ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot

4 participantes

Ir para baixo

Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot Empty Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot

Mensagem  Lucas87 Ter 17 Dez 2013, 20:39

Pessoal, criei este tópico para debatermos os pontos positivos e negativos destes dois tipos de buscadora... Porém nunca observei com uma red-dot, então queria saber a opinião de alguém que tenha observado com as duas...
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot Empty Re: Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot

Mensagem  Bruno Sáb 21 Dez 2013, 10:09

Ao contrário de uma buscadora comum a buscadora Red Dot é uma ferramenta sem ampliação, e que usa uma janela de vidro revestido para sobrepor a imagem de um pequeno ponto vermelho ao céu noturno. Ela é equipada com um controle de brilho variável, controle de ajuste de azimute e controle de ajuste de altitude, e é alimentada por uma bateria de lítio de 3 volts localizada na parte de baixo. Para usar a buscadora, basta olhar através do tubo de mira e mover o telescópio até que o ponto vermelho se sobreponha com o objeto. Lembre-e de manter os olhos abertos quando estiver fazendo a busca. A Red Dot deve ser devidamente alinhada com o telescópio principal antes do uso, e o alinhamento é um procedimento simples, usando os botões de controle de azimute e altitude. Recomenda-se também limpar periodicamente o visor para eliminar a poeira e também a umidade proveniente do orvalho durante as observações realizadas no inverno.
Para usar a buscadora abra a tampa da bateria puxando-a para baixo erguendo as duas pequenas ranhuras, retire a proteção plástica de transporte sobre a bateria e depois ligue a buscadora Red Dot, girando o controle de brilho variável no sentido horário até ouvir um "clique". Continue girando o botão de controle para aumentar o nível de brilho. Depois coloque uma ocular de baixa potência no focalizador do telescópio e localize um objeto luminoso, posicionando o telescópio de modo a que o objeto esteja situado no centro do campo de visão. Com os dois olhos abertos olhe o objeto através do tubo de mira. Se o ponto vermelho se sobrepor ao objeto, a buscadora Red Dot estará perfeitamente alinhada, se não, torne a ajustar os controles de azimute e altitude até que o ponto vermelho sobreponha o objeto (alvo). Apesar de ter duas dessas por uma questão de gosto eu prefiro as buscadoras tradicionais, mas essa Red Dot funciona perfeitamente e com precisão.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot Empty Red Dot

Mensagem  ajc Dom 29 Dez 2013, 21:11

A buscadora do tipo Ponto Vermelho oferece uma caracteristica bem interessante: ela permite que vc aponte para um ponto no vazio onde, provavelmente, estaria um determinado objeto invisível a olho nú.
Um exemplo: a galáxia M104, o sombreiro, em Virgo. Usando como referencia a constelação de CORVUS podemos, com uma Red Dot, apontar diretamente para a galáxia
Em se tratando de objetos visíveis a olho nu ela não oferece vantagem sobre a buscadora óptica.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot Empty Re: Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot

Mensagem  Perene Sáb 05 Abr 2014, 08:21

Bruno, como a gente faz pra limpar a Red Dot? É que a minha veio com uma sujeirinha branca na lente dela...

Eu ainda não cheguei a montar a mesma no telescópio, mas notei que além da Red Dot veio uma bússola bem pequena de plástico com ela. O tele é um MAK 90.
Perene
Perene
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot Empty Re: Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot

Mensagem  Bruno Sáb 05 Abr 2014, 08:38

Perene escreveu:Bruno, como a gente faz pra limpar a Red Dot? É que a minha veio com uma sujeirinha branca na lente dela....
Existem kits de limpeza para lentes para todos os gostos e "bolsos", que vem com um pincel de cerdas limpas, bomba de ar de borracha, líquido limpador, flanela e etc... , confira: http://lista.mercadolivre.com.br/kit-de-limpeza-para-lentes
Se possível adquira um desses kits e efetue os procedimentos para a limpeza. Se não surtir efeito entre em contato imediatamente com o vendedor, e peça para efetuarem a troca da buscadora.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot Empty Re: Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot

Mensagem  Perene Sáb 05 Abr 2014, 09:38

Eu estou me comunicando com a loja, mas a sujeirinha branca na Red Dot não tinha notado até agora, também porque não instalei a mesma ainda.

Não é poeira, é uma sujeira daquelas que só sai com líquido provavelmente.

Ainda aguardo uma resposta deles, mas gostaria de saber como limpar a Red Dot.

Achei esses links:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549719928-kit-profissional-de-limpeza-de-lentes7-em-1-canon-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550312100-kit-7-em-1-profissional-de-limpeza-nikon-plentes-e-cameras-_JM

O primeiro link diz isso:

*************
Como usar:

Remover o pó e as impurezas da superfície da lente com o soprador de ar e/ou escova retrátil. Primeiro use sempre o soprador de ar para remover partículas de sujeira e pó solto. Se você não fizer isso, pode acabar arranhando a lente.
Pulverizar o líquido de limpeza para lentes no papel 1 ~ 2 vezes. Adicionar uma gota ou duas de Limpador de Lentes no lenço seco ou em um pano de algodão macio que não solte fiapos, ou ainda utilizar os lenços úmidos.
Começar a limpar com cuidado, partindo do centro da superfície da lente para o exterior.
Agora use um outro pano limpo ou outra parte do pano que esteja seca, para remover qualquer resíduo líquido na câmara.
Para o visor, utilize os cotonetes
*************

ITENS INCLUSOS:

1 x Power Blower (Soprador)
1 x Escova/Pincel Retrátil
1 x Líquido de Limpeza
1 x Pano Especial pata Limpeza de Lentes
1 x Kit de Lenços Umidecidos de Limpeza
1 x Kit de Lenços Secos de Limpeza
1 x Kit de Cotonetes de Limpeza
*************

Mas ainda estou em dúvida como fazer com a Red Dot, já que não se trata de uma câmera fotográfica, a lente fica meio que pra dentro do tubo, então não é facilmente acessível, não está "do lado de fora", como a gente pode ver nesse link: http://papodehomem.com.br/como-limpar-sua-lente-fotografica/

O tele (MAK 90) também veio com um fiozinho (poeira) dentro, segundo eles:

Não desmonte o telescópio. Se o pedacinho de fio estiver incomodando muito você, tente tirar ele com alguma sopro de ar leve (não assopre ar com a boca la dentro, se fizer isso introduzirá gotículas de saliva e irá causar o aparecimento de fungos).

Retire a ocular e cuidadosamente enfie uma mangueirinha de borracha por dentro do buraco do focalizador. Conecte essa mangueirinha em uma bomba manual para encher câmeras de pneu, ou mesmo uma pera de borracha sopradora (comprada em farmácia), não precisa tocar a parte interna da lente corretora com a mangueira, apena aproximar a ponta dela a uns 2 ou 3 centimetros do fiozinho grudado na lente. Ao acionar a bomba ou soprador, você irá soprar o fio para fora do contato com a lente. O fio não atrapalha em absolutamente nada a observação.
Eu jurava que esse fiozinho era um risco.

Vejam a foto que ilustra ele:
https://i.imgur.com/pFAfBeN.jpg

O problema é que ele está dentro do tele. O restante da poeira eu já tirei com um pincel. De fato, não chegou a interferir em nada, mas como é uma poeira que veio dentro do tele eu vou providenciar a mangueirinha e o soprador pra fazer com que ela saia da frente da lente, enfiando a mangueirinha por dentro sem tocar em nada além do focalizador.

()* ========== |

() é a lente e ======= o focalizador, tipo um tubo que fica dentro do tele. | seria a parte traseira dele, já perto de onde a gente insere a diagonal e ocular.
* é o fiozinho.
Perene
Perene
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot Empty Re: Luneta Buscadora x Buscadora Red-Dot

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos