ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para melhorar a observação de Jupiter.

Ir para baixo

Dicas para melhorar a observação de Jupiter. Empty Dicas para melhorar a observação de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 30 Set 2013, 21:01

O filtros planetários coloridos na observação telescópica de Jupiter:

Estes filtros coloridos utilizados na observação planetária que seguem na relação abaixo já foram exaustivamente testados por competentes observadores, e provaram o quanto eles podem otimizar a visualização dos detalhes mais evidentes nas superfícies dos planetas, e não raro também de alguns detalhes sutis. Tanto para os telescópios refratores quanto para os refletores eles podem ser utilizados largamente e em todas as ocasiões, devendo-se ficar atento apenas  para o fato de que quanto maior a distância focal do instrumento, melhor desempenho terão os filtros que possuirem um maior grau de transmissão ou "transmitância", e vice-versa.

Relação dos filtros e a função deles na observação visual do planeta Jupiter:

#8 – Amarelo claro: Ele é utilizado para realçar detalhes vermelhos e laranjas nos cinturões.
#11 – Amarelo esverdeado: Ótimo para revelar detalhes da superfície.
#12 – Amarelo: Realça os detalhes vermelhos e laranjas.
#15 – Amarelo escuro: Ele realça os detalhes laranjas e vermelhos das bandas e festões.
#21 – Laranja: Aumenta o contraste nos cinturões e na GMV (Grande Mancha Vermelha).  
#25 – Vermelho: Este filtro bloqueia fortemente os comprimentos de onda azul e verde, resultando em um contraste bem definido entre as formações de nuvens e os detalhes mais claros no disco do planeta.
#38A – Azul escuro: Rejeita fortemente os comprimentos de onda vermelho e laranja dos cinturões e da GMV em Jupiter, elevando o contraste.
#47 – Violeta: Resulta em interessantes visões de Jupiter e seus satélites.
#56 – Verde claro: Eleva o contraste de regiões azuis e vermelhas na atmosfera de Jupiter e nas nuvens dos cinturões.
#58 – Verde: Este rejeita fortemente os comprimentos de onda vermelho e azul, elevando assim o contraste de regiões mais claras no topo das nuvens.
#80A – Azul: Este é um filtro muito versátil em instrumentos de F curto a mediano para o estudo de alguns dos detalhes planetários mais evidentes de  Jupiter. Ele realça o contraste dos festões e de outras perturbações nas nuvens dos cinturões, revelando mais facilmente a GMV (Grande Mancha Vermelha).
#82A – Azul claro: Ele refaz as mesmas observações anteriores entretanto por possuir uma transmissão superior ao 80A ele é o "filtro de Jupiter", sendo perfeito no realce tanto dos acidentes claros (WOS) quanto dos escuros (DOS) nas faixas equatoriais e de detalhes sutis nas zonas do planeta tal como a faixa equatorial EQ, a mais estreita de todas e situada na zona equatorial EZ.


Esses filtros planetários coloridos da marca Série 500 podem ser encontrados no site: http://tellescopio.com.br/telescopios-acessorios/filtros

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos