ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marte: brilho misterioso explicado?

Ir para baixo

Marte: brilho misterioso explicado? Empty Marte: brilho misterioso explicado?

Mensagem  Bruno Sáb 12 maio 2012, 07:12

11/05/2012
Observação de marte
hora: UT 22:30
refrator Jaegers 103mm F/15
oculares: Kellner 6.3mm (250x), WA expanse 6mm (262x)
filtros: #11-amarelo/verde GSO, #21-laranja Hirsch
condições atmosféricas: UR 20%, presença de cirros a oeste, sem ventos.

Aproveitando as boas condições atmosféricas resolví dar uma conferida nas configurações mais evidentes da superfície de marte e me deparei com uma situação não muito normal. Antes utilizei uma técnica que faço sempre para conseguir um ajuste o mais perfeito possível no foco: apontei o refrator para uma estrela dupla (Alpha Crucis). Após ajustar o foco até vê-las perfeitamente redondas e com dois anéis de difração cada, girei o refrator e apontei para marte sem mexer no foco. Não deu outra, as bordas do disco do planeta estavam afiadas e o céu de fundo apresentava-se negro, enquanto as configurações mais evidentes no disco do planeta apresentaram-se com uma coloração cinza-esverdeada e as áreas claras com uma cor semelhante a "salmão-enferrujado". De imediato percebe-se o disco de marte apresentando uma forma gibosa, com a fase bem pronunciada a leste. Também pude registrar nuvens amarelas com uma intensidade luminosa bastante acentuada dessa vez, clareando muito o limbo oeste na altura do equador marciano. Estavam bem visíveis a oeste do meridiano central a região de Syrtis Major e Margaritifer Terra, e a leste tinha no campo Sinus Sabaeus no hemisfério sul marciano. Ao norte a planície Utopia Planitia encontrava-se ao sul da calota polar norte. Mais a leste e começando a virar no limbo vinha chegando outra grande configuração escura, a região de Acidalia Planitia. O que mais causou estranheza foi a região de Hellas Planitia no extremo sul, que se apresentou com uma coloração branca mesmo, bem mais do que a calota polar norte que por sua vez apresentava uma coloração parda. Já observei a região de Hellas bastante brilhante, podendo até ser confundida com a calota polar sul, porém nunca a tinha visto assim com essa cor tão branca, parecendo mesmo com uma capa de gêlo.
Fica aqui o meu registro dessa curiosa observação.


Última edição por Bruno em Ter 15 maio 2012, 19:01, editado 3 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte: brilho misterioso explicado? Empty Marte: brilho misterioso explicado?

Mensagem  Bruno Ter 15 maio 2012, 07:25

Rolling Eyes
Informações recentes da NASA-JPL indicam mudanças nas áreas ao redor do pólo sul de marte. Já no ano de 1999 a sonda Mars Global Surveyor fotografou uma série de buracos ou cavidades na camada de gelo seco no pólo sul marciano. Em 2001 essa sonda tornou a fotografar a mesma região e constatou que os mesmos buracos estavam bem mais largos, e em função do aumento calcula-se que isso ocorre a uma taxa de 3 metros ao ano causados pela sublimação do gelo seco expondo assim a camada inerte e gelada.
Em observações recentes o pólo sul marciano continua sublimando: "Ele está evaporando nesse exato momento a uma taxa incrível" e "que as condições atuais de Marte não são favoráveis à formação de gelo novo". Uma publicação da NASA sugeriu que pode estar havendo uma "mudança climática em andamento".
Não seria esse brilho excessivo que tenho observado na região de Hellas Planitia, que se encontra nas bordas da região polar sul um resultado dessa evaporação excessiva pelo fato de marte se encontrar nesse momento se aproximando mais do sol? Rolling Eyes
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos