ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais rápido do que a luz?

5 participantes

Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Bruno Ter 30 Jul 2013, 12:14

Uma equipe da NASA está tentando determinar se uma viagem acima da velocidade da luz ou a dobra espacial, algum dia será possível: http://nytsyn.br.msn.com/cienciaetecnologia/explorando-a-dobra-espacial

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Xevious Qua 31 Jul 2013, 00:59

Puxar o espaço encolhendo-o a frente e expandindo-o para traz.
Teria que ter um potencial gravitacional como a de um buraco negro.
Que por si só não temos como doma-lo..

Mas creio que seja possível um transporte muito mais eficiente pelo espaço.
Que utilizando um universo paralelo para gerar como resultado um teletransporte.

Claro falta muito para dominar uma tecnologia assim, mas creio que já começamos.
Pois já começamos a obter os benefícios de dominar a tecnologia quântica.
E a tecnologia que falta pode ser derivada deste avanço atual, claro para isto deve-se direcionar os esforços científicos para esta direção.

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Bruno Dom 11 Ago 2013, 20:49

Poderíamos supor a existência de uma partícula com velocidade superior à da luz. Quanto mais energia a partícula adquire, mais lentamente ela se move, até que ao atingir a energia infinita seria desacelerada até à velocidade da luz. Por outro lado, à medida que perde energia, desloca-se cada vez mais rapidamente, até que à energia zero a sua velocidade torna-se infinita.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  M.couto Sáb 17 Ago 2013, 15:46

Existe a teoria das hipotéticas partículas denominadas Táquions,

que jamais poderiam se mover com uma velocidade menor do que a velocidade da luz,

e que por sinal c seria uma barreira intransponível para essas supostas partículas.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty eu tenho uma resposta!( não tao certa)

Mensagem  thenoob37 Dom 15 Set 2013, 17:16

São os Táquions, que fazem parte e uma classe de partículas capazes de viajar mais rapidamente que a velocidade da luz. Elas têm propriedades estranhas, como, quando perdem energia, ganham velocidade. Consequentemente, quando elas ganham energia, perdem velocidade. A menor velocidade possível para os táquions é a velocidade da luz. Mas ainda estão apenas no campo da especulação.
Mais rápido do que a luz? Superluminosidade

thenoob37
Curioso
Curioso

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Xevious Ter 24 Set 2013, 03:49

Eu sempre considerei a teoria dos Taquions uma baita duma viagem..

Mas recentemente cheguei a uma constatação sobre a teoria quântica que me levou a crer numa outra dimensão, um tipo ainda não concebido, que teria dimensões diferentes das nossas.
AQUI minha teoria.

E isto me levou a chegar a outra conclusão, a que a melhor forma de se realizar o teletransporte, seria nos utilizarmos desta outra dimensão para causar um teletransporte.

E mais recentemente ainda uma outra experiência me levou a crer que este outro universo poderia ser alcançado atravéz de um "aumento de velocidade"
AQUI a noticia que me levou a esta nova constatação.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=objetivo-rotativo-mais-rapido-mundo&id=010165130829

Levando tudo isso em conta, talvez os Taquions sejam reais mesmo e bastante reais, e ainda eles formariam todo um outro universo, em paralelo ao nosso.
E inclusive realizam contantes "trocas-de-informação/energias" com o nosso universo, mas no ambito das sub-partículas..

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty li a sua mensagem e entendi a sua teoria mais ou menos

Mensagem  thenoob37 Dom 29 Set 2013, 11:09

Essa teoria ate que poderia fazer sentido, mas só no final, aquela parte que fala dos universos paralelos pode-se entender que viajou muito nos pensamentos de ficção cientifica , portanto também conheço razoavelmente um pouco de ficção e sei que você pulou todo o processo e chegou em um resultado que para alguns sem nenhuma explicação é muito vago
MAIS UMA COISA : essa coisa de teletransporte pelo que sei , consiste em dispersar todos seus átomos e uni-los novamente em outro local (é como se estivéssemos matando uma pessoa e depois ir revivendo na materialização )o que nos leva a crer que não existe espirito nenhum para que uma pessoa possa viver.MAS isso é só uma ideia, e não possui nenhum fato verídico .E SÓ PODERIA SERVIR PARA COMPARTILHAR SEUS PENSAMENTOS OU OUTRAS COISAS.

thenoob37
Curioso
Curioso

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Xevious Dom 29 Set 2013, 16:58

thenoob37 escreveu:Essa teoria ate que poderia fazer sentido, mas só no final, aquela parte que fala dos universos paralelos pode-se entender que viajou muito nos pensamentos de ficção cientifica , portanto também conheço razoavelmente um pouco de ficção e sei que você pulou todo o processo e chegou em um resultado que para alguns sem nenhuma explicação é muito vago
MAIS UMA COISA : essa coisa de teletransporte pelo que sei , consiste em dispersar todos seus átomos e uni-los novamente em outro local (é como se estivéssemos matando uma pessoa e depois ir revivendo na materialização )o que nos leva a crer que não existe espirito nenhum para que uma pessoa possa viver.MAS isso é só uma ideia, e não possui nenhum fato verídico .E SÓ PODERIA SERVIR PARA COMPARTILHAR SEUS PENSAMENTOS OU OUTRAS COISAS.
Aí que ta, estou falando de uma outra forma de tele-transporte.
Uma diferente, uma que nunca foi falada na ficção científica.
E inclusive ela não contaria com uma desintegração, que é algo que aconteceria no conceito atual de tele-transporte.

Já estão se fazendo progressos na teoria "comum" do tele-transporte.
Já foram tele-transportados, eletrons e até mesmo um atomo inteiro, de Berílio.

Mas creio que esta forma seja inviável, pois precisaria de um aparato de computação absurdamente vasto, para transportar uma pessoa.
Algo como um computador do tamanho do nosso planeta.

Além de que não podemos garantir que desta maneira o organísmo resultante tenha vida.
Ou mesmo que tenha "levado sua alma junto" (se exstir..)

Desta forma que falo, não há um transporte, há é uma mudança de estado.
Muda-se o estado da matéria para que ela deixe de existir neste universo e passe a existir no paralelo.

[mas se não há transporte, então não seria teletransporte, certo?]
Oq ocorre é que o funcionamento dimensional do "outro" universo é diferente do nosso.
Nele as distâncias não tem o mesmo conceito.
E ao se modificar novamente o estado para o do nosso universo, apareceríamos em outro lugar.

[Onde?]
Não tenho ideia.

É uma tecnologia tão recente, que só eu no planeta inteiro falo dela.
É algo a ser estudado e muito, para que conseguir as informações.
Mas é possível se estudar.

Precisamos conhecer o "outro universo", para poder saber como utilizarmos dele para nosso transporte.

E podemos estuda-lo, porque existe uma relação que posso até dizer permanente entre os dois universos.
Atravez dos efeitos destas relações podemos ter informação dele.

Uma coisa é fato.
Teletransporte já existe, ele ocorre a nível de sub-partículas e ocorre exatamente como precisamos.
Instantaneamente um neutrino por exemplo, desaparece e aparece "em outro lugar"
E o deslocamento de local para outro não obedece o limite da velocidade da luz.

Por que este é um limite do "nosso" universo e não "do outro".

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty wow fiquei impressionado

Mensagem  thenoob37 Seg 30 Set 2013, 16:57

Jamais pensei em algo do tipo admito que não estava sendo tao interessado ao responder aquela primeira pergunta . ÓTIMA RESPOSTA (MESMO QUE NÃO SOUBERMOS A VERDADE JÁ É UM GRANDE PASSO PSICOLÓGICO )

thenoob37
Curioso
Curioso

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty O problema da impossibilidade de se detectar uma velocidade superior à da luz no vácuo.

Mensagem  Bruno Ter 01 Out 2013, 01:35

Xevious escreveu:Por que este é um limite do "nosso" universo e não "do outro".
Em se tratando de um limite a ser  ultrapassado, partículas mais velozes do que a luz foram primeiramente detectadas através da luz azulada emitida por elas pelo físico russo Cerenkov em 1934 (a radiação Cerenkov), ou seja, as partículas que ultrapassam a velocidade da luz em algum meio deixam atrás de si um rastro de luz azulada, e o ângulo dessa luz emitida em relação à direção do movimento da partícula vai depender do quanto ela vai estar a viajar mais rapidamente do que a luz naquele meio. O índice de refração indica uma velocidade da luz na água como sendo de 225.564km/s, e como é certo então que as partículas não podem exceder os 300.000km/s, elas podem entretanto se deslocar por exemplo a 250.000km/s na água. Então é possível que partículas possuam velocidades maiores que a da luz em qualquer meio que não seja o vácuo.
A teoria da relatividade especial de Einstein requer que nenhum objeto em nosso universo possa adquirir uma velocidade superior à da luz no vácuo. Seria necessária uma quantidade infinita de energia só para imprimir-lhe a velocidade da luz e uma quantidade ainda maior para acelerá-lo além desse ponto, portanto impensável. Mas vamos supor que um objeto já estivesse se movendo a uma velocidade superior à da luz. Qualquer objeto movendo-se mais rapidamente do que a luz teria massa e comprimento expressos no que os matemáticos chamam de números imaginários. Não temos nenhuma maneira de visualizar massas ou comprimentos expressos por números imaginários, portanto sendo tais objetos impensáveis não há como conceber a existência deles. Entretanto em 1967 Feinberg na Universidade de Colúmbia popularizou a ideia de que talvez as massas e os comprimentos imaginários fossem formas de descrever objetos com gravidade negativa que repelem a matéria do nosso universo, contrariamente à gravidade. Feinberg chamou essas partículas mais velozes do que a luz com massa e comprimento imaginários de "Táquions", que significa "rápido" na língua grega. Mesmo admitindo a existência de tais partículas e ainda que elas possam satisfazer as equações de Einstein, podemos afirmar que se no vácuo um corpo não pode mover-se a um velocidade superior à da luz, um "Táquion" não poderá se mover a uma velocidade inferior à da luz, e essa velocidade limite será uma fronteira que mesmo se fosse transposta não poderia ser detectada nem mensurada. O problema está em que se  um "Táquion" viesse a se mover no vácuo a uma velocidade superior à da luz ele deixaria atrás de si  um rastro luminoso detectável, entretanto ele passaria por nós muito antes que pudéssemos detectá-lo tornando assim impossível a tarefa de comprovar a sua existência, corroborando o fato de que não temos como visualizar uma massa ou medida expressa por um número imaginário.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Xevious Sáb 02 Nov 2013, 02:32

Bruno escreveu:A teoria da relatividade especial de Einstein requer que nenhum objeto em nosso universo possa adquirir uma velocidade superior à da luz
Quem requeria isso na verdade era Einstein que pelas suas convicções não poderia existir uma velocidade acima a velocidade "C".
Então ele utilizou de um artifício matemático para alterar uma formula mantendo ela em funcionamento, mas para velocidades abaixo de "C", apenas.

Seria necessária uma quantidade infinita de energia
Desconfie de qualquer afirmação que resulte como resposta infinito.

Na verdade não existe, nem nesta formula, da um número de dezenas de zeros, mas não infinito.
Como disse a formula foi adulterada.

Feinberg chamou essas partículas mais velozes do que a luz com massa e comprimento imaginários de "Táquions"
Conheço esta teoria, que pra mim foi criada apenas com um "exercício de pensamento".

Mas hoje em dia mudei de ideia.
Não que "aceite" a teoria do Táquion.

Porque não creio que haja qualquer prova ou necessidade de existir no universo algo como o Taquion.

Mas passei a acreditar que possa existir uma "vibração" acima do nivel "do nosso universo"..

E inclusive que este é o ponto chave da "minha" teoria de tele-transporte.

Ou seja, um objeto que tenha uma vibração acima de "C" imediatamente "surgiria" como que tele-transportado num outro universo.

O termo mais correto deve ser então "tele-transporte-entre-universos"..

E no momento que a vibração deste objeto retornasse ao nível "do nosso universo"
Então ele surgiria no nosso universo.

Mas .. numa coordenada geográfica que pode ser bem diferente do ponto original.
Tão diferente que o deslocamento entre os pontos poderia indicar até mesmo uma velocidade acima da luz.

Porque este outro universo teria uma configuração espacial diferente..

Com o domínio desta tecnologia seria possível viagens espaciais, instantâneas, até as estrelas próximas ou até bem mais longincuas.

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Legal o tópico mas fiquei com uma dúvida.

Mensagem  Reinaldo Bis Qua 30 Abr 2014, 16:16

Galera eu li todo esse tópico e curti de mais... muito interessante essas idéias e teorias de vocês.

Mas com toda essa estória aí de velocidade superior a da luz eu me lembrei de um artigo que li uma vez sobre aviões de velocidade supersônica. Nesse dito artigo o piloto relatava ouvir um grande estouro, cientificamente chamado de "Estrondo Sônico" que é o momento em que a nave comprimindo suas próprias ondas de som ultrapassa a barreira do som, e logo após esse estrondo não se ouvia mais nada, nem o som das próprias turbinas. Era um silêncio total.

E ligando essa estórias me veio a seguinte ideia e dúvida...

Hipoteticamente imaginemos uma nave que atinja e supere a velocidade da luz...
Será que o piloto, assim como o piloto do avião supersônico, ao comprimir e ultrapassar a barreira da luz veria uma grande feixe de luz e depois veria uma escuridão total?
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Bruno Qua 30 Abr 2014, 16:52

Reinaldo Bis escreveu:Hipoteticamente imaginemos uma nave que atinja e supere a velocidade da luz...
Será que o piloto, assim como o piloto do avião supersônico, ao comprimir e ultrapassar a barreira da luz veria uma grande feixe de luz e depois veria uma escuridão total?
Falando em "estrondo sônico", o "sonic boom” acontece por causa do enorme aumento de pressão no nariz da aeronave  e diminuição na cauda (pressão negativa), seguida pelo retorno à pressão normal depois que o avião passa e ouvimos o clássico estrondo. O que eu quero dizer com isso é que acontece a mesma coisa durante os raios numa tempestade, com a descarga abrindo caminho muito mais rápido do que o ar pode sair da frente, e então depois que a descarga já não existe mais vem o trovão. No caso de se ultrapassar a velocidade da luz esta não seria mais visível, e mesmo antes de ultrapassar a velocidade da luz o excesso dela poderia provocar cegueira e escuridão total.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Raul Seixas e a velocidade da luz

Mensagem  Reinaldo Bis Qua 07 maio 2014, 09:25

Olá pessoas...

Hoje eu estava indo trabalhar e ouvindo uma das 144 músicas do Raulzito que tenho em meu celular, houve uma que me fez lembrar desse tópico.

Olha alguns trechos.

Eu já ultrapassei a barreira do som
Fiz o que pude às vezes fora do tom
Mas a semente que eu ajudei a plantar já nasceu
Eu vou
Eu vou m'embora apostando em vocês
Meu testamento deixou minha lucidez
Vocês vão ver um mundo bem melhor que o meu
Quando algum profeta vier lhe contar
Que o nosso sol tá prestes a se apagar
Mesmo que pareça que não há mais lugar
Vocês ainda têm
Vocês ainda têm
A velocidade da luz pra alcançar

Raul e sua mente inquieta fez músicas interessantes até sobre Astronomia, onde fala em estrelas e ET's, como a música S.O.S.

Abraço a todos e TOCA RAUUUUL!!!
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Bruno Qua 14 maio 2014, 12:06

Reinaldo Bis escreveu:Hoje eu estava indo trabalhar e ouvindo uma das 144 músicas do Raulzito
houve uma que me fez lembrar desse tópico.
"Eu já ultrapassei a barreira do som
A velocidade da luz pra alcançar"
Grande Raul, ele encarnou a metafísica da cosmologia ambulante. Mais rápido do que a luz? Bigthumb
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Xevious Qui 16 Out 2014, 09:38

Bruno escreveu:
No caso de se ultrapassar a velocidade da luz esta não seria mais visível, e mesmo antes de ultrapassar a velocidade da luz o excesso dela poderia provocar cegueira e escuridão total.
[/color]
Concordo

No caso ninguém poderia nem ver o espaço, no caso olhar pra ele.
Porque a incidência de radiação poderia ser tão grande que causaria grandes prejuízos e talvez até a morte.

Nem penso numa teórica viajem acima a velocidade da luz.
Mas uma próxima, o viajante teria que estar numa capsula hermeticamente fechada, e poderia olhar para fora só com o auxílio de um monitor por exemplo.

Mas.. como disse mais acima..

A sacada não é se deslocar acima a velocidade da luz
mas utilizar o outro universo como meio intermediário de transporte
assim 'sumindo' deste universo e reaparecendo depois numa distância que poderia ser muitíssimo longe, até mesmo impensável para quem pensa em uma viagem linear..

Mas retornando a metáfora doq enchergaríamos nesta situação.

Tenho um palpite que veríamos um flash de luz impressionante para nossos conceitos.
E ele não estaria 'fora' mas tanto fora quando em nós mesmos..

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mais rápido do que a luz? Empty Re: Mais rápido do que a luz?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos