ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filtro UHC.

+5
Bruno Pinto
Rildinho
M.couto
Durva
Bruno
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  Bruno Pinto Sex 07 Ago 2015, 14:09

AlvaroMiranda escreveu:Bruno Pinto; eu não diria que chegaria a ser inútil, porém o desempenho cai drasticamente, mas mesmo assim, dependendo do grau da PL ajuda bastante, se a  intensidade da PL for alta o resultado não compensaria. Tudo vai depender do local de observação.

Alvaro, em relação a PL, no dia a dia, durante a semana que eu tiro as vezes uma horinha para observar, pra não perder o costume, é proximo a iluminação publica, nos fundos da minha casa tem matão e não da pra ver nada e na frente tem um poste (torcendo pra lampada queimar... Shocked ), mas durante o final de semana quando tiro dia especificamente para isso, vou para locais onde tem pouco iluminação aqui na região e ja muda muito. Levando em cosnideração a segunda opção onde vou para local mais retirado para observação, seria interessante?
Bruno Pinto
Bruno Pinto
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 45
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  AlvaroMiranda Sex 07 Ago 2015, 14:48

Bruno, nesse caso sim, no local onde não tem muita PL o filtro vai fazer diferença e para melhor. Você vai notar que o "pano de fundo" vai ficar mais escuro dando um maior contraste nas imagens, fica muito bom. Já nos casos onde se tem muita PL e a abertura do equipamento é grande a diferença é pequena, mas visível.
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  Bruno Pinto Sex 07 Ago 2015, 14:51

AlvaroMiranda escreveu:Bruno, nesse caso sim, no local onde não tem muita PL o filtro vai fazer diferença e para melhor. Você vai notar que o "pano de fundo" vai ficar mais escuro dando um maior contraste nas imagens, fica muito bom. Já nos casos onde se tem muita PL e a abertura do equipamento é grande a diferença é pequena, mas visível.

Alvaro.

Agradeço grandemente a ajuda. Agora pude acabar de vez com a dúvida.

Obrigado e grande abraço
Bruno Pinto
Bruno Pinto
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 45
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  AlvaroMiranda Sex 07 Ago 2015, 15:09

Legal Bruno;
Não precisa agradecer, estamos aqui para trocarmos experiências, quando fizer os testes por aí venha compartilhar os resultados conosco. Será de grande ajuda.
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Filtro Dark Sky n1

Mensagem  ucalsred Qua 04 Nov 2015, 11:11

Olá, sou novo aqui no fórum, porém venho acompanhando algumas discussões relativas aos filtros. Fiquei muito impressionado com as possibilidades de observação com os filtros UHC e Dark Sky N1, dado que moro em uma cidade com Pl alta.
Vi que o filtro UHC tende as imagens para verde, já o Dark Sky N1 preserva as cores e, a partir dai estou em um dilema. O filtro UHC está no estoque do Armazém do Telescópio, já o filtro Dark Sky N1 ficou indisponível no Tellescopio.
Em suma, o que posso perder, quanto a qualidade das imagens, se adquirir o filtro UHC? Compensaria aguardar Dark Sky?

ucalsred
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/11/2015
Localização : SOROCABA/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  AlvaroMiranda Qua 04 Nov 2015, 11:39

Sim, o filtro UHC tem uma leve tendência ao verde, porém não atrapalha em nada na observação, tenho usado com certa frequência e estou satisfeito com o resultado.
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  AGM Qua 04 Nov 2015, 12:26

ucalsred escreveu:Olá, sou novo aqui no fórum, porém venho acompanhando algumas discussões relativas aos filtros. Fiquei muito impressionado com as possibilidades de observação com os filtros UHC e Dark Sky N1, dado que moro em uma cidade com Pl alta.
Vi que o filtro UHC tende as imagens para verde, já o Dark Sky N1 preserva as cores e, a partir dai estou em um dilema. O filtro UHC está no estoque do Armazém do Telescópio, já o filtro Dark Sky N1 ficou indisponível no Tellescopio.
Em suma, o que posso perder, quanto a qualidade das imagens, se adquirir o filtro UHC? Compensaria aguardar Dark Sky?  

O filtro Dark Sky E1, tende ao azul, verá por exemplo, as estrelas com um azul estonteante, como se a sua visão conseguisse enxergar ultravioleta. A cidade onde moro tem menos de 300.000 habitantes, entretanto, a PL aqui é de cidade grande, variando de 4.5 a 7 durante o ano.
O filtro Dark Sky que tenho é o E1, e esse, tende ao azul, creio que qualquer filtro irá interferir nas cores. - O céu limpa? Até onde experimentei, sim, aquele azulado e amarelado devido a PL, aerossóis e particulados são eliminados da atmosfera, mesmo assim, você não irá ver mais ou menos estrelas em função do filtro, para isso, terá que observar longe das luzes dos centros das cidades.
O que não conseguimos ainda eliminar com o uso de filtros é a turbulência atmosférica, essas correntes de ar em grandes altitudes, desviam a luz que chega até nós, por isso as distorsões e os incessantes ajustes no focalizador numa noite de observação com uma atmosfera não muito favorável, melhor reduzir as ampliações nesse caso. Para céu profundo (DSO), a interferência não é tão agravante, pois as ampliações são pequenas e moderadas, e podemos perfeitamente contemplar DSO numa noite com ventos fortes na atmosfera.

Eu particularmente, não sou adepto ao uso de filtros, o pessoal da astrofotografia que os usa muito, além de quê, existe os filtros para a astrofotografia e para a observação apenas.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  Bruno Pinto Qua 04 Nov 2015, 12:46

ucalsred escreveu:Olá, sou novo aqui no fórum, porém venho acompanhando algumas discussões relativas aos filtros. Fiquei muito impressionado com as possibilidades de observação com os filtros UHC e Dark Sky N1, dado que moro em uma cidade com Pl alta.
Vi que o filtro UHC tende as imagens para verde, já o Dark Sky N1 preserva as cores e, a partir dai estou em um dilema. O filtro UHC está no estoque do Armazém do Telescópio, já o filtro Dark Sky N1 ficou indisponível no Tellescopio.
Em suma, o que posso perder, quanto a qualidade das imagens, se adquirir o filtro UHC? Compensaria aguardar Dark Sky?  

Olá ucalsred,

Eu tenho 1. Apesar de ser bom, comprei e acabei usando muito pouco. Se você quiser posso te vender. Qualquer coisa me manda uma mensagem.
Bruno Pinto
Bruno Pinto
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 45
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  ucalsred Qua 04 Nov 2015, 13:43

Obrigado pelas resposta, ajudou-me a dar um norte nessa questão. Não sei dizer com precisão o nível de PL onde moro mas, acho que é algo entre 5 e 7, a cidade possuí 700mil Hab. Triste. Eu teria algum ganho considerável com o filtro?

ucalsred
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/11/2015
Localização : SOROCABA/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  AlvaroMiranda Qua 04 Nov 2015, 14:45

ucalsred; Posso que garantir que nenhum filtro irá fazer milagres, por outro lado eles ajudam sim a diminuir a PL, eu por exemplo uso bastante o meu UHC durante as "noitadas" de observação e não me atrapalha em nada a leve "puxadinha" para o tom esverdeado, aliás nada é perfeito, sempre haverá um certo custo para uma certa melhoria.
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty uhc com canon Dslr

Mensagem  ricardofleite Ter 03 maio 2016, 20:42

Olá amigos,

estou tentando usar o filtro uhc redondo com a ajuda de um clip filter comprado no mercado livre. Consegui encaixar tudo, mas a imagem fica com um todo de rosa muito grande. Será que algum problema no balanço de branco da câmera ou os filtros são assim mesmos? Estou em Sao Paulo, ou seja, na cidade com maior poluição luminosa possível, mas ainda assim é possível ver algumas faixas escuras de céu...

abçs


ricardofleite
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC. - Página 2 Empty Re: Filtro UHC.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos