ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captam o pulso do coração da Terra no espaço sideral.

2 participantes

Ir para baixo

Captam o pulso do coração da Terra no espaço sideral.  Empty Captam o pulso do coração da Terra no espaço sideral.

Mensagem  Xevious Qui 29 Dez 2011, 09:05

"Nosso planeta emite uma onda ressonante equiparável com um pulso: a Ressonância Schumann vem sendo chamada poeticamente há alguns anos de a "batida do coração da Terra" e só tinha sido detectada no interior de nosso planeta. Agora, no entanto, satélites identificaram sinais deste pulso eletromagnético nos confins do espaço.

A Ressonância Schumann corresponde a uma frequência de 7,8 hertz -coincidentemente na mesma faixa de frequência alfa que exibe o cérebro em um estado de relaxamento-. Assim como o coração, esta batida é regulada pela eletricidade. Quando os raios fazem contato com a terra, são geradas ondas eletromagnéticas na atmosfera (o relâmpago é uma manifestação deste pulso telúrico).


Estas ondas mantém-se entre a terra e a alta atmosfera a uns 100 km de altura. A ressonância Schumann, que foi observada pela primeira vez por Nicola Tesla, forma uma espécie de harpa de reverberação elétrica na ionosfera de nosso planeta que se alimenta de suas mesmas ondas, e que permitiria, na teoria de Tesla, a transmissão de comunicação e energia sem fio.

Cientistas da NASA trabalhando no Goddard Space Flight Center revelaram que detectaram pela primeira vez estas ondas a uma distância de 500 milhas para além da cavidade formada pela superfície da Terra e da ionosfera. Aparentemente estas ondas elétricas ressonantes são filtradas por esta cavidade para o espaço, como se emitissem um sinal de vida, um pulso cósmico".


http://www.ndig.com.br/item/2011/12/captam-o-pulso-do-corao-da-terra-no-espao-sideral


Acredito que outros planetas tenham também ondas semelhantes.
Talvez possa-se criar um método mais eficiente de procurar por exo-planetas.

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Captam o pulso do coração da Terra no espaço sideral.  Empty Re: Captam o pulso do coração da Terra no espaço sideral.

Mensagem  Bruno Qui 29 Dez 2011, 09:57

Inclusive o estudo da Ressonância Schumann é de grande importância para os meteorologistas, pois ela permite monitorar indiretamente o nível global das descargas elétricas na atmosfera que ocorrem em regiões isoladas e de difícil acesso, além de permitirem o acompanhamento da precipitação pluviométrica e o aquecimento global.

Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos