações ( justamente pelo melhor brilho que ela vai fornecer,claro que devemos levar em conta tambem o telescópio,porem comparada a ocular TMB a Starguider fornecerá mais brilho,a diferença é pequena entre as duas mas pode ser considerada )
zVictorMelo
zVictorMelo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 110
Data de inscrição : 03/10/2015
Localização : Itabuna - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez Empty Re: Relato de observação - A Lua pela "primeira" vez

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos