ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofotos Mak90

2 participantes

Ir para baixo

Astrofotos Mak90 Empty Astrofotos Mak90

Mensagem  serveira Qua 09 Dez 2015, 22:02

Boa noite, amigos!

Possuo um Mak90 Eq1, com o qual me dou muito bem, e gostaria de fazer algumas experiências com astrofotografia. Meu irmão possui uma DSLR, que é possível acoplar ao telescópio por meio de foco direto. Encomendei uma motorização para eq1 que chegará em algumas semanas, e que acredito que poderá auxiliar nas fotos. A minha dúvida é a seguinte: Alguém possui experiência com este tipo de astrofotografia? E com este telescópio? Que tipos de imagens pode se esperar dele? Além de fotos planetárias, que sei que este telescópio se sai bem, poderia eu esperar alguma astrofoto de céu profundo, mesmo que sejam só os mais brilhantes?

Abraços,
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos Mak90 Empty Re: Astrofotos Mak90

Mensagem  Dry Qui 10 Dez 2015, 10:54

Oi Henrique.
Tenho uma certa experiência em astrofotografia de DSO e planetas, mas uso outro tipo de telescópio.
Como vc mesmo disse, seu telescópio é muito bom para planetas e lua e também o será nas fotos destes objetos. No entanto eu indicaria uma câmera específica para este fim, que são as ASI a venda aqui no Brasil. Com uma DSLR vc até conseguirá fotografar planetas e principalmente a lua, mas o resultado será bem melhor com uma câmera específica. Já para DSO, aí sim uma DSLR é a mais indicada, principalmente nos objetos mais brilhantes. Neste caso a motorização e um bom alinhamento polar são essenciais e com certeza vc conseguirá bons resultados.
Como é a PL em sua região ?
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos Mak90 Empty Re: Astrofotos Mak90

Mensagem  serveira Sex 11 Dez 2015, 06:52

Olá, obrigado pela resposta! Very Happy

Eu diria que a PL aqui em minha região é mais ou menos grau 4 na escala Bortle. Moro em uma cidade pequena com 20 mil habitantes, e a 8km ao leste há uma cidade maior, que deixa algum rastro de poluição luminosa mas em nada atrapalha nas observações. Nestas, consigo ver uma infinidade de estrelas a olho nu, quando favorável. Nas observações com o telescópio, devo dizer que me impressionei, por exemplo, com a vista de m42, pois conforme relatos lidos em outros tópicos se apresenta como uma leve manchinha, mas consigo visualizar bem a "forma" característica da nebulosa. Então, eu diria que a PL não seria um empecilho! Minha preocupação é apenas com o campo de visão que a câmera teria quando acoplada ao telescópio. Será que a magnificação não extrapolaria demais o aumento útil para fotografar os DSOs? Um redutor focal talvez seria interessante?
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos Mak90 Empty Re: Astrofotos Mak90

Mensagem  Dry Sex 11 Dez 2015, 09:41

Um local sem PL é o sonho de todo astrônomo Laughing .
No caso de uma DSLR, que tem um sensor grande, o campo fica muito bom e não extrapola o limite do seu tele. A princípio não vejo necessidade de um redutor focal. Pra vc ter uma ideia, meu tele tem a mesma distância focal do seu, e consigo capturar a Nebulosa de Órion em sua totalidade usando uma Samsung NX2000 que tem o mesmo sensor de uma DSLR. O que vc vai precisar é de um tempo maior de exposição ou um aumento no ISO. Fotografei Órion nesta madrugada e ainda fiz um corte para concentrar apenas na nebulosa. Foram apenas 3 frames de 30 segundos, ISO 1000, telescópio de 254mm de abertura com DF de 1250mm.
Foto com melhor resolução em: https://www.flickr.com/photos/fotosdry/23666759385/in/dateposted-public/

[img]Astrofotos Mak90 Ivzdjt[/img]






Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos Mak90 Empty Re: Astrofotos Mak90

Mensagem  serveira Sex 11 Dez 2015, 11:22

Nossa, demais suas fotos! Quem me dera eu consiga tirar algo no mínimo parecido com essa!
Sei que vou estar limitado em relação à abertura, pois 90mm não é nada comparado a 254!
Me tire uma dúvida, você realizou um crop nessa foto ou ela é a visão real vista pela câmera através do seu tele? Porque essa imagem se equipara aos 50x que obtenho com uma ocular de 25mm. Você consegue capturar também objetos mais extensos?

Acho que no começo vou ficar limitado a exposições mais curtas devido a até então inexperiência em alinhar corretamente, mas com certeza serão experiências interessantes! Very Happy
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos Mak90 Empty Re: Astrofotos Mak90

Mensagem  Dry Sex 11 Dez 2015, 11:58

Valeu amigo, obrigado. Mas diferença de abertura pode ser compensada com um tempo maior de exposição e aumento no ISO. Neste caso uma motorização e um perfeito alinhamento polar são essenciais.
Sim, fiz um crop e a área é bem maior. Veja esta foto que fiz de M8 sem crop e observe que "sobra céu" nas laterais. Como comparação, a Nebulosa de Órion mede 1º 6' e M8 mede 1º 30'.

[img]Astrofotos Mak90 9r4oxg[/img]
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos Mak90 Empty Re: Astrofotos Mak90

Mensagem  serveira Sex 11 Dez 2015, 21:50

Olá,

Interessante! Não sabia que um telescópio com 1250 de distância focal era capaz de tirar fotos de céu profundo como essas. Fiquei um pouco apreensivo, no entanto, após ler um artigo de um rapaz que tentou fazer o mesmo que eu planejo, e não ficou muito satisfeito. Segue abaixo o link:

https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/05/01/maksutov-cassegrain-90-mm-x-cameras-dslr/

Será que isso procede? Ele comentou o mesmo que era minha preocupação. Disse ele que as plêiades não cabem no campo de visão da câmera, e que não teve resultados satisfatórios com DSOs e nem mesmo resultados muito bons com Júpiter. Eu me pergunto se ele teve má sorte, ou algum outro motivo tenha levado a esses resultados. Será que o meu e o seu telescópio se comportam de maneira diferente? Acredito que o único jeito seja tentando mesmo. Crying or Very sad
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos Mak90 Empty Re: Astrofotos Mak90

Mensagem  Dry Sex 11 Dez 2015, 22:24

O tamanho do sensor da câmera e a DF do telescópio irão definir o campo da fotografia. Existem muitas técnicas de astrofotografia e a qualidade não depende exclusivamente do telescópio ou câmera. Para fotos de DSO de longa exposição o tele tem que ter motorização e um bom alinhamento polar. Neste link que vc indicou o autor não fala muito sobre o equipamento e a técnica utilizada e não dá para saber, por exemplo, qual o tempo de exposição, ISO e qual o processamento ele usou. Mas como vc disse, o jeito é tentar e as vezes telescópios iguais produzem resultados diferentes.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos Mak90 Empty Re: Astrofotos Mak90

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos