ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

buscadora...

5 participantes

Ir para baixo

buscadora...  Empty buscadora...

Mensagem  isaiasgreika Sex 03 Jul 2015, 02:20

Não consigo usar minha buscadora, de todas as vezes que tentei utilizar, ela não foi eficiente, tem alguma dica?

isaiasgreika
Curioso
Curioso

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

buscadora...  Empty Re: buscadora...

Mensagem  AlvaroMiranda Sex 03 Jul 2015, 07:46

Olá Isaias, geralmente nos manuais dos telescópios eles ensinam como ajustar a buscadora. Mas em todo o caso faz o seguinte:
Durante o dia, aponte o telescópio para algo distante, uma arvore, um poste, qualquer objeto FIXO, centralize esse objeto no centro da ocular, feito isso , você ajusta a buscadora para que esse mesmo objeto fique exatamente no centra dela.

Abs
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

buscadora...  Empty Re: buscadora...

Mensagem  Dry Sex 03 Jul 2015, 15:22

Complementando a orientação do amigo Alvaro, também existe uma regulagem de foco na maioria das buscadoras e sua regulagem irá proporcionar um melhor uso.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

buscadora...  Empty Solução alternativa

Mensagem  jmpmarques Seg 20 Jul 2015, 19:48

Olá! Boa noite.

Sou novo no ramo e também tive dificuldades ao usar a buscadora que vem com meu telescópio.

Após tentar, tentar e tentar, fui radical e apenas ignorei a existência dele por esse não ser de boa qualidade (mesmo! nem focar era possível).

Uma saída que encontrei foi fazer o uso de um laser verde, comprado na internet, por um preço razoável e adaptá-lo ao telescópio.

Para calibrar, fiz exatamente o que os colegas mencionaram acima.

Daí tudo ficou fácil! Eu aponto o laser para onde quero observar e pow! Na mosca!!! (dessa forma também dói menos meu pescoço hehehe)

Algumas pessoas não acham legal o uso do laser, mas pra mim, um iniciante, tem trazido muita satisfação.

Grande abraço e boa sorte!
jmpmarques
jmpmarques
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 50
Data de inscrição : 01/07/2015
Idade : 37
Localização : RJ / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

buscadora...  Empty Re: buscadora...

Mensagem  Bruno Seg 20 Jul 2015, 19:53

Olá jmpmarques, ótima idéia e com certeza depois de calibrada a pontaria fica certeira. Tenho uma aqui e vou instalar ela no lugar da buscadora de um Vixen 70mm pra ver como fica. Valeu a dica.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

buscadora...  Empty Re: buscadora...

Mensagem  Dry Seg 20 Jul 2015, 20:47

jmpmarques escreveu:Olá! Boa noite.

Sou novo no ramo e também tive dificuldades ao usar a buscadora que vem com meu telescópio.

Após tentar, tentar e tentar, fui radical e apenas ignorei a existência dele por esse não ser de boa qualidade (mesmo! nem focar era possível).

Uma saída que encontrei foi fazer o uso de um laser verde, comprado na internet, por um preço razoável e adaptá-lo ao telescópio.

Para calibrar, fiz exatamente o que os colegas mencionaram acima.

Daí tudo ficou fácil! Eu aponto o laser para onde quero observar e pow! Na mosca!!! (dessa forma também dói menos meu pescoço hehehe)

Algumas pessoas não acham legal o uso do laser, mas pra mim, um iniciante, tem trazido muita satisfação.

Grande abraço e boa sorte!
Para objetos brilhantes até que fica legal sim, mas fica difícil apontar para um DSO tênue que vc não consegue ver a olho nu.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

buscadora...  Empty Re: buscadora...

Mensagem  Bruno Seg 20 Jul 2015, 20:57

Dry escreveu:
Para objetos brilhantes até que fica legal sim, mas fica difícil apontar para um DSO tênue que vc não consegue ver a olho nu.
De fato isso deve ser considerado pois as nebulosas muito tênues e os pequenos aglomerados ficarão difíceis de serem localizados, pois necessitam de ou um "olho clínico" treinado durante anos ou então de uma pequena luneta de pontaria 6 x 30mm por exemplo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

buscadora...  Empty Re: buscadora...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos