ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teste corretor de coma Baader Mark III.

Ir para baixo

Teste corretor de coma Baader Mark III. Empty Teste corretor de coma Baader Mark III.

Mensagem  Dry Qui 01 Dez 2016, 14:39

Olá amigos.
Sabemos que os refletores de f/ curto sofrem com o efeito do coma. Esse "defeito" é visível na borda da imagem, principalmente em oculares de baixo custo, e faz com que as estrelas situadas nessa área fiquem deformadas parecendo pequenos cometas. Algumas oculares até conseguem atenuar esse efeito, não por completo, ficando a imagem aceitável. Mas elas normalmente cobram um alto custo por esse benefício e algumas chegam a ser proibitivas para a maiorias dos usuários, principalmente aqui no Brasil.
Também nas astrofotografias acontece o mesmo efeito, e as vezes é necessário cortar parte da imagem para não estragar o resultado final. Também é possível corrigir o problema no Photoshop, mas nem sempre o resultado é bom, e as vezes nem vale a pena. A solução definitiva é inserir um corretor de coma, e ele funciona tanto para observações visuais como para astrofotos. Existem vários modelos disponíveis, e após uma pesquisa resolvi comprar o Mark III da Baader, pois chequei a conclusão que era o que oferecia o melhor custo benefício. Domingo passado fiz um teste e pude comprovar o quanto ele é eficiente.
Nas fotos abaixo é possível ver como o corretor de coma atua. Observe as estrelas situadas no canto superior esquerdo. Na primeira foto sem o corretor, elas têm um formato de pequenos cometas, totalmente deformadas. Na segunda foto o uso do corretor deixou as estrelas perfeitamente redondas e pontuais.
Teste corretor de coma Baader Mark III. 14tlzj9
Teste corretor de coma Baader Mark III. Xcizx3
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos