Oculares da china, da pra confiar?
+3
fernandoAranha
abreumubarac
giltonc
7 participantes
Página 1 de 1
Oculares da china, da pra confiar?
Bom dia pessoal, estou procurando uma ocular 32 ou 40mm, entretanto não estou encontrando nos sites "de confiança" a preços acessiveis, na casadoastronomo temos essas:
http://www.casadoastronomo.com.br/categoria/oculares-especiais/4820
porem elas parecem bem similares a essas:
http://www.ebay.com/itm/Series-500-40mm-Plossl-eyepiece-lens-MINT-/262336341321?hash=item3d1476e549:g:Y~YAAOSwoBtW6BZs
A pergunta é, vale a pena importar essas chinesas? voces recomendam alguma loja para importar com um bom custo x beneficio?
Obrigado pela ajuda.
http://www.casadoastronomo.com.br/categoria/oculares-especiais/4820
porem elas parecem bem similares a essas:
http://www.ebay.com/itm/Series-500-40mm-Plossl-eyepiece-lens-MINT-/262336341321?hash=item3d1476e549:g:Y~YAAOSwoBtW6BZs
A pergunta é, vale a pena importar essas chinesas? voces recomendam alguma loja para importar com um bom custo x beneficio?
Obrigado pela ajuda.
giltonc- Astronomo Amador
Re: Oculares da china, da pra confiar?
Olá!
Também compartilho a mesma dúvida!
Esses dias achei um vendedor no AliExpress que tem umas TMB Planetary que eu quero muito com um bom preço (comparado com os preços daqui). Por exemplo, essa aqui do site Tellescopio de 7mm https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-tmb-planetary-type-II-7mm-1-25polegadas que é R$ 245,00 no AliExpress tá por R$ 168,00 ($ 45 doletas). Eu imagino que não deve ser exatamente a mesma mas é muito igual. Será que ela tem uma ótica inferior? Ainda a pouco arrisquei e comprei um filtro Skyglow e um colimador a laser com esse mesmo vendedor. Vou esperar chegar pra ver.
Também compartilho a mesma dúvida!
Esses dias achei um vendedor no AliExpress que tem umas TMB Planetary que eu quero muito com um bom preço (comparado com os preços daqui). Por exemplo, essa aqui do site Tellescopio de 7mm https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-tmb-planetary-type-II-7mm-1-25polegadas que é R$ 245,00 no AliExpress tá por R$ 168,00 ($ 45 doletas). Eu imagino que não deve ser exatamente a mesma mas é muito igual. Será que ela tem uma ótica inferior? Ainda a pouco arrisquei e comprei um filtro Skyglow e um colimador a laser com esse mesmo vendedor. Vou esperar chegar pra ver.
Acho que se estiver mto barato vale.. O risco é de ser taxado né..
fernandoAranha- Astronomo Amador
Algumas plossl do ebay custam 16 dolares, como essa: http://www.ebay.com/itm/40mm-Plossl-Eyepiece-Coated-Fits-for-All-1-25-Telescope-Eyepiece-Lens-Tracking-/271966164444?hash=item3f527255dc
Ainda assim valeria a pena, mas a duvida é realmente se a qualidade delas são equivalentes as vendidas por uma média de 180 reais no brasil por exemplo.
Ainda assim valeria a pena, mas a duvida é realmente se a qualidade delas são equivalentes as vendidas por uma média de 180 reais no brasil por exemplo.
Pessoal, estou decidido a importar uma 6mm.
Uma duvida, qual a diferença entre as Plossl e as planetárias? Ambas parecem genericas, porem as plossl são cerca de 20~25 dolares e as planetary 35. Poderiam opinar?
Uma duvida, qual a diferença entre as Plossl e as planetárias? Ambas parecem genericas, porem as plossl são cerca de 20~25 dolares e as planetary 35. Poderiam opinar?
As Planetárias tem mais elementos óticos e apresentam um melhor contraste para observação de planetas.
Uau, valeu, obrigado!
Uma duvida, mais elementos óticos significam maior perda de luminosidade, certo? Para DSO seria ideal mesmo uma plossl de apenas 2 elementos? ou uma wide pode valer a pena e compensar a falta de brilho pelo campo maior?
Olá giltonc, eu sublinhei acima o termo luminosidade por que ao referirmos a telescópios ela tem a ver com a abertura do instrumento, e nesse caso específico da sua pergunta seria uma diminuição no brilho das imagens.giltonc escreveu:Uma duvida, mais elementos óticos significam maior perda de luminosidade, certo?
Para DSO seria ideal mesmo uma plossl de apenas 2 elementos?
ou uma wide pode valer a pena e compensar a falta de brilho pelo campo maior?
O que pode melhorar o contraste numa imagem através de uma ocular, é o tipo de revestimento(s) que é aplicado nos elementos (lentes) e a qualidade do vidro utilizado.
As respostas para as suas questões são mais de cunho pessoal, como o gosto do observador por grandes campos, o grau de exigência nas imagens obtidas e do tipo de telescópio utilizado (principalmente a razão focal F dele).
Para DSO o que vai garantir boas imagens é além de oculares de qualidade um grande campo, e aumentos que não sejam inferiores ao aumento mínimo do aparelho ou D/7.
As oculares modelo Plossl se tornaram um padrão de ocular no mercado, pois são versáteis servindo para todos os tipos de instrumentos, e com boa relação custo x benefício, além de apresentar um bom campo aparente de 52º.
Consideramos uma ocular de grande campo aquela que possui um campo aparente superior ao da Plossl com 52º.
O uso de uma WA vai depender da relação focal F do telescópio, e das exigências em relação às imagens próximas da borda do campo. Se o aparelho for de F curto ou inferior a 6, as oculares de grande campo de baixo custo vão apresentar o coma próximo às bordas, deixando as estrelas nessa área da lente parecidas com pequenos riscos ou "cometas".
Em geral os modelos de qualidade disponibilizados são caros e possuem de 6 a 8 elementos, podendo atingirem um campo de visão aparente de 85° a 100º. A sensibilidade à luz diminui um pouco devido a quantidade de elementos ópticos, mas a qualidade da imagem geralmente é muito boa.
Se persistir alguma dúvida basta retornar, ok?
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Perfeito, excelente, muito obrigado.
Ontem, após pouco mais de 20 dias, minha ocular de 6mm tipo Plossl, da Celestron, chegou em casa. Comprei pelo eBay, pagando algo em torno de R$50,00, e estou bastante satisfeito. Ontem mesmo observei a Lua, Júpiter e Saturno e as imagens (150x) mostraram-se muito nítidas e com um bom contraste. Em breve pretendo adquirir outros modelos.
walace casadio- Curioso
R$50,00? Muito bom preço, ja pedi algumas tambem.
walace casadio escreveu:Ontem, após pouco mais de 20 dias, minha ocular de 6mm tipo Plossl, da Celestron, chegou em casa. Comprei pelo eBay, pagando algo em torno de R$50,00, e estou bastante satisfeito. Ontem mesmo observei a Lua, Júpiter e Saturno e as imagens (150x) mostraram-se muito nítidas e com um bom contraste. Em breve pretendo adquirir outros modelos.
olá amigo, se não for pedir demais, dá pra vc colocar o link do vendedor?
abraço.
sunshadow- Aspirante
Excelente!!! Tô esperando meu filtro Skyglow, Filtro Solar Baader e Colimador a Laser que comprei no site chinês Aliexpress. A ocular TMB acabei comprando aqui mesmo no site Tellescopio, pois não ia aguentar esperar tanto tempo
abreumubarac escreveu:Excelente!!! Tô esperando meu filtro Skyglow, Filtro Solar Baader e Colimador a Laser que comprei no site chinês Aliexpress. A ocular TMB acabei comprando aqui mesmo no site Tellescopio, pois não ia aguentar esperar tanto tempo
Hahaha, estava na mesma tensão, mas optei por comprar uma plossl 6mm baratinha pra testar no mak90, acho ampliação demais, dependendo do resultado devo investir em uma TMB 7 ou 8mm.
A TMB q voce comprou é a planetary ou planetary II? Não sei se tem diferença, mas a II é um pouco mais cara no aliexpress, mas não sei se é só o nome e as duas são iguais.
Na verdade até hoje só vi TMB Planetary II, que foi a que comprei no Tellescopio e no Aliexpress também só vi delas. O vendedor mais barato que achei foi esse aqui http://pt.aliexpress.com/item/1-25-3-2mm-58-Degree-TMB-Planetary-Eyepiece/32340927306.html Que ainda vende as oculares de todas as distâncias focais!
Realmente eu vi esse tambem, mas observe que esse não diz "planetary II" em nenhum momento, não sei se sao diferentes das vendidas no telle ou em vendedores q dizem ser a "planetary II". Acho que é a mesma coisa ne.
sunshadow escreveu:walace casadio escreveu:Ontem, após pouco mais de 20 dias, minha ocular de 6mm tipo Plossl, da Celestron, chegou em casa. Comprei pelo eBay, pagando algo em torno de R$50,00, e estou bastante satisfeito. Ontem mesmo observei a Lua, Júpiter e Saturno e as imagens (150x) mostraram-se muito nítidas e com um bom contraste. Em breve pretendo adquirir outros modelos.
olá amigo, se não for pedir demais, dá pra vc colocar o link do vendedor?
abraço.
Segue o link, amigo: http://www.ebay.com/itm/361167464113?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
walace casadio- Curioso
obrigado pelo link amigo!
abração!
abração!
sunshadow- Aspirante
Minhas duas melhores oculares são chinesas.
Oi. Para responder a essa pergunta, digo só que minhas duas melhores oculares (da Omegon e da Skywatcher) são chinesas.
Eu as comparo nesse meu post aqui:
https://astronomia.forumeiros.com/t2782-ocular-planetaria-skywatcher-uwa-4mm-125
Eu as comparo nesse meu post aqui:
https://astronomia.forumeiros.com/t2782-ocular-planetaria-skywatcher-uwa-4mm-125
unukalhai- Astronomo Amador