ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filtros para meu telescópio

4 participantes

Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Filtros para meu telescópio

Mensagem  straits007 Seg 04 Jan 2016, 13:05

Gostaria de saber se este conjunto de filtros iria me ajudar a satisfazer os meus problemas ( excesso de luminosidade em Jupiter e Saturno- devido à curta distância focal e o baixo contraste dos astros)  o Moderador Bruno já me falou deles mas gostava de mais opiniões. http://www.astroshop.pt/omegon-conjunto-de-filtros-de-cor-1-25-6-pecas-/p,11333
straits007
straits007
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 91
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 21
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  zVictorMelo Seg 04 Jan 2016, 13:18

straits007 escreveu:Gostaria de saber se este conjunto de filtros iria me ajudar a satisfazer os meus problemas ( excesso de luminosidade em Jupiter e Saturno- devido à curta distância focal e o baixo contraste dos astros)  o Moderador Bruno já me falou deles mas gostava de mais opiniões. http://www.astroshop.pt/omegon-conjunto-de-filtros-de-cor-1-25-6-pecas-/p,11333

Acredito que sim,em relação a estes problemas de excesso de luminosidade e os filtros coloridos serão adequados para resolver o problema.

Como de costume eu sempre recomendo este site para aprofundamento do assunto em relação a estes filtros e suas utilidades,segue o link:
http://www.parsec.net.br/filtros--planetarios.html

Desejo boas obseravações e Céus limpos!
zVictorMelo
zVictorMelo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 110
Data de inscrição : 03/10/2015
Localização : Itabuna - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  AGM Seg 04 Jan 2016, 13:18

straits007 escreveu:...o Moderador Bruno já me falou deles mas gostaria de mais opiniões. http://www.astroshop.pt/omegon-conjunto-de-filtros-de-cor-1-25-6-pecas-/p,11333

Olá Straits007!
Duas coisas em questão: você deve especificar se os filtros são para observação ou para astrofotografia, pois eles trabalham de modo diferente.
Outra fator é a transmitância de luz, como nos filtros azuis por exemplo. E para cada telescópio terá de optar pelos mais adequados.
Se o seu telescópio tem foco curto, filtros mais escuros de mesma cor com menor transmitância de luz são mais adequados. Se o telescópio tem foco longo, filtros mais claros de mesma cor com maior transmitância de luz tem de ser escolhidos.
Se o foco é mediano, isso irá variar da ampliação desejada e do objeto observado em questão.

"Lembre-se! Tudo que venhamos a adquirir de acessórios tem de ter relação com o telescópio em questão, ou seja, com o que temos."

Verifique isso mais uma vez antes de investir e sobre as dicas do Bruno - Moderador - não há o que ter dúvidas de alguém com larga experiência, principalmente na astronomia observacional. Já para o uso de filtros para a astrofotografia, o Dry é alguém muito capacitado, mas lembre de que ele tem aberturas GRANDES, e muitos filtros tem funcionalidade apenas a partir de um determinado diâmetro em diante.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  straits007 Seg 04 Jan 2016, 13:21

Os filtros são para observação e a distância focal é curta quero reduzir a luminosidade dos planetas e aumentar o seu contraste
straits007
straits007
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 91
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 21
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  zVictorMelo Seg 04 Jan 2016, 13:29

straits007 escreveu:Os filtros são para observação e a distância focal é curta quero reduzir a luminosidade dos planetas e aumentar o seu contraste
Como já informado pelos experientes AGM e Bruno , o kit é recomendado para você , já que alguns dos filtros contidos neste kit reduzirão o brilho causado pelo F/curto .

Segue o texto retirado do site parsec para confirmação dos fatos afirmados anteriormente,especificando a função de cada um dos seus filtros:

W21 – Laranja (46% transmitância). Reduz a transmissão dos comprimentos de onda azul e verde, elevando o contraste entre estas áreas e áreas vermelhas, amarelas ou laranjas; elevando a nitidez entre estas áreas e a superfície do planeta, aumentando o contraste nos cinturões de Júpiter e da GMV. Funciona muito bem com Marte e possui um contraste maior que o W15.

W25 – Vermelho (14% transmitância). Este filtro bloqueia fortemente os comprimentos de onda azul e verde, resultando em um contraste bem definido entre as formações de nuvens e os detalhes mais claros em Júpiter. Também muito útil para realçar as calotas polares de Marte e escurecer as regiões dos mares neste planeta.


W82A – Azul claro (73% transmitância). Semelhante ao W80A trabalha muito bem na observação de Júpiter, Saturno, Marte e Lua. Eleva o contraste de áreas de baixo contraste sem redução dos níveis luminosos.

W12 – Amarelo (74% transmitância). Realça os detalhes vermelhos e laranjas de Jupiter e Saturno, enquanto bloqueia os comprimentos de onda azul e verde. Clareia os detalhes vermelhos e laranja em Marte, enquanto reduz a transmissão das áreas azuis e verdes; realça as nuvens azuis na atmosfera marciana. Com telescópios acima de 150 mm de abertura pode ser utilizado com proveito no realce dos detalhes lunares.

W56 – Verde claro (53% transmitância). Filtro muito bom para observação das calotas polares de Marte e das tempestades de poeira tingidas de amarelo na superfície deste planeta. Eleva o contraste de regiões azuis e vermelhas na atmosfera de Júpiter e nas nuvens dos cinturões.

W47 – Violeta (3% transmitância). Rejeita fortemente os comprimentos de onda vermelho, amarelo e verde, tornando-o adequado a visualização das calotas polares em Marte. Este é o melhor filtro para observação de Venus devido a sua baixa transmitância e capacidade em aumentar os fenômenos que ocorrem na atmosfera superior deste planeta. Também pode ser utilizado para melhorar os detalhes da superfície lunar e resulta em interessantes visões de Júpiter e seus satélites.

Espero ter ajudado.
zVictorMelo
zVictorMelo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 110
Data de inscrição : 03/10/2015
Localização : Itabuna - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  AGM Seg 04 Jan 2016, 14:04

straits007 escreveu:Os filtros são para observação e a distância focal é curta quero reduzir a luminosidade dos planetas e aumentar o seu contraste

Descreva as características do seu telescópio:
Abertura (D)
Razão Focal (F)
Distância FOCAL (d/f)

Além também dos filtros que lhe interessam, pois no azul como por exemplo, existe três tipos diferentes, cada um com um percentual de transmitância.

Agradeço ao zVictorMelo pelo elogio, mas eu não sou experiente em filtros. Já pensei em adquirir filtros coloridos, li e questionei a respeito. Porém, eu prefiro utilizar meus telescópios em seus limites ao força-los necessitando utilizar filtros.

Segue um exemplo: ao observar Júpiter com o Heritage F4.4 procuro ampliar em média 50x. Obtenho uma imagem bem definida e quando em bom SEEING, visualizo pelo menos três das suas faixas equatoriais.

Não descarto os filtros, acredito que eu poderia ver ainda melhor mesmo dentro dessa cifra de ampliação, mas são acessórios que não despertam meu interesse. Portanto, será muito bem vindo um relato dos colegas aqui após pelo menos três noites de observação de um mesmo planeta.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  straits007 Seg 04 Jan 2016, 14:51

Abertura 130mm F/5 650mm DF muito obrigado a todos
straits007
straits007
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 91
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 21
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  AGM Seg 04 Jan 2016, 14:57

straits007 escreveu:Abertura 130mm F/5 650mm DF muito obrigado a todos

Ok, então seus filtros tendem a ser os de menor transmitância uma vez que, o F/5 proporciona um brilho mais excessivo comparado a um foco mediano ou longo.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  straits007 Ter 05 Jan 2016, 19:32

Alguém pode mostrar a foto de um astro com e sem filtro?
straits007
straits007
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 91
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 21
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  Bruno Ter 05 Jan 2016, 20:53

Lua com filtro azul de baixa transmissão de luz:

Filtros  para meu telescópio  Moon_blue_Jv_Noriega_8-3-2012

Lua com filtro azul de alta transmissão de luz:

Filtros  para meu telescópio  Lua_azul_blue_moon

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  straits007 Qua 06 Jan 2016, 11:14

Grande diferença pessoalmente gostei mais da segunda. A lua em fase cheia tem muita luminosidade mas aí está fixe
straits007
straits007
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 91
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 21
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  para meu telescópio  Empty Re: Filtros para meu telescópio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos