ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RFA Observação planetária e solar.

2 participantes

Ir para baixo

RFA  Observação planetária e solar. Empty RFA Observação planetária e solar.

Mensagem  Rodolfo Figueira Amancio Qui 21 Abr 2016, 08:42

Bom dia galera do astrofórum.

Skywatcher 70mm

Aqui em Engenheiro Paulo de Frontin Rj, o céu está bem limpo dia e noite, fiz observações do sol com o filtro que vende no armazém do telescópio, a imagem ficou nítida mais quando usei um aumento de 140x ficou um pouco disfocado mais tudo bem.
Já a noite observei Júpiter, a imagem ficou nítida aparecendo quatro luas, só quando aumentei para 140x que ficou embaçado mais ainda deu pra ver duas faixas, Saturno ficou melhor, já marte só consegui ver uma bola laranja com pouco foco.
Foi a primeira vez que observo Júpiter e marte e achei muito bom, mais pesso a opinião dos colegas, e se tem como eu melhorar a qualidade das imagens com o aparelho que eu tenho.

Tenho gostado bastante da astronomia, depois que eu aprender mais,e utilizar melhor o meu telescópio, partirei para um de abertura maior.

Um abraço a todos e fiquem com Deus.

Rodolfo Figueira Amancio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 155
Data de inscrição : 20/06/2015
Idade : 39
Localização : Engenheiro Paulo de Frontin rj

Ir para o topo Ir para baixo

RFA  Observação planetária e solar. Empty Re: RFA Observação planetária e solar.

Mensagem  Bruno Qui 21 Abr 2016, 18:20

Seja bem vindo Rodolfo Figueira, os planetas marte e jupiter tendem a perder a nitidez e o contraste nas imagens quanto maior for o aumento, já saturno por sua coloração alaranjada suporta ampliações mais elevadas. Pode também acontecer de uma ampliação mais elevada ampliar também os efeitos das turbulências atmosféricas, o que deixa as imagens como que desfocadas. Supondo que você está usando uma ocular de 10mm + Barlow 2x para alcançar 140x, experimente desenroscar a lente Barlow do corpo dela, e rosqueá-la novamente só que na ocular na parte do corpo dela onde tem a rosca interna. Com isso você conseguirá uma ampliação um pouco menor que 140x (vai ampliar cerca de 105x), e as imagens terão uma tendência de melhorar nessas condições.
Nos mantenha informados.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

RFA  Observação planetária e solar. Empty Re: RFA Observação planetária e solar.

Mensagem  Rodolfo Figueira Amancio Sex 22 Abr 2016, 23:02

Boa noite Bruno.

Fui fazer o que você disse e deu um problema, a minha barlow não desinrosca a lente do corpo dela, só desinrosca o anel de aço e não consegui acoplar na minha ocular, essa minha barlow é a que veio junto com o meu setentinha da Skywatcher que comprei no armazém do telescópio.

Eu tenho mesmo que comprar uns acessórios para melhorar meu setentinha.

Mais valeu pela explicação e pela dica.

Rodolfo Figueira Amancio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 155
Data de inscrição : 20/06/2015
Idade : 39
Localização : Engenheiro Paulo de Frontin rj

Ir para o topo Ir para baixo

RFA  Observação planetária e solar. Empty Re: RFA Observação planetária e solar.

Mensagem  Bruno Sex 22 Abr 2016, 23:22

No seu caso ou uma outra Barlow 2x de melhor qualidade, ou uma ocular Planetária de 5mm vão proporcionar uma ampliação máxima de 140x interessante para o seu setentinha, porém ambos os itens atualmente estão difíceis de encontrar no mercado. Pesquise em alguns grupos de vendas de equipamentos astronômicos, e troque ideias com os membros que vez ou outra aparecem esses itens à venda:

https://www.facebook.com/groups/mercadodaastronomia/

https://www.facebook.com/groups/balcaodaastronomia/

https://www.facebook.com/groups/1076985055685707/

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

RFA  Observação planetária e solar. Empty Re: RFA Observação planetária e solar.

Mensagem  Rodolfo Figueira Amancio Sex 22 Abr 2016, 23:36

Vou esperar aparecer, valeu.

Rodolfo Figueira Amancio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 155
Data de inscrição : 20/06/2015
Idade : 39
Localização : Engenheiro Paulo de Frontin rj

Ir para o topo Ir para baixo

RFA  Observação planetária e solar. Empty Re: RFA Observação planetária e solar.

Mensagem  Rodolfo Figueira Amancio Ter 03 maio 2016, 17:55

Boa tarde galera do astrofórum.

Aqui em Paulo de Frontin depois de vários dias com o tempo nublado, mais domingo começou a melhorar e ontem a noite o céu estava super limpo, visualizei Júpiter, Saturno e Marte.
Desta vez com meu setentinha Júpiter apareceu bem nítido, igualmente Saturno, quase 100% de nitidez, já marte deu pra ver uma bola alaranjada, com bom foco e gostei muito, foi incrível.
Acredito que só não tive imagens 100% desta vez pois preciso adiquirir novas oculares.
Mais como eu disse, o céu estava tão limpo que deu pra ver muito bem, alguns detalhes, cores, formatos, as luas os anéis, a atmosfera colaborou bastante.

Procurei observar o céu profundo mais não consegui, porém quando eu visualizar alguma coisa do céu profundo eu aviso.

Oculares: 10mm, 25mm
Barlow: 2x

Um abraço a todos e fiquem com Deus.

Rodolfo Figueira Amancio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 155
Data de inscrição : 20/06/2015
Idade : 39
Localização : Engenheiro Paulo de Frontin rj

Ir para o topo Ir para baixo

RFA  Observação planetária e solar. Empty Re: RFA Observação planetária e solar.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos