Equatorial em Estação.
5 participantes
Página 1 de 1
Equatorial em Estação.
Segue no link dicas de como se alinhar o eixo polar de um telescópio (colocar em estação): http://www.astrosurf.com/re/montagem_equatorial.pdf
BrunoModerador
Bruno- Moderador
Para o Sul
Dicas para utilização de montagem EQUATORIAL no hemisfério sul
Passos iniciais
1 – identifique o pólo sul celeste com um Binóculo de abertura igual ou acima de 50mm
2 – aplique o valor da latitude local na montagem e direcione-a (devidamente ajustada na horizontal) para o pólo sul celeste
3 - coloque o eixo de RA na vertical e identifique o pólo com uma ocular de baixo aumento (apenas para conferir)
4 – ajuste o valor de DEC (escala graduada de declinacão) para 90 graus (valor referente ao pólo)
Para localizar objetos no céu
5 - Gire o eixo de DEC até o valor de declinação do objeto a ser encontrado. O eixo de declinação contem 4 regioes (quadrantes) de 90 graus cada. Os valores negativos são de declinação sul (sudeste e sudoeste), que ficam do lado sul da montagem, e os valores positivos são de declinação norte (nordeste e noroeste), que apontam para o lado norte da montagem. Os objetos celestes, em geral, possuem valores fixos de declinação. No caso dos planetas e a Lua esse valor não se altera significativamente ao longo de uma noite de observação
6 - Gire o eixo de RA para a constelação onde se encontra o objeto e aponte para o local exato utilizando a buscadora e um programa de localização de objetos celestes
7 – identifique o objeto em uma ocular de baixo aumento
Passos iniciais
1 – identifique o pólo sul celeste com um Binóculo de abertura igual ou acima de 50mm
2 – aplique o valor da latitude local na montagem e direcione-a (devidamente ajustada na horizontal) para o pólo sul celeste
3 - coloque o eixo de RA na vertical e identifique o pólo com uma ocular de baixo aumento (apenas para conferir)
4 – ajuste o valor de DEC (escala graduada de declinacão) para 90 graus (valor referente ao pólo)
Para localizar objetos no céu
5 - Gire o eixo de DEC até o valor de declinação do objeto a ser encontrado. O eixo de declinação contem 4 regioes (quadrantes) de 90 graus cada. Os valores negativos são de declinação sul (sudeste e sudoeste), que ficam do lado sul da montagem, e os valores positivos são de declinação norte (nordeste e noroeste), que apontam para o lado norte da montagem. Os objetos celestes, em geral, possuem valores fixos de declinação. No caso dos planetas e a Lua esse valor não se altera significativamente ao longo de uma noite de observação
6 - Gire o eixo de RA para a constelação onde se encontra o objeto e aponte para o local exato utilizando a buscadora e um programa de localização de objetos celestes
7 – identifique o objeto em uma ocular de baixo aumento
Re: Equatorial em Estação.
Bruno, esse método é chamado "Método Drift" se for feito de forma correta a montagem fica "em estação" perfeitamente.
Nesse link abaixo tem uma ótima explicação sobre o tal método, inclusive com simulação, vale a pena conferir;
http://zeca.astronomos.com.br/geo/drift/drift.htm#drift
Abs
Nesse link abaixo tem uma ótima explicação sobre o tal método, inclusive com simulação, vale a pena conferir;
http://zeca.astronomos.com.br/geo/drift/drift.htm#drift
Abs
AlvaroMiranda- Astronomo Amador
O método drift serve para o alinhamento polar fino. Ele é realizado após o primeiro alinhamento no qual se direciona o eixo polar da montagem para o polo sul celeste. Como não temos uma estrela exatamente no polo sul celeste esse primeiro alinhamento fica um tanto impreciso. Mas existe um método extremamente útil para achar o polo sul celeste em azimute: Basta consultar o stellarium e verificar qual o horário uma estrela brilhante estará a 180º. No meu caso sempre uso a estrela Acruz e exatamente no horário indicado pelo stellarium que ela estiver a 180º aponto a buscadora polar para ela. Pronto, a montagem já está alinhada com o polo sul celeste em azimute. Depois coloco minha altitude, que é de 23º, na escala da montagem. No sistema GoTo de minha montagem aparece o erro de alinhamento polar, e após esse procedimento o erro apareceu como 0º ! Apenas em altitude ocorreu um erro de 2º, confirmando que esse método é muito eficiente.
Excelente dica Dry, da próxima vez irei tentar fazer isso também, essa dica vai ajudar muitos novatos como eu, valeu mesmo
Abs
Abs
AlvaroMiranda- Astronomo Amador
Dry escreveu:O método drift serve para o alinhamento polar fino. Ele é realizado após o primeiro alinhamento no qual se direciona o eixo polar da montagem para o polo sul celeste. Como não temos uma estrela exatamente no polo sul celeste esse primeiro alinhamento fica um tanto impreciso. Mas existe um método extremamente útil para achar o polo sul celeste em azimute: Basta consultar o stellarium e verificar qual o horário uma estrela brilhante estará a 180º. No meu caso sempre uso a estrela Acruz e exatamente no horário indicado pelo stellarium que ela estiver a 180º aponto a buscadora polar para ela. Pronto, a montagem já está alinhada com o polo sul celeste em azimute. Depois coloco minha altitude, que é de 23º, na escala da montagem. No sistema GoTo de minha montagem aparece o erro de alinhamento polar, e após esse procedimento o erro apareceu como 0º ! Apenas em altitude ocorreu um erro de 2º, confirmando que esse método é muito eficiente.
Pois é... intuitivamente eu também uso esse método. E para as minhas "Jornadas" acho funcional!