TMB 9mm ou 8mm
2 participantes
Página 1 de 1
TMB 9mm ou 8mm
Olá. Gostaria de saber se tem mta diferença entre a TMB 9mm e 8mm, tenho um Sky-Watcher 150mm F8... A 8mm é a que eu queria, daria aumento de 150x,mas está em falta. E a 9mm 133x... Gostaria de saber se é mta diferença, não tenho essa noção ainda.
Obrigado.
Obrigado.
fernandoAranha- Astronomo Amador
Re: TMB 9mm ou 8mm
Eu estava pensando aqui, comprarei depois uma barlow 2x, talvez seja mais interessante a 9mm, que vezes 2 daria 266x.. Uma ampliação mais "segura" do que os 300x que eu teria com a 8mm, certo?
fernandoAranha- Astronomo Amador
Re: TMB 9mm ou 8mm
Olá fernandoAranha, uma dica é que essas ampliações mais elevadas como de 300x por exemplo, não serão totalmente aproveitadas por que será preciso uma atmosfera muito estável o que é relativamente raro, e o F/D do seu telescópio ainda precisaria ser idealmente um pouco mais longo para alcançar esse aumento com boa nitidez.
Outro detalhe é que se você trabalhar com ampliações máximas entre 200x a 250x, a utilização da barlow com oculares de distâncias focais abaixo de 10mm torna-se desnecessária. Se quiser qualidade nas imagens, com uma boa ocular de 6mm (uma TMB por exemplo) você vai obter 200x ou seja, uma ampliação mais do que suficiente para observar os principais aspectos das superfícies planetárias e lunar. E caso queira avançar mais um pouco com segurança, com uma de 5mm você alcança 240x, uma cifra máxima mais dentro da realidade do seu 150mm.
Outro detalhe é que se você trabalhar com ampliações máximas entre 200x a 250x, a utilização da barlow com oculares de distâncias focais abaixo de 10mm torna-se desnecessária. Se quiser qualidade nas imagens, com uma boa ocular de 6mm (uma TMB por exemplo) você vai obter 200x ou seja, uma ampliação mais do que suficiente para observar os principais aspectos das superfícies planetárias e lunar. E caso queira avançar mais um pouco com segurança, com uma de 5mm você alcança 240x, uma cifra máxima mais dentro da realidade do seu 150mm.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos