CG3 do AstroMaster 130mm
3 participantes
Página 1 de 1
CG3 do AstroMaster 130mm
Olá pessoal, bom dia! Adquiri um Celestron Astromasetr 130mm com CG3 e confesso estar apanhando bastante.
Antes tinha um Virtuoso e um 70tinha AZ2,e mexer com uma eq é muito diferente! Ainda estou aprendendo a mexer nos eixos para conseguir buscar e manter um objeto na mira do focalizador. O Eixo que movimenta o tubo é o que tem me trazido mais dificuldade. Adquiri tb em separado o motor, ainda não chegou, mas creio que a funcionalidade dele seja o acompanhamento depois de localizado o objeto.
E essa é outra dificuldade que estou tendo: localizar o objeto com a CG3, devido ao manuseio da montagem. Usando a manopla que gira o tubo (a que fia embaixo do tubo) a movimentação dele é bem limitada, não chegando a 360º. Para girar mais o tubo tenho que mexer no parafuso e girar o tubo na maõ. Muitas vezes está mais fácil erguer o tripé e posicionar o tele...
Pesquisei sobre algum controle do tele que poderia ser parecido com o Stellarium no Virtuoso, mas para a minha montagem, não encontrei nada. o SkyPortal WiFi Module, aplicativo e acessórios não são compatíveis com a CG3 do astromaster. Existe alguma outra opção para o meu tele ou encontrar os objetos vai ter que ser na raça mesmo?
Com relação às oculares, tenho de 4,5,6,10,20,25 e 40mm. Alguma outra é indicada para esse tele?
Pra usar com dslr não consegui foco com a ocular de 20mm da celestron que veio com o tele. Ademais, parece ok com o restante.
Obrigado!
Boa semana!
Antes tinha um Virtuoso e um 70tinha AZ2,e mexer com uma eq é muito diferente! Ainda estou aprendendo a mexer nos eixos para conseguir buscar e manter um objeto na mira do focalizador. O Eixo que movimenta o tubo é o que tem me trazido mais dificuldade. Adquiri tb em separado o motor, ainda não chegou, mas creio que a funcionalidade dele seja o acompanhamento depois de localizado o objeto.
E essa é outra dificuldade que estou tendo: localizar o objeto com a CG3, devido ao manuseio da montagem. Usando a manopla que gira o tubo (a que fia embaixo do tubo) a movimentação dele é bem limitada, não chegando a 360º. Para girar mais o tubo tenho que mexer no parafuso e girar o tubo na maõ. Muitas vezes está mais fácil erguer o tripé e posicionar o tele...
Pesquisei sobre algum controle do tele que poderia ser parecido com o Stellarium no Virtuoso, mas para a minha montagem, não encontrei nada. o SkyPortal WiFi Module, aplicativo e acessórios não são compatíveis com a CG3 do astromaster. Existe alguma outra opção para o meu tele ou encontrar os objetos vai ter que ser na raça mesmo?
Com relação às oculares, tenho de 4,5,6,10,20,25 e 40mm. Alguma outra é indicada para esse tele?
Pra usar com dslr não consegui foco com a ocular de 20mm da celestron que veio com o tele. Ademais, parece ok com o restante.
Obrigado!
Boa semana!
Eojr- Astronomo Amador
Re: CG3 do AstroMaster 130mm
Já tem um bom conjunto de oculares. Agora é estranho a 20mm não das foco com ele. Seria uma ocular eretora?
deco27x- Astronomo Amador
--> é a ocular de 20mm que veio com o tele. A única, por sinal, que não deixa a imagem invertida.deco27x escreveu:Já tem um bom conjunto de oculares. Agora é estranho a 20mm não das foco com ele. Seria uma ocular eretora?
Andei dando uma pesquisada por aí e vi que preciso fazer o alinhamento da montagem apontando para o sul etc. Pergunta: esse alinhamento é feito uma vez só, considerando a mesma latitude? Feito o alinhamento, eu já posso usar o motor e fazer o auste de velocidade ou vou ter que fazer algum outro procedimento? Quero dizer, esse alinhamento (me indicaram fazer o drift) da montagem já é o suficiente para usar o motor de acompanhamento? Ou preciso fazer algo mais?
Sei que a resposta é não, mas não há MESMO nenhum tipo de goto para essa montagem CG3 da Celestron???
Outra coisa: alguém amigo do fórum já utilizou uma CG3 MD? Gostaria de algumas dicas, não só do setup da montagem e motor, mas de utilização etc.
Obrigado a todos!!!
Eojr- Astronomo Amador
Boa tarde Eojr e demais amigos do fórum, adquiri recentemente o mesmo modelo do amigo, porém já instalado o Motor Drive, e as minha dúvidas são as mesmas expostas aqui. Por ser meu primeiro tele, estou encontrando muitas dificuldades com relação a utilização da CG3, principalmente com o MD, não sei se veio com defeito ou a bateria está fraca pois não noto a movimentação quando ligado o motor. Possuo somente as oculares que vierem com o tele, a de 10mm e a de 20mm (sendo a mesma eretora) e gostaria a princípio de adquirir mais uma ocular (4mm), seria possível a indicação de uma boa qualidade? Pesquisei e com relação a custo benefício encontrei a Aspheric e a Plossl, qual seria a melhor? Obrigado pela atenção de todos.
FTavares- Aspirante
Alinhamento com CG3
Adquiri um MD e ainda não utilizei, apenas instalei e liguei para teste. Realmente parece que não tem movimento algum, mas acredito ser normal, não? A movimentação em em guiagens são imperceptíveis.
De qualquer forma é preciso fazer o alinhamento para poder utilizar o MD e gostaria de saber se alguém que tenha a CG3 ou que conheça um método de alinhamento para esse tipo de montagem poderia ajudar com dicas e um passo-a-passo para nó cegos como eu.
Obrigado!
De qualquer forma é preciso fazer o alinhamento para poder utilizar o MD e gostaria de saber se alguém que tenha a CG3 ou que conheça um método de alinhamento para esse tipo de montagem poderia ajudar com dicas e um passo-a-passo para nó cegos como eu.
Obrigado!
Eojr- Astronomo Amador
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos