ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equipamento para iniciar

5 participantes

Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Equipamento para iniciar

Mensagem  MarcoJr Qua 03 maio 2017, 17:27

Boa tarde senhores, estou iniciando no hobby e portanto pretendo adquirir um bom equipamento. Pelo pouco que ja estudei sobre o assunto aprendi que não existe um equipamento ideal para se observar tudo e por tanto acredito que seria mais interessante para mim observar o céu profundo. Também aprendi que a montagem mais simples para iniciantes é a Dobsoniana, porém também aprendi que ela não é muito indicada para astro-fotografia e como pretendo ter aberto essa possibilidade eu acredito que terei que aprender a utilizar logo de cara um telescópio com montagem Equatorial.

Gostaria de perguntar aos senhores qual destes telescópios seria melhor para esta finalidade:

Toya Skymaster 203mm refletor + motor + controle

Skywatcher 200mm refletor + controle

Aceito sugestões em outros telescópios com valores por volta de R$4000,00

Vi também que o diâmetro de abertura é importante para observações de deep-sky, sendo assim, conseguem me informar se com este telescópio eu terei um bom visual dos objetos observados?

Mesmo que não seja o ideal, mas conseguirei observar satisfatoriamente os planetas de nosso sistema?

desde já agradeço pela ajuda e me perdoem caso este poste esteja no lugar errado.

MarcoJr
Curioso
Curioso

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Re: Equipamento para iniciar

Mensagem  deco27x Qui 04 maio 2017, 20:45

O skywatcher com certeza é melhor opção. Porém, qual o seu nível de familiaridade com o céu?

Já observa com binóculo? Sabe reconhecer pelo menos umas 20 constelações e as 10 estrelas mais brilhantes? Consegue identificar os planetas Júpiter, Saturno, Marte, Vênus e Mercúrio?

Caso atenda estes requisitos, creio que já esteja pronto para um telescópio com boa abertura como este. Caso não, seria o caso de ganhar alguma experiência com o básico primeiro.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Re: Equipamento para iniciar

Mensagem  Dry Qui 04 maio 2017, 22:35

Complementando as informações do amigo Deco, como é o céu da sua cidade em relação à poluição luminosa ? Esse fator irá influenciar de forma significativa sua experiência com qualquer telescópio.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Re: Equipamento para iniciar

Mensagem  MarcoJr Sex 05 maio 2017, 13:35

Boa tarde senhores, ainda não reconheço absolutamente NADA, porém, apesar da pergunta sobre telescópios, pretendo adquiri-lo apenas dentro de alguns meses (setembro), sendo assim ainda tenho um certo tempo para me dedicar e aprender mais.

O telescópio na verdade é um presente para meu pai (e para mim também rsrsrs) e portanto deverá permanecer em sua casa que fica localizada nas margens de uma cidade de interior (população de 200.000 habitantes) com poluição luminosa de baixa a moderada.

Estive pensando e não sei se estou falando bobagens, mas por este preço talvez seja melhor eu adquirir um Skywatcher 254mm dobsoniano e futuramente uma montagem Equatorial como a de nosso amigo Dry. Dessa forma acredito que eu e meu pai teremos maior facilidade para manusear o telescópio e no momento que decidirmos iniciar na astrofotografia investiriamos em uma montagem Equatorial com todos os acessórios necessários.

MarcoJr
Curioso
Curioso

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Re: Equipamento para iniciar

Mensagem  Dry Sex 05 maio 2017, 18:46

MarcoJr escreveu:
Estive pensando e não sei se estou falando bobagens, mas por este preço talvez seja melhor eu adquirir um Skywatcher 254mm dobsoniano e futuramente uma montagem Equatorial como a de nosso amigo Dry. Dessa forma acredito que eu e meu pai teremos maior facilidade para manusear o telescópio e no momento que  decidirmos iniciar na astrofotografia investiriamos em uma montagem Equatorial com todos os acessórios necessários.

É uma boa alternativa, pois um dobsoniano é extremamente fácil de manusear, e se for usar em um céu com baixa PL, esta abertura lhe trará excelentes imagens. Mas não compre o modelo truss tube (treliça) e sim o de tubo totalmente fechado, senão vai ser impossível adaptá-lo a uma montagem equatorial.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Compra de um telescópio.

Mensagem  Valessa Leite Sex 12 maio 2017, 23:28

Boa noite!
Gostaria que vocês me ajudassem com a compra de um telescópio.
Meu irmão vai aos Estados unidos no final desse mês, e quero encomendar um telescópio com ele, porém estou em dúvida quanto o tipo de telescópio comprar.
Não sei se vocês conseguiriam me ajudar, mas vou colocar minhas intenções aqui e quem sabe vocês conseguem me orientar.
Quero um telescópio que eu possa utilizar com meus alunos tanto de dia como a noite, para fazer observações de planetas,lua e galaxias. Por isso teria que ser um telescópio fácil de colocar no carro para leva-lo para todos os lados.
Vi que o modelo altazimutal é mais simples de montar, mas também fiquei na dúvida com o dobsoniano.
A abertura seria de 8" a 10"?
Qual modelo seria melhor para iniciante? Achei o refrator, mas posso estar errada.
Já informo que não tenho muito conhecimento na área e que costumo usar o telescópio do MAST e algumas vezes levo esse telescópio pra escola, para visualização do sol. Ou seja não tenho muito conhecimento na área , mas queria iniciar e tb mostrar a meus alunos.
Com essas informações se vocês tiverem um modelo para me indicar com um gasto de até R$ 3000,00 e um site que eu possa visualizar o telescópio para mostrar a meu irmão ficarei muito grata!
Desde já agradeço a atenção e diponibilidade!
Valessa

Valessa Leite
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Re: Equipamento para iniciar

Mensagem  André Pira Qua 24 maio 2017, 23:14

Boa noite Valessa! Essa é uma das perguntas mais difíceis de se responder (por incrível que pareça) em astronomia : qual telescópio comprar?
Basicamente tudo depende de alguns fatores:
1 - Do objetivo que será empregado ao telescópio (isso você já mencionou na postagem): qualquer telescópio que você adquirir proporcionará a oportunidade de observação tanto de planetas e lua como de objetos do espaço profundo (DSO). Contudo existem tipos de construção que se saem bem melhor em determinados tipos de observação do que outros. Planetas normalmente exigem um maior poder de aumento para ver seus detalhes ou mesmo fotografá-los. Nesse quesito os refletores com suas grandes aberturas e distância focal tendem a se saírem melhor!
Já os DSOs não exigem tanto "poder de fogo" e podem ser contemplados com aumentos moderados ou baixos, privilegiando os refratores (até de pequenas aberturas) e distâncias focais mais curtas. Isso também vale para as fotos!
2 - Do local de uso: se existem boas condições de observação ou muita poluição luminosa (P.L.)? Grandes aberturas proporcionam maiores aumentos, mas também amplificam todas as condições atmosféricas ruins que existam no local de observação.
3 - Se ficará em um lugar fixo ou terá que ser transportado todas as noites: telescópios grandes significam (com já dissemos) grandes ampliações. Porém são pesados e difíceis de transportar e normalmente acabam desestimulando o praticante devido a dificuldade de transporte/ vai e vem.
4 - Do valor que está disposta a investir: também mencionou na mensagem. O telescópio será basicamente para observações ou pensa em ingressar na astrofotografia mais adiante? Se for o caso, exigirá uma montagem mais firme, isso significa maior investimento.
5 - E até de quem está dando a opinião/sugestão: no meu caso sempre tive refratores (gosto deles) mas não significa que outros tipos de construção não sejam bacanas!
Isso são só alguns fatores que determinarão um belo início na prática da astronomia ou se terá várias e várias noites de decepções e frustrações que acabarão distanciando você (talvez definitivamente) desse maravilhoso e fascinante mundo.
Atualmente temos poucos fornecedores de equipamentos astronômicos em nosso país. Existe uma loja (astrolua) que possui quase todos os modelos de equipamentos (seminovos). Dê uma olhada lá, pergunte ao Ricardo (proprietário) e volte a questionar no fórum assim que se decidir por um modelo e eventualmente pensar nas questões colocadas acima.
Estaremos sempre a sua disposição!
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Re: Equipamento para iniciar

Mensagem  Valessa Leite Sex 26 maio 2017, 10:30

Obrigada Andre Pira!
Estava correndo atrás disso com uma certa urgência, pois meu irmão foi para o USA e traria pra mim, o que fica mais barato. Consegui a ajuda do pessoal do museu de astronomia aqui do Rio.
De qualquer forma agradeço a atenção!
Abraços

Valessa Leite
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Re: Equipamento para iniciar

Mensagem  André Pira Sáb 27 maio 2017, 09:09

Peço desculpas pela demora em visualizar sua postagem. Mas se conseguiu ajuda/orientação, fico contente! E qual foi a decisão da compra? Que equipamento foi escolhido?
Volte sempre que necessitar ao fórum....ok?
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento para iniciar Empty Re: Equipamento para iniciar

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos