Conjunção planetária hoje entre Vênus e Jupiter.
4 participantes
Página 1 de 1
Conjunção planetária hoje entre Vênus e Jupiter.
Hoje (27/08/2016) teremos uma conjunção planetária muito interessante e rara, quando os planetas jupiter e vênus estarão muito próximos, dando a impressão de se "tocarem" no céu vespertino. Na verdade será apenas uma questão de perspectiva pois jupiter está muito distante que vênus. O primeiro está a 952 milhões de km da terra, enquanto vênus se encontra mais próximo ou a 229 milhões de km. Visualmente vênus estará com magnitude -3.32, e jupiter com magnitude -1.2. Esse evento celeste poderá ser visto por aproximadamente uma hora, antes deles "mergulharem" no horizonte oeste. Não percam, já que somente daqui a 49 anos poderemos vê-los tão próximos assim.
Crédito da imagem: Sky&Telescope.
Crédito da imagem: Sky&Telescope.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Re: Conjunção planetária hoje entre Vênus e Jupiter.
Imagem da conjunção:
Crédito da imagem: Silvino Souza - Astrônomo / Observatório Astronômico de Brusque.
Crédito da imagem: Silvino Souza - Astrônomo / Observatório Astronômico de Brusque.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Interessante captura da conjunção pelo nosso colega Chagas (não especificou o equipamento usado):
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Esta conjunção estava mesmo muito legal para se observar, tanto a olho nu como por telescópio.Foi a primeira vez que consegui observar dois planetas ''lado a lado'' no mesmo campo de visão da ocular pelo telescópio.
Até tirei uma foto do fenômeno, nem de longe lembra o que eu tava vendo a olho nu, mas o que vale é a intenção.rs[img][/img]
Até tirei uma foto do fenômeno, nem de longe lembra o que eu tava vendo a olho nu, mas o que vale é a intenção.rs[img][/img]
Augusto_- Aspirante
Ficou muito bom o registro Augusto_, o AF agradece a contribuição.Augusto_ escreveu:Até tirei uma foto do fenômeno, nem de longe lembra o que eu tava vendo a olho nu, mas o que vale é a intenção.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Mais um bom registro de outro colega nosso, o Jr Martini do observatório particular Sagitário:
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Eu também acompanhei esse evento, foi muito bonito..!
Vénus estava irradiante, mais parecia uma estrela
Vénus estava irradiante, mais parecia uma estrela
Rafael da Silva Caineli- Astronomo Amador
conjunção Júpiter com Vênus
eu tentei ver o ano passado,mas como os 2 Planetas estavam muito baixos no céu e no crepúsculo matutino (amanhecer) ,não consegui ver ,vou tentar ver no começo do ano que vem ou no fim desse ano novamente essa conjunção que creio que irar ocorrer novamente!
HERODES- Curioso