ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CG3 do AstroMaster 130mm

3 participantes

Ir para baixo

CG3 do AstroMaster 130mm Empty CG3 do AstroMaster 130mm

Mensagem  Eojr Seg 13 Fev 2017, 07:22

Olá pessoal, bom dia! Adquiri um Celestron Astromasetr 130mm com CG3 e confesso estar apanhando bastante.

Antes tinha um Virtuoso e um 70tinha AZ2,e mexer com uma eq é muito diferente! Ainda estou aprendendo a mexer nos eixos para conseguir buscar e manter um objeto na mira do focalizador. O Eixo que movimenta o tubo é o que tem me trazido mais dificuldade. Adquiri tb em separado o motor, ainda não chegou, mas creio que a funcionalidade dele seja o acompanhamento depois de localizado o objeto.

E essa é outra dificuldade que estou tendo: localizar o objeto com a CG3, devido ao manuseio da montagem. Usando a manopla que gira o tubo (a que fia embaixo do tubo) a movimentação dele é bem limitada, não chegando a 360º. Para girar mais o tubo tenho que mexer no parafuso e girar o tubo na maõ. Muitas vezes está mais fácil erguer o tripé e posicionar o tele...

Pesquisei sobre algum controle do tele que poderia ser parecido com o Stellarium no Virtuoso, mas para a minha montagem, não encontrei nada. o SkyPortal WiFi Module, aplicativo e acessórios não são compatíveis com a CG3 do astromaster. Existe alguma outra opção para o meu tele ou encontrar os objetos vai ter que ser na raça mesmo?

Com relação às oculares, tenho de 4,5,6,10,20,25 e 40mm. Alguma outra é indicada para esse tele?

Pra usar com dslr não consegui foco com a ocular de 20mm da celestron que veio com o tele. Ademais, parece ok com o restante.

Obrigado!
Boa semana!

Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CG3 do AstroMaster 130mm Empty Re: CG3 do AstroMaster 130mm

Mensagem  deco27x Ter 14 Fev 2017, 18:50

Já tem um bom conjunto de oculares. Agora é estranho a 20mm não das foco com ele. Seria uma ocular eretora?
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

CG3 do AstroMaster 130mm Empty Re: CG3 do AstroMaster 130mm

Mensagem  Eojr Qui 16 Fev 2017, 22:01

deco27x escreveu:Já tem um bom conjunto de oculares. Agora é estranho a 20mm não das foco com ele. Seria uma ocular eretora?
--> é a ocular de 20mm que veio com o tele. A única, por sinal, que não deixa a imagem invertida.

Andei dando uma pesquisada por aí e vi que preciso fazer o alinhamento da montagem apontando para o sul etc. Pergunta: esse alinhamento é feito uma vez só, considerando a mesma latitude? Feito o alinhamento, eu já posso usar o motor e fazer o auste de velocidade ou vou ter que fazer algum outro procedimento? Quero dizer, esse alinhamento (me indicaram fazer o drift) da montagem já é o suficiente para usar o motor de acompanhamento? Ou preciso fazer algo mais?

Sei que a resposta é não, mas não há MESMO nenhum tipo de goto para essa montagem CG3 da Celestron??? Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Outra coisa: alguém amigo do fórum já utilizou uma CG3 MD? Gostaria de algumas dicas, não só do setup da montagem e motor, mas de utilização etc.

Obrigado a todos!!!

Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CG3 do AstroMaster 130mm Empty Re: CG3 do AstroMaster 130mm

Mensagem  FTavares Seg 27 Mar 2017, 13:57

Boa tarde Eojr e demais amigos do fórum, adquiri recentemente o mesmo modelo do amigo, porém já instalado o Motor Drive, e as minha dúvidas são as mesmas expostas aqui. Por ser meu primeiro tele, estou encontrando muitas dificuldades com relação a utilização da CG3, principalmente com o MD, não sei se veio com defeito ou a bateria está fraca pois não noto a movimentação quando ligado o motor. Possuo somente as oculares que vierem com o tele, a de 10mm e a de 20mm (sendo a mesma eretora) e gostaria a princípio de adquirir mais uma ocular (4mm), seria possível a indicação de uma boa qualidade? Pesquisei e com relação a custo benefício encontrei a Aspheric e a Plossl, qual seria a melhor? Obrigado pela atenção de todos.
FTavares
FTavares
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 09/09/2016
Idade : 50
Localização : Maricá-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

CG3 do AstroMaster 130mm Empty Alinhamento com CG3

Mensagem  Eojr Qui 12 Abr 2018, 13:12

Adquiri um MD e ainda não utilizei, apenas instalei e liguei para teste. Realmente parece que não tem movimento algum, mas acredito ser normal, não? A movimentação em em guiagens são imperceptíveis.

De qualquer forma é preciso fazer o alinhamento para poder utilizar o MD e gostaria de saber se alguém que tenha a CG3 ou que conheça um método de alinhamento para esse tipo de montagem poderia ajudar com dicas e um passo-a-passo para nó cegos como eu.

Obrigado!
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

CG3 do AstroMaster 130mm Empty Re: CG3 do AstroMaster 130mm

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos