ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

4 participantes

Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  cyllaz Ter 21 Jul 2015, 22:20

Desculpem pessoal, acabou de me surgir mais uma duvida...
Se a força g, é a grosso modo a força da aceleração sobre a matéria, e a força da gravidade nada mais é do que a torção do espaço que faz com que a matéria constantemente caia sobre o corpo causador da distorção, então ambos sofrem a mesma força de aceleração?? pois com o espaço torcido, a matéria literalmente cai "em linha reta" acelerando, assim como ocorre com a força g, desculpem, não consigo explicar minha duvida de outra forma.
Esse tipo de informação eu não acho na internet, e também estava procurando um local para discutir sobre estes assuntos.
cyllaz
cyllaz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  Bruno Ter 21 Jul 2015, 23:15

cyllaz escreveu:com o espaço torcido, a matéria literalmente cai "em linha reta" acelerando
Seja bem vindo cyllaz. Considerar um movimento em linha reta no espaço pode ocultar a realidade de uma trajetória. Por exemplo, num hipotético mergulho da matéria dentro de um buraco negro típico, ele se faz numa trajetória de descida na forma de uma espiral. Começa circulando pelo horizonte de eventos numa trajetória que vai diminuindo ou "apertando" o seu raio à medida em que desce cada vez mais rápido em direção à singularidade.

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Images?q=tbn:ANd9GcRv8QWzglcqMTYVKnb54Cns3bBV50mNajGoH5rCK-cbKIsJav8Kqg

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Photo20130526101811

Outro exemplo é a realidade das trajetórias da terra e do sol através do espaço em direção ao Apex, que não se dão em linha reta mas num movimento helicoidal.

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? H%25C3%25A9lice

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? 24_A35_4

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  cyllaz Ter 21 Jul 2015, 23:50

Bruno escreveu:[justify]
cyllaz escreveu:com o espaço torcido, a matéria literalmente cai "em linha reta" acelerando
Seja bem vindo cyllaz. Considerar um movimento em linha reta no espaço pode ocultar a realidade de uma trajetória. Por exemplo, num hipotético mergulho da matéria dentro de um buraco negro típico, ele se faz numa trajetória de descida na forma de uma espiral. Começa circulando pelo horizonte de eventos numa trajetória que vai diminuindo ou "apertando" o seu raio à medida em que desce cada vez mais rápido em direção à singularidade.

Sim, entendo, mas pelo que eu entendo da gravidade, essa espiral ainda é uma linha reta, ainda é a mesma direção continua, e o que esta torcido é o espaço, "a realidade" esta torcida, mas ainda é a mesma direção continua, visto que a luz, que somente viaja em uma unica direção se curva para dentro da singularidade, bom isso é o que eu entendo sobre gravidade, logo essa força de queda da mateia em direção a singularidade não seria a mesma da força g ?? se por um acaso for sim, a força g seria tão esmagadora como a força da gravidade, logo as duas forças não seriam a mesma coisa ??
cyllaz
cyllaz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  Alexandre Magno Costa Qua 22 Jul 2015, 10:08

Força da gravidade é uma força de atração de um corpo em relação a outro independendo da massa do corpo que está sendo atraído, é uma característica da massa atrair outra massa a sua volta mesmo que a atração seja muito pequena.
O que chamamos "força g", é uma unidade de aceleração que serve para medir a aceleração em que um corpo está submetido, a aceleração que o corpo experimenta devido a tendencia em continuar parado ou em movimento sem aceleração de acordo com a 1 lei de newton. Ela depende da massa do corpo que esta sendo acelerado.
Logo, um corpo aqui na terra experimenta constantemente 1g correspondente a gravidade, porém ele poderá estar submetido a outras acelerações como dentro de um carro, e sua resultante poderá gerar outros "g" (outras acelerações).

Alexandre Magno Costa
Curioso
Curioso

Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/07/2015
Idade : 38
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  cyllaz Qua 22 Jul 2015, 18:33

Alexandre Magno Costa escreveu:Força da gravidade é uma força de atração de um corpo em relação a outro independendo da massa do corpo que está sendo atraído, é uma característica da massa atrair outra massa a sua volta mesmo que a atração seja muito pequena.
O que chamamos "força g", é uma unidade de aceleração que serve para medir a aceleração em que um corpo está submetido, a aceleração que o corpo experimenta devido a tendencia em continuar parado ou em movimento sem aceleração de acordo com a 1 lei de newton. Ela depende da massa do corpo que esta sendo acelerado.
Logo, um corpo aqui na terra experimenta constantemente 1g correspondente a gravidade, porém ele poderá estar submetido a outras acelerações como dentro de um carro, e sua resultante poderá gerar outros "g" (outras acelerações).

pelo que eu entendo de gravidade, ela não "atrai", é a matéria que destorce o espaço a sua volta e faz com que a matéria de massa menor caia sobre esse espado destorcido, então as coisas literalmente estão caindo e não sendo "atraídas", bom mas isso é apenas o que eu entendo de gravidade, logo as coisas caindo geram força g, posso estar errado, logo é uma duvida mesmo rs ^^
cyllaz
cyllaz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  Alexandre Magno Costa Qua 22 Jul 2015, 19:14

Pela teoria relativística de Einstein a massa gera uma distorção no espaço. Mas matéria atrai matéria. isso é fato.

Alexandre Magno Costa
Curioso
Curioso

Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/07/2015
Idade : 38
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  thor00 Qua 22 Jul 2015, 19:47

A força da gravidade na terra é equivalente a uma aceleração de 9,8 m/s², sendo classificado g como (9,8 m/s²), se temos uma força de 10g por exemplo, temos 10x a força da gravidade, portanto 98 m/s², resultante de algum movimento como um acidente de carro com uma frenagem brusca, ou entao alguma manobra brusca de uma aeronave, e também corpos celestes com grande massa. G é somente um parâmetro utilizado para medir uma determinada aceleração
thor00
thor00
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/07/2015
Idade : 28
Localização : Laje do Muriaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  cyllaz Qua 22 Jul 2015, 22:50

thor00 escreveu:
A força da gravidade na terra é equivalente a uma aceleração de 9,8 m/s², sendo classificado g como (9,8 m/s²), se temos uma força de 10g por exemplo, temos 10x a força da gravidade, portanto 98 m/s², resultante de algum movimento como um acidente de carro com uma frenagem brusca, ou entao alguma manobra brusca de uma aeronave, e também corpos celestes com grande massa. G é somente um parâmetro utilizado para medir uma determinada aceleração

Então, é isso mesmo que eu penso ^^
mas então, as forças podem ser consideradas as mesmas ????
Essa força de "atração" causada pela gravidade, pode ser considerada a mesma da força g de aceleração ??
A força em si e não a "causa" propriamente dita...
Apenas a força, o que me prende a terra, é uma queda, é uma força de aceleração ??
Pois a gravidade, ela não prende, não tem algo que segure, não é como um imã, é mais como uma queda mesmo...
é isso que estou tentando entender, essa força de "queda" é a mesma força g causada pela velocidade, lembrando que a questão não é sobre a causa...
desculpem não consigo explicar minha duvida de uma forma melhor...
cyllaz
cyllaz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  thor00 Qua 22 Jul 2015, 23:12

entendo, essa força que nos prende a terra é uma aceleração denominada força g, assim como outras medidas são utilizadas como parâmetros pra qlqr outra medida, como por exemplo UA(unidade astronômica) que é a distancia da terra ao sol no caso 150 milhões de km, já o caso de estarmos sempre em atração constante é uma lei universal da gravidade, sempre um corpo de maior massa tem uma gravidade maior portanto atrai o corpo de menor massa, baseado na lei de newton, F=Gm1m2/r² (onde, F = força gravitacional entre dois objetos, G = constante gravitacional universal, m1 e m2 = massa dos dois objetos, e r = distancia entre o centro de massa de m1 e m2). Para tentar explicar algo mais q vc tenha dúvida podemos equiparar as medidas (1UA = 150x10^6km | 1G = 9,8 m/s²). Por fim podemos obter a força de gravidade de qualquer corpo celeste a partir de sua massa com a fórmula g=GM/r² (M é a massa do corpo celeste)
thor00
thor00
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/07/2015
Idade : 28
Localização : Laje do Muriaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  cyllaz Qui 23 Jul 2015, 00:42

thor00 escreveu:entendo, essa força que nos prende a terra é uma aceleração denominada força g

Simples e direto, era essa a resposta que eu estava esperando confirmar, muito obrigado, eu entendi tudo o que você escreveu, todos me ajudaram muito, com a torção do espaço causada pela gravidade, estamos sempre presos a terra por essa força de aceleração, essa força g(aceleração) exercida sobre nós causada pela força G(gravidade), essa foi a conclusão simples que eu tirei...
cyllaz
cyllaz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa? Empty Re: Força g e força da gravidade podem ser considerados a mesma coisa?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos