ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

acessórios: relatos e duvidas

2 participantes

Ir para baixo

acessórios: relatos e duvidas Empty acessórios: relatos e duvidas

Mensagem  phmf Sex 26 Dez 2014, 07:03

Olá amigos do af, recentemente comprei alguns acessorios para meu skywatcher 90mm az3 e gostaria primeiramente de relatar o que achei em relação à mudança na imagem, que é algo que tinha muita dúvida antes de fazer a compra e vi que outras pessoas também gostariam de saber se investir em alguns acessorios vale a pena. Obtive uma diagonal dielétrica, uma ocular meade hd 60 de 25mm (pois quis investir primeiro em uma ocular para céu profundo) e um filtro uhc. O resultado na melhoria da qualidade da imagem foi muito satisfatório, digo que valeu a pena cada real investido. Após uma semana de muita nebulosidade, hoje pude ir para a área rural e observar um céu límpido das 4 às 5:30 da manhã. Em relação às diferenças na qualidade da imagem: a aberração cromatica diminuitiu significativamente e as estrelas ficaram mais nítidas, pude observar melhor suas cores, inclusive nos aglomerados abertos. Um aumento no brilho das imagens, melhorando a observação de objetos mais fracos e um aumento no contraste tambem foi evidente. Utilizando o filtro uhc as nebulosas ficaram realmente mais contrastadas, mas só quando fui para a zona rural, no ambiente urbano quando olhei antes de sair de casa pareceu que apenas escureceu mais a imagem. O resultado final foi bom e a melhoria significante. O aumento no tamanho do campo aparente também foi uma coisa muito boa. Quando observei Júpiter as faixas equatoriais ficaram bem mais evidentes e suas luas mais brilhantes. Não observei nenhum aglomerado globular e nenhuma galáxia ainda. Também gostaria de falar que após 6 meses com esse telescopio e de observações mais atentas ao céu, confirmo o que já foi dito pelo Bruno em algum tópico, que com o tempo nossa capacidade de observaçao melhora muito, hoje observo mais detalhes no céu mesmo a olho nu, visualizando aglomerados e objetos que antes eram apenas outros pontos como as estrelas, e com o olho na ocular percebo melhor cores de estrelas e formatos de nebulosas por exemplo (mesmo antes dos novos acessorios).
Esses foram os relatos, agora vamos às dúvidas:
Agora desejo adquirir uma ocular de 10mm de qualidade, para observação planetária e lunar, podendo atingir aumentos de 90, 135 e 180x (juntamente com a barlow que possuo) e também alguns filtros coloridos. Tenho uma dúvida em relação aos filtros, pois já li que alguns são indicados para telescopios de maiores aberturas e outros menores, gostaria de saber se para meus 90mm de abertura devo comprar apenas filtros claros ou que permitam maior passagem de luz e gostaria de saber qual seria uma boa ocular para esses fins citados.

phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

acessórios: relatos e duvidas Empty Re: acessórios: relatos e duvidas

Mensagem  phmf Sex 26 Dez 2014, 14:43

Vi um kit de filtros coloridos no armazém só telescopio que vem os filtros vermelho claro, amarelo claro, azul claro e verde claro, e também tem um desconto rs, seria uma boa pedida?
E em relação à ocular, gostaria de saber se a Ocular TMB Planetary Type II é uma boa ocular planetária?

phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

acessórios: relatos e duvidas Empty Re: acessórios: relatos e duvidas

Mensagem  Bruno Sáb 27 Dez 2014, 16:13

phmf escreveu:1- recentemente comprei alguns acessorios para meu skywatcher 90mm az3  O resultado na melhoria da qualidade da imagem foi muito satisfatório, digo que valeu a pena cada real investido.
Utilizando o filtro uhc as nebulosas ficaram realmente mais contrastadas, mas só quando fui para a zona rural, no ambiente urbano quando olhei antes de sair de casa pareceu que apenas escureceu mais a imagem.
Não observei nenhum aglomerado globular e nenhuma galáxia ainda.
após 6 meses com esse telescopio e de observações mais atentas ao céu, confirmo o que já foi dito pelo Bruno em algum tópico, que com o tempo nossa capacidade de observação melhora muito, hoje observo mais detalhes no céu mesmo a olho nu, visualizando aglomerados e objetos que antes eram apenas outros pontos como as estrelas, e com o olho na ocular percebo melhor cores de estrelas e formatos de nebulosas por exemplo (mesmo antes dos novos acessorios).
2- vamos às dúvidas:
desejo adquirir uma ocular de 10mm de qualidade, para observação planetária e lunar, podendo atingir aumentos de 90, 135 e 180x (juntamente com a barlow que possuo) e também alguns filtros coloridos. Tenho uma dúvida em relação aos filtros, pois já li que alguns são indicados para telescopios de maiores aberturas e outros menores, gostaria de saber se para meus 90mm de abertura devo comprar apenas filtros claros ou que permitam maior passagem de luz , e gostaria de saber qual seria uma boa ocular para esses fins citados.
3- Vi um kit de filtros coloridos no armazém do telescópio que vem os filtros vermelho claro, amarelo claro, azul claro e verde claro, e também tem um desconto rs, seria uma boa pedida?
4- E em relação à ocular, gostaria de saber se a Ocular TMB Planetary Type II é uma boa ocular planetária?
1- Durante as observações visuais os acessórios (principalmente os filtros) não realizam milagres, mas se corretamente utilizados tornam-se indispensáveis. Com a exceção da galáxia de Andrômeda e as Nuvens de Magalhães (ainda assim sem nenhum detalhe), as demais galáxias de magnitudes menos elevadas serão observadas como minúsculas "fumacinhas" sem cores. Aquelas imagens espetaculares estão reservadas à astrofotografia.
2- Não indico a utilização dos filtros junto com a Barlow 2x, antes será melhor passá-la para o modo 1.5x rosqueando ela na ocular. Ao contrário você deveria utilizar na ocular os filtros que não permitam uma maior passagem de luz, porque as imagens no 90mm AZ3 são naturalmente mais brilhantes.
3- Sim se você souber o que quer observar ou seja, qual será mais útil para observar jupiter, marte, a lua e etc... . Um mesmo filtro visual colorido planetário serve para mais de um planeta, mas por exemplo o filtro 21 laranja ajuda e mostrar as configurações mais escuras na superfície marciana, enquanto que em jupiter só mostra determinados detalhes coloridos nas faixas, mas que não são bem vistos a não ser através da astrofotografia. Se comprar o kit use o filtro azul para observar jupiter e saturno, o verde para saturno e a lua, o amarelo claro para vênus e marte, e o laranja para marte.
4- Sim, ela proporciona imagens com um contraste extremamente satisfatório, desde que não proporcionem uma ampliação acima da capacidade desse refrator ou 90mm x 2.5 = 225x, mas na prática 180x será ainda melhor.
Diante das dúvidas retorne aqui, ok?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

acessórios: relatos e duvidas Empty Re: acessórios: relatos e duvidas

Mensagem  phmf Dom 28 Dez 2014, 13:48

1- exatamente, não fazem nenhum milagre mas em conjunto melhoraram consideravelmente a qualidade da imagem, creio que principalmente pela redução da aberração cromática e aumento do contraste. Quando fiz um teste comparativo terrestre alternando entre diagonal e ocular antigas e as novas, a aberração cromatica diminuiu bastante. Acho importante relatar isso para dar uma noção melhor aos que como eu são bastante inexperientes ainda. No céu noturno observei maior contraste e "foco" nas estrelas, distinguindo melhor suas cores, observando aglomerados globulares reparei granulaçoes, antes via apenas um borrão.
2-neste item ainda não entendi quais seriam os filtros mais indicados para meu telescopio: seriam melhores os com menor transmissão de luz então?
3-realmente preciso estudar mais as utilidades de cada filtro, mas pude perceber que minha percepção melhorou, consigo reparar alguns detalhes nos planetas que antes passavam batido, por isso penso em dar esse passo de adquirir os filtros
4-muito bom, vou adquirir está ocular. Pensando melhor decidi por encomendar uma de 8mm, assim obtendo 112,5, 168 e 225x, podendo usar os filtros com a barlow no modo sem lente com um aumento máximo de 168x, e também posso conseguir o máximo aumento para a capacidade desse telescopio, de 225x (mesmo que dispensando filtros), já que as condições atmosféricas muito estáveis (julgo eu) me animaram a tentar tal aumento. Ainda em relação às condições atmosféricas, nos últimos dias utilizando um aumento de 180x e observando estrelas reparei que a imagem aparece como uma pequena bolinha com vários discos em volta, quase nem oscilando, isso significa que a atmosfera está bastante estável, certo? Além disso nessa mesma cifra a imagem de jupiter quase nem tremia, só senti falta de mais contraste para poder melhor observar as faixas do planeta, este ainda se mostra bastante brilhante
Muito obrigado pelas respostas, sua ajuda tem sido de grande valor para meus progressos.

phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

acessórios: relatos e duvidas Empty Re: acessórios: relatos e duvidas

Mensagem  Bruno Dom 28 Dez 2014, 14:19

phmf escreveu:1- No céu noturno observei maior contraste e "foco" nas estrelas, distinguindo melhor suas cores, observando aglomerados globulares reparei granulaçoes, antes via apenas um borrão.
2-neste item ainda não entendi quais seriam os filtros mais indicados para meu telescopio: seriam melhores os com menor transmissão de luz então?
3- minha percepção melhorou, consigo reparar alguns detalhes nos planetas que antes passavam batido, por isso penso em dar esse passo de adquirir os filtros
4-muito bom, vou adquirir esta ocular. Pensando melhor decidi por encomendar uma de 8mm, assim obtendo 112,5, 168 e 225x, podendo usar os filtros com a barlow no modo sem lente com um aumento máximo de 168x, e também posso conseguir o máximo aumento para a capacidade desse telescopio, de 225x (mesmo que dispensando filtros), já que as condições atmosféricas muito estáveis (julgo eu) me animaram a tentar tal aumento.
5- Ainda em relação às condições atmosféricas, nos últimos dias utilizando um aumento de 180x e observando estrelas reparei que a imagem aparece como uma pequena bolinha com vários discos em volta, quase nem oscilando, isso significa que a atmosfera está bastante estável, certo?  
6- Além disso nessa mesma cifra a imagem de jupiter quase nem tremia, só senti falta de mais contraste para poder melhor observar as faixas do planeta, este ainda se mostra bastante brilhante.
1- Isso se deve mais à estabilidade atmosférica combinada com uma abertura moderada de um refrator acromático como o 90mm AZ3, e a sua acuidade visual que vem se desenvolvendo noite após noite.
2- Exato porque o brilho ainda excessivo nas imagens provocado pelo F mediano desse refrator precisa ser barrado, senão as imagens perderão rapidamente a nitidez e o contraste acima de 90x de aumentos (aumento normal dele ou 90mm x coeficiente 1 = 90x).
3- Continue treinando sem cessar, porque no futuro você precisará de "olhos de águia" quando a sua visão começar a decair em função do desgaste e da idade.
4- É uma ilusão querer alcançar o coeficiente máximo teórico de aumentos (D x 2.4 a D x 2.5) num refrator acromático de F mediano ou curto, sem que as imagens percam a nitidez e o contraste por causa do brilho excessivo (essa regra não se aplica totalmente aos apocromáticos e os constituídos de óptica com vidro ED). Apenas sob excelentes condições atmosféricas e com o uso de filtros que minimizam a aberração cromática e aumentam o contraste, é que será possível tentar (note-se: tentar) transitar entre ampliações de 180x a 225x com o 90mm AZ3, ou com qualquer outro refrator acromático de 90mm F10.
Filtro Bloqueador de violeta: http://caleidocosmo.commercesuite.com.br/baader-filtro-contrast-booster-padrao-1-25-pr-110-359578.htm
Filtro reforçador de contrastes: http://caleidocosmo.commercesuite.com.br/baader-filtro-contrast-booster-padrao-1-25-pr-110-359578.htm
Filtro semi Apo (na minha opinião o melhor porque funciona como os dois acima ao mesmo tempo): http://caleidocosmo.commercesuite.com.br/baader-filtro-semi-apo-padrao-1-25-pr-114-359578.htm
5- Esses anéis ou discos a que você se referiu são os anéis de difração, e quanto mais imóveis ou estáveis eles estiverem melhor será a estabilidade da atmosfera na sua região.
6- O aumento normal do refrator 90mm AZ3 é de 90x, e 180x é o dobro dessa cifra. Não há como manter o contraste nas imagens inalterado com uma ampliação elevada, se o refrator acromático não for pelo menos um F15. Para que isso acontecesse o 90mm AZ3 deveria ao invés de 900mm ter uma distância focal de 1350mm ( F = d/f / D ou 1350mm / 90mm = 15 ou F15). Caso contrário só tentando com os filtros acima citados, mas por eles estarem cada vez mais avançados vale a pena o investimento, principalmente se o observador pretende efetuar com um refrator acromático de F mediano ou curto certas pesquisas contínuas e mais detalhadas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

acessórios: relatos e duvidas Empty Re: acessórios: relatos e duvidas

Mensagem  phmf Dom 28 Dez 2014, 17:48

1- entendido, é uma boa notícia de qualquer forma
2- certo, quando for comprar filtros coloridos optarei pelos "mais escuros"
3-com certeza, tenho que aproveitar meus olhos de ainda 22 anos
4-certo, é melhor não arriscar então, vou esperar a disponibilidade de uma ocular com distancia focal de cerca de 10mm para não exceder os 180x. Achei o ultimo filtro bastante interessante porem um tanto caro, esse vai ter que esperar mais um tempo rs.
5-Foi a primeira vez que vi os discos de difração, ha alguns dias atras. Quando comprei o skywatcher em julho a atmosfera estava muito instavel e somente agora entrei de ferias novamente e tive mais tempo disponivel para voltar a observar (quando as chuvas e nuvens deixam)
6-tambem entendido.

Bruno, agradeço muito a atenção e as respostas, parabens pelo otimo trabalho orientando dezenas de iniciantes como eu, essas orientações são fundamentais para nós. Boas observações Very Happy


phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

acessórios: relatos e duvidas Empty Re: acessórios: relatos e duvidas

Mensagem  Bruno Dom 28 Dez 2014, 18:15

Ok, e só complementando, ao contrário das noites límpidas de inverno as melhores noites com boa estabilidade e transparência atmosférica ocorrem após uma chuvarada de verão, quando a atmosfera fica lavada dos particulados em suspensão (aerossóis). Com isso a umidade do ar fica mais elevada e dá uma freada nas correntes e jatos de ar, que correm nas camadas mais altas da nossa atmosfera (troposfera) a velocidades de 150 a 300 km/h, e que são a causa nº 1 das turbulências e do mau seeing.
De resto procure extrair o máximo do seu telescópio com o mínimo necessário em primeiro lugar com as oculares de 10mm (90x) e 25mm (36x) que vem com o aparelho, conjugadas com a Barlow 2x (180x e 72x respectivamente) e no modo 1.5x (135x e 52x), para depois então dar um passo com segurança na direção da aquisição de acessórios que certamente vão melhorar a "performance" do seu 90mm AZ3.
Nos mantenha informados.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

acessórios: relatos e duvidas Empty Re: acessórios: relatos e duvidas

Mensagem  phmf Ter 30 Dez 2014, 08:08

Muito grato mais uma vez, dessa informação do seeing bom após uma chuva eu não sabia, achei que a humidade fosse um fator adverso.

phmf
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

acessórios: relatos e duvidas Empty Re: acessórios: relatos e duvidas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos