Filtros específicos para o meu caso.

Ir em baixo

spica Filtros específicos para o meu caso.

Mensagem  AGM em Ter 20 Jan 2015, 12:30

Olá Bruno!
Li suas respostas sobre filtros e tudo mais, mas ao ler as especificações nos sites, algumas informações contradizem, pois lá apenas mencionam que um ou outro são para aberturas específicas, mas esquecem de salientar quanto à distância focal do telescópio independente de sua abertura.


Para o meu caso por exemplo:
Gostaria de saber os filtros ideais para observação planetária, filtros que podem ser utilizados para a maioria dos planetas, minha intenção é realçar os detalhes, as cores reais e melhor contraste, e para os seguintes telescópios:

Refletor 114mm | F/4.38 | f/d 500mm

e também para

Catadióptrico 90mm | F13,8 | f/d 1250mm
avatar
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 44
Localização : Novo Hamburgo - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Filtros específicos para o meu caso.

Mensagem  Bruno em Qua 21 Jan 2015, 00:00

AGM escreveu:1- Olá Bruno! Li suas respostas sobre filtros e tudo mais, mas ao ler as especificações nos sites, algumas informações contradizem
apenas mencionam que um ou outro são para aberturas específicas, mas esquecem de salientar quanto à distância focal do telescópio independente de sua abertura.

3- Para o meu caso por exemplo:
Gostaria de saber os filtros ideais para observação planetária, filtros que podem ser utilizados para a maioria dos planetas, minha intenção é realçar os detalhes, as cores reais e melhor contraste, e para os seguintes telescópios:
Refletor 114mm | F/4.38 | f/d 500mm
Catadióptrico 90mm | F13,8 | f/d 1250mm
1- Se você comparar as minhas respostas com as informações nesses sites que as contradizem, na prática verá onde os princípios da óptica foram respeitados. Numa observação visual planetária nenhum filtro aumentará a potência e a luminosidade (abertura) de um telescópio, no máximo eles deixarão os detalhes mais evidenciados ao amenizarem o brilho exessivo, aumentando com isso o contraste mesmo nas ampliações mais elevadas.
Se a abertura apenas vai indicar a capacidade de coligir luz e de separar detalhes bem próximos, o F é quem vai determinar o equilíbrio entre o brilho e o contraste nas imagens. De nada adianta uma grande abertura mas com uma distância focal curta, se o que se quer é manter o mesmo contraste obtido com o aumento normal dessa mesma abertura com ampliações elevadas.
2- Dos mais facilmente encontrados no mercado basicamente os filtros para realçarem os detalhes são os que possuem uma menor transmissão de luz, indicados para os aparelhos de F curto e mediano (imagens mais brilhantes), e os de maior transmissão de luz para os de F longo (imagens menos brilhantes).
O Brilho excessivo ou o excesso de luz ofuscam os detalhes mais sutis nas imagens visuais telescópicas, afetando o balanço de cor real ao longo de todo o espectro. Um F15 não precisará de filtros reforçadores de contrastes e nem nada, pois o brilho e o contraste nas imagens dele já estarão naturalmente equilibrados, porque não há cromatismo que resista a uma longa distância focal.
Se você pretende utilizar filtros no seu aparelho de 114mm F/4.38, comece com um que reduza o brilho excessivo como os polarizadores (também variáveis).
Se o assunto é o contraste, para não ter que usar um filtro colorido visual junto com o polarizador, basta não exceder nas ampliações e usar um filtro com uma maior transmissão de luz.
Por exemplo, no seu telescópio de 114mm F/4.38 procure utilizar no máximo D x 1 ou 114mm x 1 = 114x com um filtro de baixa transmissão de luz, e D x 1.5 ou 114mm x 1.5 = 171x com um de alta transmissão. Quanto maiores as ampliações menos brilhantes serão as imagens, então nesse caso os filtros que deixam passar mais luz são os mais indicados. Do contrário as imagens ficarão menos brilhantes ainda, e consequentemente menos contrastadas.
No Maksutov Casseigran 90mm F/13.8 dê preferência aos filtros com alta transmissão de luz por causa do F longo dele.
Para reforçar o contraste com os filtros visuais coloridos, utilize a mesma regra de transmissão de luz com filtros de cores específicas para cada planeta, por exemplo: utilize um de Densidade Neutra para observar mercúrio e vênus (este também fica bom com um filtro amarelo), os filtros laranja e amarelo para marte, azul para jupiter e também o azul ou amarelo-verde para saturno (este amarelo-verde evidencia ou escurece bastante a divisão de cassini).
De nada adianta querer ver todas as cores do espectro de maneira uniforme durante uma observação visual, porque nem todos os comprimentos de ondas são da mesma forma acessíveis aos nossos olhos.
No caso de um reforçador de contrastes ou um semi Apo, use-os em todas as ampliações porque eles não são variáveis, e que além de minimizarem os efeitos da aberração cromática, "seguram" mais o contraste ao avançarmos em direção às ampliações mais elevadas (D x 2 a D x 2.5).

Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum