ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

3 participantes

Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  unukalhai Seg 01 Jun 2015, 19:37

Oi de novo galera. Smile

É de conhecimento geral que a resolução de um telescópio (tamanho mínimo angular de recursos que ele pode resolver) depende de sua abertura, não ponho em causa isso.
Mas, segundo prática própria, vim me apercebendo, de que talvez uma boa ocular consiga aumentar um pouco o poder de resolução de um tele.
Como já referi em vários tópicos, possuo um velho refletor newtoniano 130/900, e, segundo um livro que li, do qual já fiz referência aqui nesse blog, "Guia Prático de Astronomia" de Jean Lacroux e Denis Berthier, os festões (festoons) de Júpiter só podem ser vistos com um tele de, no mínimo, 150mm de abertura, passo citando:
As bandas envolvem quase sempre a totalidade do disco (disco de Júpiter), mas são, por vezes, interrompidas por perturbações que lhes provocam alterações e que testemunham turbulências variáveis (festões?) nessa enorme atmosfera. É preciso um telescópio de 150mm para distinguir a estrutura dessas nuvens, cujos bordos são recortados.
Como já disse, a abertura de meu tele é de 130mm (está abaixo dos 150mm). Mas, o certo, é que depois de eu comprar minha nova ocular (Omegon LE Planetary 5mm), eu comecei vendo mais detalhes em minhas observações de Júpiter: Suas bandas com perfil recortado, e pequenas manchas esbranquiçadas dentro delas (festões?). Mas isso só quando o seeing está bom, claro.
Por outro lado, também li nesse mesmo livro, passo citando:
Uma boa ocular pode aumentar extraordinariamente a qualidade de um instrumento.
Tudo isso não será uma prova de que uma boa ocular também ajuda no poder de resolução de um tele? Gostaria que me dessem vossa opinião. Smile
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  Dry Seg 01 Jun 2015, 21:51

Olá.
Quando vemos alguma referência sobre abertura mínima, não devemos levar ao pé da letra. Assim o que se vê com um 150mm ficará muito próximo ou quase não haverá diferença para um 130mm. As condições de seeing serão muito mais importantes do que esta diferença de 20mm. Em relação a oculares, com certeza a qualidade influenciará a observação. Tenho oculares de mesma df mas de qualidade distintas e a imagem produzida pela de melhor qualidade é louvável. Como seu tele tem uma df média e vc gosta de grandes ampliações acredito que esta ocular planetária lhe proporcionará excelentes observações, como vc mesmo já descreveu. Se vc ainda não tem e um dia for comprar oculares de grande campo (acima de 52º) prefira as que tem uma melhor correção de borda, pois assim vc poderá utilizar todo o campo aparente. Oculares de grande campo mas de baixa qualidade produzem distorções na borda reduzindo sensivelmente o campo utilizável.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  Bruno Seg 01 Jun 2015, 21:56

unukalhai escreveu:1- segundo prática própria, vim me apercebendo, de que talvez uma boa ocular consiga aumentar um pouco o poder de resolução de um tele.
2- segundo um livro os festões (festoons) de Júpiter só podem ser vistos com um tele de, no mínimo, 150mm de abertura
3- depois de eu comprar minha nova ocular (Omegon LE Planetary 5mm), eu comecei vendo mais detalhes em minhas observações de Júpiter: Suas bandas com perfil recortado, e pequenas manchas esbranquiçadas dentro delas (festões?).
4- li nesse mesmo livro, passo citando:
Uma boa ocular pode aumentar extraordinariamente a qualidade de um instrumento.
5- Tudo isso não será uma prova de que uma boa ocular também ajuda no poder de resolução de um tele?
Olá unukalhai, eu já havia escrito essa mensagem, e como fez o colega Dry queria reforçar deixando também umas dicas:
1- Não será possível isso acontecer porque o limite resolutivo é determinado pela luminosidade ou abertura do aparelho.
2- Tenho relatos aqui mesmo no fórum com observações de "festoons" indefinidos na zona equatorial de jupiter, usando para isso um refrator acromático de 103mm F15.4 e 260x (WA 6mm), sendo possível até a estimação de albedo (refletividade difusa ou poder de reflexão). Na maioria das vezes originavam-se na borda norte da faixa equatorial sul. Já observei e relatei também indicando até a posição esses festões indefinidos com o Maksutov 90mm F13.8, mas para essa abertura creio que será preciso um olho mais treinado para perceber essa mancha tênue e difusa. E sem dúvida com um 150mm será ainda melhor.
3- O número de detalhes não aumentou e sim a nitidez e a definição nos contornos dos detalhes ampliados, certamente devido à melhor qualidade da ocular utilizada (melhor óptica, melhores  revestimentos, maior número de elementos (lentes), ausência de reflexos internos e etc...).
4- Exato, a qualidade das imagens ou seja, um melhor contraste, maior campo de visão, melhor correção e etc... .
5- Não, isso só aumentando a abertura e como isso não é possível, então será preciso um novo aparelho com uma abertura maior.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  unukalhai Seg 01 Jun 2015, 22:16

Dry escreveu:Se vc ainda não tem e um dia for comprar oculares de grande campo (acima de 52º) prefira as que tem uma melhor correção de borda, pois assim vc poderá utilizar todo o campo aparente.

Obrigado por me ter respondido Dry. Smile Minha nova ocular tem um campo de 55º, e a imagem é de grande qualidade em todo o campo, por vezes, acho que até se vê mais nítido na borda.
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  Dry Seg 01 Jun 2015, 22:23

unukalhai escreveu:

Obrigado por me ter respondido Dry. Smile Minha nova ocular tem um campo de 55º, e a imagem é de grande qualidade em todo o campo, por vezes, acho que até se vê mais nítido na borda.
Ha sim, estava me referindo a oculares de baixa ampliação. Quanto maior for a ampliação, menor será sentido a distorção nas bordas.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  unukalhai Seg 01 Jun 2015, 22:31

Dry escreveu:
unukalhai escreveu:

Obrigado por me ter respondido Dry. Smile Minha nova ocular tem um campo de 55º, e a imagem é de grande qualidade em todo o campo, por vezes, acho que até se vê mais nítido na borda.
Ha sim, estava me referindo a oculares de baixa ampliação. Quanto maior for a ampliação, menor será sentido a distorção nas bordas.

Minha nova ocular tem 5mm de focal, dá uma ampliação de 180x (a focal de meu tele é de 900mm).
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  unukalhai Seg 01 Jun 2015, 22:37

Bruno escreveu:
unukalhai escreveu:1- segundo prática própria, vim me apercebendo, de que talvez uma boa ocular consiga aumentar um pouco o poder de resolução de um tele.
2- segundo um livro os festões (festoons) de Júpiter só podem ser vistos com um tele de, no mínimo, 150mm de abertura
3- depois de eu comprar minha nova ocular (Omegon LE Planetary 5mm), eu comecei vendo mais detalhes em minhas observações de Júpiter: Suas bandas com perfil recortado, e pequenas manchas esbranquiçadas dentro delas (festões?).
4- li nesse mesmo livro, passo citando:
Uma boa ocular pode aumentar extraordinariamente a qualidade de um instrumento.
5- Tudo isso não será uma prova de que uma boa ocular também ajuda no poder de resolução de um tele?
Olá unukalhai, eu já havia escrito essa mensagem, e como fez o colega Dry queria reforçar deixando também umas dicas:
1- Não será possível isso acontecer porque o limite resolutivo é determinado pela luminosidade ou abertura do aparelho.
2- Tenho relatos aqui mesmo no fórum com observações de "festoons" indefinidos na zona equatorial de jupiter, usando para isso um refrator acromático de 103mm F15.4 e 260x (WA 6mm), sendo possível até a estimação de albedo (refletividade difusa ou poder de reflexão). Na maioria das vezes originavam-se na borda norte da faixa equatorial sul. Já observei e relatei também indicando até a posição esses festões indefinidos com o Maksutov 90mm F13.8, mas para essa abertura creio que será preciso um olho mais treinado para perceber essa mancha tênue e difusa. E sem dúvida com um 150mm será ainda melhor.
3- O número de detalhes não aumentou e sim a nitidez e a definição nos contornos dos detalhes ampliados, certamente devido à melhor qualidade da ocular utilizada (melhor óptica, melhores  revestimentos, maior número de elementos (lentes), ausência de reflexos internos e etc...).
4- Exato, a qualidade das imagens ou seja, um melhor contraste, maior campo de visão, melhor correção e etc... .
5- Não, isso só aumentando a abertura e como isso não é possível, então será preciso um novo aparelho com uma abertura maior.
Bruno
Moderador

Obrigado por ter me respondido Bruno. Smile Não estava falando das machas da banda equatorial clara (aí, por mais que tente, não consigo ver nada). Estava me referindo às manchas esbranquiçadas que eu vejo nas bandas tropicais escuras (ou alaranjadas, se você quiser). Então fiz confusão. Isso que eu vejo não é festão. O que é festão então? confused
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  unukalhai Seg 01 Jun 2015, 22:44

Dry escreveu:
unukalhai escreveu:

Obrigado por me ter respondido Dry. Smile Minha nova ocular tem um campo de 55º, e a imagem é de grande qualidade em todo o campo, por vezes, acho que até se vê mais nítido na borda.
Ha sim, estava me referindo a oculares de baixa ampliação. Quanto maior for a ampliação, menor será sentido a distorção nas bordas.

Entendi. Smile Você se estava referindo às oculares de pequena ampliação. De fato eu tenho uma ocular Plossl de 40mm (22x), só uma pequena parte do campo dá uma imagem corrigida. Na maior parte do campo é só coma. :(
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  unukalhai Seg 01 Jun 2015, 22:56

Bruno escreveu:
unukalhai escreveu:1- segundo prática própria, vim me apercebendo, de que talvez uma boa ocular consiga aumentar um pouco o poder de resolução de um tele.
2- segundo um livro os festões (festoons) de Júpiter só podem ser vistos com um tele de, no mínimo, 150mm de abertura
3- depois de eu comprar minha nova ocular (Omegon LE Planetary 5mm), eu comecei vendo mais detalhes em minhas observações de Júpiter: Suas bandas com perfil recortado, e pequenas manchas esbranquiçadas dentro delas (festões?).
4- li nesse mesmo livro, passo citando:
Uma boa ocular pode aumentar extraordinariamente a qualidade de um instrumento.
5- Tudo isso não será uma prova de que uma boa ocular também ajuda no poder de resolução de um tele?
Olá unukalhai, eu já havia escrito essa mensagem, e como fez o colega Dry queria reforçar deixando também umas dicas:
1- Não será possível isso acontecer porque o limite resolutivo é determinado pela luminosidade ou abertura do aparelho.
2- Tenho relatos aqui mesmo no fórum com observações de "festoons" indefinidos na zona equatorial de jupiter, usando para isso um refrator acromático de 103mm F15.4 e 260x (WA 6mm), sendo possível até a estimação de albedo (refletividade difusa ou poder de reflexão). Na maioria das vezes originavam-se na borda norte da faixa equatorial sul. Já observei e relatei também indicando até a posição esses festões indefinidos com o Maksutov 90mm F13.8, mas para essa abertura creio que será preciso um olho mais treinado para perceber essa mancha tênue e difusa. E sem dúvida com um 150mm será ainda melhor.
3- O número de detalhes não aumentou e sim a nitidez e a definição nos contornos dos detalhes ampliados, certamente devido à melhor qualidade da ocular utilizada (melhor óptica, melhores  revestimentos, maior número de elementos (lentes), ausência de reflexos internos e etc...).
4- Exato, a qualidade das imagens ou seja, um melhor contraste, maior campo de visão, melhor correção e etc... .
5- Não, isso só aumentando a abertura e como isso não é possível, então será preciso um novo aparelho com uma abertura maior.
Bruno
Moderador

Obrigado por ter me respondido Bruno. Smile Então nesse caso, esse livro está correto. Eu não vejo festão (pelo que você disse, festão é na banda equatorial clara). O que eu vejo são manchas esbranquiçadas dentro das bandas tropicais alaranjadas escuras (numa delas está a Grande Mancha Vermelha). Que nome tem essas manchas esbranquiçadas?
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  Bruno Seg 01 Jun 2015, 23:28

unukalhai escreveu:1- pelo que você disse, festão é na banda equatorial clara.
2- O que eu vejo são manchas esbranquiçadas dentro das bandas tropicais alaranjadas escuras (numa delas está a Grande Mancha Vermelha).

1- Correto, e são estruturas semelhantes aos cirros na nossa atmosfera, só que de coloração às vezes tendendo para um cinzento azulado.
2- Por favor, se possível indique em relação à figura abaixo quais são essas "zonas tropicais alaranjadas escuras", se a zona tropical sul (STropZ - South Tropical Zone) ou a zona tropical norte (NTropZ - North Tropical Zone):
Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Bandas-de-nuvens-em-J%C3%BApiter

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  unukalhai Ter 02 Jun 2015, 00:19

Bruno escreveu:
unukalhai escreveu:1- pelo que você disse, festão é na banda equatorial clara.
2- O que eu vejo são manchas esbranquiçadas dentro das bandas tropicais alaranjadas escuras (numa delas está a Grande Mancha Vermelha).

1- Correto, e são estruturas semelhantes aos cirros na nossa atmosfera, só que de coloração às vezes tendendo para um cinzento azulado.
2- Por favor, se possível indique em relação à figura abaixo quais são essas "zonas tropicais alaranjadas escuras", se a zona tropical sul (STropZ - South Tropical Zone) ou a zona tropical norte (NTropZ - North Tropical Zone):
Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Bandas-de-nuvens-em-J%C3%BApiter
Bruno
Moderador

Tá legal Bruno. Smile As bandas que eu referi são NEB e SEB. Talvez eu me tenha enganado quando disse "tropicais".
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  Bruno Ter 02 Jun 2015, 00:55

Tá ok, é por que as listras esbranquiçadas e luminosas são também chamadas de bandas ou zonas. Nesse caso você se referiu às faixas equatoriais ou seja, a faixa equatorial sul SEB - South Equatorial Belt e a norte NEB - North Equatorial Belt. Essas faixas tem uma estrutura complexa como séries de manchas menores de formas e aspectos irregulares, acompanhadas das manchas ovais brancas - WOS - White Oval Spots, estas parecendo serem ciclones de convecção. Elas são mais observadas na latitude sul a mais ou menos 33,5º. É interessante acompanhá-las pois algumas aparecem e desaparecem repentinamente. As três maiores e mais permanentes WOS são designadas de FA, BC e DE.
E na verdade a Grande Mancha Vermelha - GMV não está dentro da faixa equatorial sul, mas na "Baía" da Mancha Vermelha RSH - Red Spot Hollow. É uma baía ou golfo de formato definido, em geral brilhante e que envolve a Grande Mancha Vermelha. Ela continua visível  mesmo quando a GMV está visualmente ausente.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  unukalhai Ter 02 Jun 2015, 17:50

Bruno escreveu:
Tá ok, é por que as listras esbranquiçadas e luminosas são também chamadas de bandas ou zonas. Nesse caso você se referiu às faixas equatoriais ou seja, a faixa equatorial sul SEB - South Equatorial Belt e a norte NEB - North Equatorial Belt. Essas faixas tem uma estrutura complexa como séries de manchas menores de formas e aspectos irregulares, acompanhadas das manchas ovais brancas - WOS - White Oval Spots, estas parecendo serem ciclones de convecção. Elas são mais observadas na latitude sul a mais ou menos 33,5º. É interessante acompanhá-las pois algumas aparecem e desaparecem repentinamente. As três maiores e mais permanentes WOS são designadas de FA, BC e DE.
E na verdade a Grande Mancha Vermelha - GMV não está dentro da faixa equatorial sul, mas na "Baía" da Mancha Vermelha RSH - Red Spot Hollow. É uma baía ou golfo de formato definido, em geral brilhante e que envolve a Grande Mancha Vermelha. Ela continua visível  mesmo quando a GMV está visualmente ausente.
Bruno
Moderador

Entendi. E a citação do texto que eu pus:
As bandas envolvem quase sempre a totalidade do disco (disco de Júpiter), mas são, por vezes, interrompidas por perturbações que lhes provocam alterações e que testemunham turbulências variáveis (festões?) nessa enorme atmosfera. É preciso um telescópio de 150mm para distinguir a estrutura dessas nuvens, cujos bordos são recortados.
Se está referindo à SEB e NEB, ou à EZ?
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  Bruno Ter 02 Jun 2015, 20:52

Acredito que seja em relação à EZ, porque é nessa zona que os festões indefinidos se manifestam.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  unukalhai Ter 02 Jun 2015, 22:18

Bruno escreveu:
Acredito que seja em relação à EZ, porque é nessa zona que os festões indefinidos se manifestam.
Bruno
Moderador

Era o que eu pensava. Mais uma vez, obrigadão Bruno. Smile
unukalhai
unukalhai
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 16/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio? Empty Re: Uma boa ocular pode aumentar a resolução de um telescópio?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos