ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofotografia em Mosaico

5 participantes

Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Astroavani Dom 05 Ago 2012, 18:54

Tentarei neste tópico colocar algumas fotografias em forma de mosaico ou sequência de fotos.
Creio que isto é interessante para termos parâmetros de comparação bem como para evidenciar determinados detalhes numa sequência.

Para abrir o tópico postarei um Mosaico da Lua e os Planetas

Tentei fazer uma fotomontagem das melhores fotos que fiz da Lua e planetas em 2012. Agumas foram capturadas pelos colegas que gentilmente cederam o filme para que eu aprimorasse as técnicas de processamento.
Notem que os planetas não se encontram em tamanho proporcional embora seus tamanhos relativos estejam bem perto daquilo que pode se observar quando de suas máximas aproximações com excessão de Marte que mesmo na máxima aproximação nunca se apresenta tão grande em relação a Júpiter e Saturno.
Créditos de filmagem: Avani Soares, Conrado Pires e Dario Serodio
Processamento: Avani Soares
Astrofotografia em Mosaico Lua_Sat_Marte_mosaico_2

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Astroavani Dom 05 Ago 2012, 19:07

Agora segue uma sequência de fotos visando destacar o nascer do Sol em Sinus Iridum!

Sinus Iridum ou Rainbow Bay, é uma das características mais belas da Lua: Localizado no Imbrium Mare foi mostrado e nomeado pelo famoso observador lunar Giovanni Riccioli em seu mapa desenhado em 1651. Naqueles dias, é claro, acreditava-se que os mares eram as áreas escuras, e que a lua poderia muito bem ser um mundo adequado para a vida. Sinus Iridum é chamado de baía, mas na verdade é uma cratera, cuja parede em direção ao mar esta praticamente destruída, apenas alguns muito baixos, fragmentos desconexos podem ser rastreados. Em outros lugares a parede é contínua e montanhosa, bastante elevada, embora o bordo exterior é perturbado pela proeminente cratera Bianchini. A seção contínua é delimitada por duas camadas, de Laplace e Heraclides Promontorium . O terreno à beira das montanhas em Imbrium Mare é mais baixo cerca de 200 pés (61 metros) que o nível de restante. Não há nada parecido em qualquer lugar da lua, mas a seqüência de eventos parece ser bastante simples. O próprio mar foi formado durante a era lunar que terminou a mais de três bilhões de anos atrás, pouco depois da data do grande bombardeio. O impacto que criou o Iridum foi seguido por uma grande inundação de lava, que representa a parede inundada em direção ao mar. Eu disse que Iridum Sinus é uma das características mais belas da lua. Isso é verdade, desde que você possa vê-lo no momento certo. Quando o sol se levanta sobre ele, a fronteira montanhosa é acesa em primeiro lugar, com os topos dos picos a apanhar a luz do sol, enquanto no andar de baixo ainda está em trevas. O resultado é que a parede parece estar fora para além do terminador, dando a impressão de que é completamente separado do corpo principal, os observadores lunar referem-se a este fenômeno como "Jewel Handle". Isto ocorre uma vez a cada lunação (ciclo lunar), apenas antes da lua cheia, mas não dura muito, e como o sol se arrasta sobre a terra a baixa altitude o efeito logo desaparece. É fascinante acompanhar as mudanças com o aumento da altitude do sol, mesmo um pequeno telescópio irá mostrar-lhes bem. O piso em si é muito liso, e há apenas craterletas razoáveis ​​bem marcados. Exceto no momento do nascer do sol, a área parece bastante comum, mas quando chegar a lunação certa, verifique e não se esqueça de prestar atenção para a glória de Cabo Jóias .

GSO 12 "dobs + KK 25 milímetros
Afocal em exposição única.
Astrofotografia em Mosaico Mosaico_Sinus_Iridum

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  adrianourataki Ter 14 Ago 2012, 13:53

Avani queria deixar minha humilde opiniao sobre seu trabalho, rapais você é um mestre em fotografia com dobs, nunca vi nada igual, rapais fico de boca aberta com a qualidade de suas fotos, mal posso esperar para visualizar essa Jewel Handle na próxima lua...agora que dei uma "afinada" no meu newtoniano, quero testar ele comparando os efeitos capturados pelo amigo.
abraços e muito susseço.
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Bruno Ter 14 Ago 2012, 14:01

Salve Salve Japa, o Avani "tem a manha"!
estamos esperando até hoje as suas astrofotos com o seu 180mm armado com aquelas geringonças ninjas!
Não some rapaz, jupiter está voltando, na oposição passada você obteve belas astrofotos.
Sayonara! Suspect


Última edição por Bruno em Ter 14 Ago 2012, 22:01, editado 3 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  adrianourataki Ter 14 Ago 2012, 14:40

Rapais to descartando as tranqueiras velhas e construindo novas tranqueiras...rsrs fazer oque né grana aqui por esse lado numa anda sobrando não...rsrs
as fotos vou ter que ajeitar um suporte novo para a camera, estou pensando nisso pra depois que acertar de vez a equatorial ainda em fase de testes, tenho que pegar umas dicas com o Avani sobre fotos sem acompanhamento...
Quanto a Júpiter esse ano vai prometer belas imagens(espero)
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  orlando Ter 14 Ago 2012, 21:37

adrianourataki escreveu:Rapais to descartando as tranqueiras velhas e construindo novas tranqueiras...rsrs fazer oque né grana aqui por esse lado numa anda sobrando não...rsrs
as fotos vou ter que ajeitar um suporte novo para a camera, estou pensando nisso pra depois que acertar de vez a equatorial ainda em fase de testes, tenho que pegar umas dicas com o Avani sobre fotos sem acompanhamento...
Quanto a Júpiter esse ano vai prometer belas imagens(espero)
abraços
aguardamos suas astrofotos!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  adrianourataki Qua 15 Ago 2012, 20:19

vamos ver se consigo um adaptador para a camera, que ja não ajuda mais não custa tentar, pelo menos as imagens com as kokusai sao sem comparação as das ploss que tenho...
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Marcio Alves Sex 17 Ago 2012, 22:01

Cara, excelentes fotos, minhas filhas gostaram muito.
No aguardo de mais.... Very Happy
Marcio Alves
Marcio Alves
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 41
Localização : Capão Bonito

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Bruno Sex 17 Ago 2012, 23:27

É isso Japa, as ortoscópicas são oculares de detalhes por excelência, nesse quesito creio que elas são imbatíveis, ainda mais essas vindas de Kyoto. As Plossl são oculares de uso geral mas se você quer detalhes, esse assunto se resolve com as ortoscópicas.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Astroavani Ter 28 Ago 2012, 22:24

Como os colegas acharam razoáveis as fotos postadas segue mais uma para apreciação!
Como estão tratando das Orthos mais acima (minhas oculares preferidas) quero destacar que todas as fotos que eu faço em afocal são usando uma orthoscopica da Kokusai Konki de 25mm ou uma de 18mm.

Platão
O Sol nasce na Lua no início do último trimestre.
Como as longas sombras caem em todo o meridiano central da Lua, este é um excelente momento para ver a antiga e imponente cratera Platão, que levou os astrônomos a relatarem névoas inexplicáveis ​​e flashes de luz raros em sua terra coberta de lava escura.
Platão está no extremo norte da Lua, na borda do Mare Imbrium (Mar das Chuvas) e Frigoris (Mar do frio).
É uma grande cratera, cobrindo cerca de 100 km. Mas ao contrário de muitas crateras de impacto grandes, não tem um chão áspero e um irregular pico central. Isto porque a cratera é antiga, cerca de 3,84 bilhões anos de idade, e tem sido preenchida por um fluxo de lava maciça causada por atividade vulcânica ou por um evento de impacto nos primeiros dias da lua.
Platão é um alvo favorito para astrônomos amadores. É fácil de ver em um telescópio ... mesmo com binóculos. É bonito, especialmente no primeiro trimestre e último, quando as bordas da cratera emite longas sombras ao nascer do sol. E é um bom desafio visual para ver as muitas crateras pequenas em seu piso.
Apesar de sua aparência escura, ou talvez por causa disso, Platão é conhecido como um lugar para os chamados "lunares fenômenos transitórios", como flashes de neblina, luz e cores incomuns que foram vistos ao longo dos anos. Observações mais detalhadas foram feitas no século 19, embora em 09 de outubro de 1945 um observador relatou um flash brilhante de luz dentro da borda ocidental. Lunar Orbiter a partir 4 fotos feitas mais tarde mostrou que um novo impacto de meteorito poderia ter ocorrido no local.

GSO 12 "Dobs - ortho KK 25mm + Camera Fuji Fine Pixel
Afocal em exposição única
Processamento: Photofiltre + Irfan

Astrofotografia em Mosaico Mosaico_Plat_o2

Astrofotografia em Mosaico L_8057

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Bruno Ter 28 Ago 2012, 22:42

É isso aí Avani, e você ainda me pede para ficar fazendo descrições das paisagens lunares. Agora sou eu quem vai te pedir! Wink
Uma curiosidade é o fato da ausência total de um pico central em Platão, e a coloração do seu piso diferente (mais escuro) do que os mares circundantes com as cristas de enrugamento. Naquele mosaico com as quatro astrofotos você pegou Platão com o interior da cratera ainda não iluminado, e aquela posição é a ideal para se registrar algum fenômeno de luminescência ou fluorescência em seu interior escuro.
E na astrofoto maior a sombra das montanhas na borda oeste, em especial a mais pontuda e ao norte nesse paredão, quando do ângulo de incidência dos raios solares passa ainda rasante, essa sombra às vezes parece "esticar" até tocar a extremidade interior leste. Platão ainda reserva muitas surprêsas ao observador atento.
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Bruno Ter 28 Ago 2012, 22:47

Em ordem decrescente Platão ocupa o 2º lugar em incidências de TLPs segundo boletim informativo da REA, confiram:
Os locais onde mais freqüentemente apresentam estes tipos de fenômenos são as crateras Aristarchus (observado 448 vezes), Plato (observado 114 vezes), Alphonsus (observado 46 vezes) e Tycho (observado 16 vezes).
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Astroavani Sáb 15 Set 2012, 00:29

Interessante mosaico obtido por meu prezado colega Delberson Tiago a partir da composição de 12 fotos feitas de 12 filmes da Lua no último dia 4 de setembro a 1:00 UT.
Filmagem: Delberson Tiago
Processamento: Avani Soares
Avani.

Astrofotografia em Mosaico Moon_20120904_raw

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Bruno Sáb 15 Set 2012, 19:55

Mais uma vez obrigado Avani, as suas contribuições estão sendo uma verdadeira demonstração prática sobre processamento de astrofotos. Bom registro desse terreno agreste e abrupto com montanhas chegando a 3900 metros de altitude e picos com até 5500 metros. Vale lembrar que a cratera Tycho, bem destacada por sinal nessa bela foto, é uma das crateras lunares mais perfeitas e de formação relativamente recente, com um agudo pico central se erguendo entre as suas muralhas que sobem até 5300 metros de altitude. O seu sistema radial está firmemente fixado na superfície lunar. Muito boa também essa imagem com algumas montanhas ao longe no limbo próximas ao pólo sul da lua. Espero continuar contando sempre com a sua contribuição.
Grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Astroavani Dom 16 Set 2012, 22:16

Oi Bruno!

Na realidade esta foto engloba a Lua por inteiro mas eu não consegui postá-la aqui creio por limitação de tamanho.
Para quem quiser vê-la completa segue o link:
http://www.astrophotogallery.org/september-2012-solar-system/p10193-mosaic-of-the-moon.html
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia em Mosaico Empty Re: Astrofotografia em Mosaico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos