ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocular Series 500 - Plössl 30mm

3 participantes

Ir para baixo

Ocular Series 500 - Plössl 30mm Empty Ocular Series 500 - Plössl 30mm

Mensagem  AGM Qua 08 Out 2014, 01:43

O nome desse tópico é devido ao destaque dessa ocular com a qual observei a Lua há mais ou menos 1/2h.
Comprei essa ocular no site - www.tellescopio.com.br - trata-se de uma Plossl, isso mesmo, a mesma marca de oculares que vem com a maioria dos telescópios quando compramos porém, essa ocular além de ser também uma Plossl é da "série 500".
No meu telescópio de F4.4 e distância focal de 500mm com 114mm de abertura, ela proporciona uma ampliação de 16,6x e ao observar a Lua 99,9% iluminada, o contraste e os detalhes dessa lente ocular me surpreendeu. Ela tem uma campo de visão de 46° e suas lentes são fabricadas com 4 revestimentos em 2 grupos. Mesmo com a Lua tão iluminada de doer os olhos, pois não tenho filtro, percebi todos os detalhes possíveis, claro que com uma ampliação mínima para esse telescópio. Ao usar as Plossl comuns de 25mm e 10mm, sendo a de 25mm proporcinando 20x de ampliação, uma diferença não tão aparente com a de 30mm, podemos claramente comparar os resultados observáveis, no contraste, nos detalhes e na resolução.


Aqui vai minhas dúvidas também para elucidar possíveis investimentos futuros:

1 - Quanto mais revestimentos numa ocular, sendo o mínimo aceitável que é 4, melhor será a qualidade das imagens observadas?
2 - Usei uma ocular de ampliação mínima no meu telescópio - 30mm Plossl Série 500 - então, todos os detalhes com a qualidade que descrevi além da notória resolução, foi devido a uma menor ampliação ou a qualidade da ocular? pois com a de 25mm Plossl comum, com apenas 4x mais de aumento, a imagem é muito boa, mas realmente a da Plossl Série 500 tem um ganho expressivo!
3 - No site - tellescopio - há oculares TMB com 6 revestimentos, elas dariam melhores imagens ainda?
4 - Vale a pena ao longo do tempo, investir em oculares de mesmo "mm" porém, com mais revestimentos e isso daria sim uma melhor qualidade tanto para mínimas e máximas ampliações?
5 - A qualidade de uma ocular está ligada ao número de revestimentos da sua lente?
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular Series 500 - Plössl 30mm Empty Re: Ocular Series 500 - Plössl 30mm

Mensagem  Bruno Qua 08 Out 2014, 07:58

AGM escreveu:
1 - Quanto mais revestimentos numa ocular, sendo o mínimo aceitável que é 4, melhor será a qualidade das imagens observadas?
2 - Usei uma ocular de ampliação mínima no meu telescópio - 30mm Plossl Série 500 - então, todos os detalhes com a qualidade que descrevi além da notória resolução, foi devido a uma menor ampliação ou a qualidade da ocular? pois com a de 25mm Plossl comum, com apenas 4x mais de aumento, a imagem é muito boa, mas realmente a da Plossl Série 500 tem um ganho expressivo!
3 - No site  - tellescopio - há oculares TMB com 6 revestimentos, elas dariam melhores imagens ainda?
4 - Vale a pena ao longo do tempo, investir em oculares de mesmo "mm" porém, com mais revestimentos e isso daria sim uma melhor qualidade tanto para mínimas e máximas ampliações?
5 - A qualidade de uma ocular está ligada ao número de revestimentos da sua lente?
1- Se ao invés de revestimentos você quis dizer elementos então a resposta é sim, porque nesse caso haverá uma melhor correção cromática e óptica.
2- A qualidade das imagens que são entregues dependem em maior grau da qualidade das oculares, a resolução tem a ver com o diâmetro da objetiva ou espelho. Se uma ocular parece proporcionar um ganho expressivo é principalmente devido à boa qualidade dela, e por proporcionar um aumento compatível com as características da objetiva ou espelho (D e F).
3- Quanto mais revestimentos tiver uma ocular melhor. No caso das oculares com maior distância focal elas mostram estrelas mais fracas e o fundo do céu mais escuro
4- Geralmente as oculares não tem como principal vantagem o número de revestimentos, mas também outras características tais como elementos (lentes) fabricados com vidros de baixa dispersão, um maior número desses elementos, um grande campo aparente, a pupila de saída ou a quantidade de luz que sai pela ocular, correção de dioptrias, o alívio de olho confortável com viseiras de borracha flexível, o padrão em polegadas, o barril ou barrilete pintado de preto fosco por dentro, baffles internos para eliminar a luz dispersa e reflexões (fantasmas), encaixes e acabamentos, rosca interna para filtros, em alguns casos retículos iluminados, partes componentes de metal e por aí vai.
5- Respondido na 4.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular Series 500 - Plössl 30mm Empty mais alguns relatos sobre a observação lunar dessa madrugada...

Mensagem  AGM Qua 08 Out 2014, 10:27

Então, fiquei bem esclarecido sobre elementos das oculares, quanto mais elementos mas também outros materiais que as compõem melhoram a sua qualidade.
http://tellescopio.com.br/modelo-oculares
Nesse link acima, no site TELLESCOPIO, compartilho aqui para os interessados que queiram abranger mais conhecimento sobre as oculares, basicamente uma história sobre a origem de diversos tipos e marcas.

Mas voltando a observação de ontem, também observei a Lua com as oculares de 25mm e 10mm Plossl comuns, e percebi uma leve perda de detalhes na Lua, como se a resolução da mesma fosse inferior, sei que a resolução tem haver com a abertura do telescópio, é apenas uma referência do meu relato. Usei a lente barlow em 1.5x, desrosqueando-a do cilindro e usando ela em cada ocular específica, tanto na Plossl 500 de 30mm e nas demais, 25mm, 10mm e até mesmo na Wide Angle 6mm e nessa, também sem a barlow.
A 30mm Plossl 500 com a lente barlow em 1.5x revelou melhor qualidade visual que as demais, a Lua estava quase 100% iluminada, e mesmo assim, com tanto brilho, não perdi contraste, detalhes e nem me ofuscou a visão, ao contrário das outras exceto a 6mm, pois essa, equilibra melhor o contraste e brilhos excessivos mas também, mesmo com a 6mm perdi detalhes, como se fosse uma queda na resolução da imagem.

Fiquei num dilema ao observar a Lua com a Plossl 10mm mais a barlow tanto em 1.5x ou em 2x pois a imagem da Lua não me deu detalhes precisos e a ampliação foi apenas de 100x sendo que a abertura do telescópio é de 114mm então, o aumento foi abaixo do coeficiente, deveria ser melhor.

- Isso foi devido ao F curto como desse telescópio ou por causa de uma ocular com qualidade mediana mesmo com 4 elementos na sua óptica?
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular Series 500 - Plössl 30mm Empty Re: Ocular Series 500 - Plössl 30mm

Mensagem  Bruno Qua 08 Out 2014, 22:17

AGM escreveu:Fiquei num dilema ao observar a Lua com a Plossl 10mm mais a barlow tanto em 1.5x ou em 2x pois a imagem da Lua não me deu detalhes precisos e a ampliação foi apenas de 100x sendo que a abertura do telescópio é de 114mm então, o aumento foi abaixo do coeficiente, deveria ser melhor.[/color]
- Isso foi devido ao F curto como desse telescópio ou por causa de uma ocular com qualidade mediana mesmo com 4 elementos na sua óptica?
No seu instrumento o F curto (4.5) as ampliações acima do aumento normal dele (D x 1 = 114x) perderão qualidade, e o fato de acrescentar mais um elemento (a barlow) para forçar as ampliações elevadas pode piorar ainda mais as coisas. Mesmo com uma ocular planetária, uma TBM ou uma outra com 6 ou 8 elementos, a razão focal curta do seu instrumento vai impedir o avanço nas ampliações sem perder contraste e nitidez. Melhor será ter uma imagem nítida com uma ampliação próxima do aumento normal do seu aparelho, porque para ele 100x não é pouca coisa. Deixe as ampliações elevadas (2 x D a 2.5 x D) para o seu Maksutov 90mm F14.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular Series 500 - Plössl 30mm Empty Re: Ocular Series 500 - Plössl 30mm

Mensagem  AGM Qua 08 Out 2014, 23:21

Entendi, por isso eu estava tão insistente a procura de um telescópio para maiores ampliações com qualidade para planetas e para a Lua, o 114mm para céu profundo é muito bom quando o tempo coopera.

- Estaria correto afirmar que usar uma ocular para uma ampliação de 100x gera uma qualidade de imagem melhor do que usar uma ocular + barlow para ter a mesma ampliação?
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular Series 500 - Plössl 30mm Empty Re: Ocular Series 500 - Plössl 30mm

Mensagem  NaassomDourado Qui 09 Out 2014, 13:24

AGM escreveu:- Estaria correto afirmar que usar uma ocular para uma ampliação de 100x gera uma qualidade de imagem melhor do que usar uma ocular + barlow para ter a mesma ampliação?

Era isso que eu tinha falado no meu post AGM, a barlow tira um pouco da qualidade da imagem, no meu caso usando a ocular de 25mm + a barlow consigo 56x, e com a ocular de 10mm 70x, e mesmo a ampliação sendo maior fica com uma qualidade muito superior, mesmo observando a lua 99% iluminada.

NaassomDourado
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 28
Localização : Tocantinópolis - To

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular Series 500 - Plössl 30mm Empty Re: Ocular Series 500 - Plössl 30mm

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos