ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

4 participantes

Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

Mensagem  JEAN CONSTANTINO Sex 26 Ago 2016, 15:45

Olá, amigos da astronomia.

Há pouco comprei a logitech c270, instalei o sharpcap e o registax.
O meu primeiro objeto foi a lua, consegui fotografar com sucesso.

Mas, minha dificuldade está em fotografar planetas(especialmente Jupiter que é por onde desejo começar).
O planeta aparece apenas como uma bola totalmente desfocada acizentada sem a menor qualidade. Alguém por favor poderia me dá dicas de astrofotografia planetaria usando a logitech e o SW70?

JEAN CONSTANTINO
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Aproveito para perguntar como deixar os vídeos menos pesados? VIdeos de 30 segundos ficam com quase 1 GB?

Mensagem  JEAN CONSTANTINO Sex 26 Ago 2016, 15:51

???

JEAN CONSTANTINO
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Re: Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

Mensagem  Bruno Sex 26 Ago 2016, 16:15

JEAN CONSTANTINO escreveu:O meu primeiro objeto foi a lua, consegui fotografar com sucesso.
Mas, minha dificuldade está em fotografar planetas(especialmente Jupiter que é por onde desejo começar).
O planeta aparece apenas como uma bola totalmente desfocada acinzentada sem a menor qualidade.
Olá JEAN CONSTANTINO, astrofotografias da lua são relativamente mais fáceis e simples, tanto devido ao seu grande diâmetro aparente quanto à sua relativa proximidade. Jupiter atualmente está muito baixo sobre o horizonte oeste, e as imagens desse planeta nessas condições sofrem fortemente com a refração atmosférica, e os particulados e poluentes em suspensão na atmosfera ao final do dia. O ideal é observar ou fazer astrofotografias com astro no mínimo a 45º de altura sobre o horizonte, e de ordinário uma altura de 70º no mínimo é ainda mais indicada. Outro fator é que ao contrário do que se pensa, dependendo da latitude onde se encontra o observador no inverno (mais ao sul no hemisfério sul), apesar do céu limpo e transparente, as imagens telescópicas sofrem fortes distorções devido aos fortes ventos nas camadas mais altas da troposfera. No inverno o ar fica seco, e com isso as correntes e os jatos de ar correm mais livremente a velocidades entre 150 a 300km/h. Ao contrário, na primavera e no verão o ar úmido "freia" essas correntes de ar deixando as imagens mais estáveis.
Quanto à astrofotografia com a Logitech, dê uma conferida no link abaixo:

https://translate.google.com.br/translate?hl=en&sl=es&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.jouscout.com%2Fastro%2Fwebcam.htm

Qualquer dúvida basta retornar aqui no tópico.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Grato!

Mensagem  JEAN CONSTANTINO Sex 26 Ago 2016, 17:52

Muito obrigado, Bruno! Será que seria melhor, no caso, astrofotografar Saturno ou Marte que estão mais a zenite?

JEAN CONSTANTINO
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Re: Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

Mensagem  Bruno Sex 26 Ago 2016, 19:07

JEAN CONSTANTINO escreveu:Muito obrigado, Bruno! Será que seria melhor, no caso, astrofotografar Saturno ou Marte que estão mais a zenite?
Exato, eles ainda estão bem altos no céu ao anoitecer, e caso as imagens não se apresentem nítidas é por conta da instabilidade atmosférica na sua latitude.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Re: Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

Mensagem  Augusto_ Sáb 27 Ago 2016, 12:42

Olá amigo, tenho esse mesmo telescópio mas outra webcam. Não tenho muita experiência nisso, mas posso te dar umas dicas que para mim funcionaram.
Tbm acontecia de Júpiter aparecer pra mim como uma bola sem nenhuma definição, mas aí mexendo no Sharpcap nos controles: exposure, contrast e brightness ele ficou definido, eu coloquei  todas essas barrinhas no zero, e fui regulando aos poucos, subindo até achar o ideal, mas todos esses controles ficaram ali bem baixo, quase no zero. Mas lembre-se isso foi com a minha webcam, mas vc pode tentar isso com a sua webcam, talvez te ajude.
Agora para diminuir o tamanho dos vídeos gerados eu utilizo um programa chamado PIPP, ele tem uma uma opção chamada ''AVI Arquive'' e converte os vídeos para um tamanho bem menor, por exemplo vídeos de 1 giga ficam com no máximo 100 megabytes...aqui o link do programa para download, caso vc não tenha ainda esse programa: https://sites.google.com/site/astropipp/downloads

Augusto_
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/08/2015
Localização : Foz do Iguaçu, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Re: Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

Mensagem  araujoxyz Sáb 11 Mar 2017, 16:57

Pessoal, adaptei uma C270 no meu tele também, logo que recebi a câmera testei certinho antes de fazer a adaptação, porém após retirar a lente do sensor dela notei uma mancha escura bem no centro é normal essa mancha?? E como resolvo??

araujoxyz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 26/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Re: Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

Mensagem  Augusto_ Sáb 11 Mar 2017, 18:29

araujoxyz escreveu:Pessoal, adaptei uma C270 no meu tele também, logo que recebi a câmera testei certinho antes de fazer a adaptação, porém após retirar a lente do sensor dela notei uma mancha escura bem no centro é normal essa mancha?? E como resolvo??

A mancha que você se refere aparece na imagem que você vê pelo computador? ou é olhando diretamente o sensor? O sensor dela normal é dessa cor aqui: Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Img_2210

Augusto_
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/08/2015
Localização : Foz do Iguaçu, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Re: Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

Mensagem  araujoxyz Dom 12 Mar 2017, 14:46

Era poeira mesmo, achei que tinha danificado ela e fiquei com medo de limpá-la para não danificar o sensor, mas passei um cotonete bem de leve e sumiu. Mas pelo que andei pesquisando o ideial é usar um soprador que usam para limpar sensor de câmera fotográficas, valeu problema resolvido. Outra coisa, vocês já usaram a webcam diretamente na ocular como fica a imagem? Pois colocando direto no tele sem ocular vi que vou precisar de um redutor focal é isso ???

araujoxyz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 26/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Re: Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

Mensagem  Augusto_ Dom 12 Mar 2017, 16:57

araujoxyz escreveu:Era poeira mesmo, achei que tinha danificado ela e fiquei com medo de limpá-la para não danificar o sensor, mas passei um cotonete bem de leve e sumiu. Mas pelo que andei pesquisando o ideial é usar um soprador que usam para limpar sensor de câmera fotográficas, valeu problema resolvido. Outra coisa, vocês já usaram a webcam diretamente na ocular como fica a imagem? Pois colocando direto no tele sem ocular vi que vou precisar de um redutor focal é isso ???
Bem, qual é a distancia focal do seu tele? e qual objeto você quer filmar? se você pretende filmar Júpiter, Saturno, Marte..você vai perceber que esse aumento todo é pouco, e será até necessário usar uma barlow para ter mais aumento. Então o redutor focal nesse caso seria desnecessário.

Augusto_
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/08/2015
Localização : Foz do Iguaçu, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270 Empty Re: Astrofotografia Planetária com SW 70mm/900 e Logitech C270

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos