[AJUDA] Montagem EQ1
5 participantes
Página 1 de 1
[AJUDA] Montagem EQ1
Olá pessoal, tenho um mak90 com uma montagem EQ1 que veio junto.
Só que o ajuste fino treme muito a imagem, isso é normal?
Vocês tem alguma dica pra essa montagem?
Ou é melhor investir em outra montagem?
Re: [AJUDA] Montagem EQ1
Uma montagem mais firme sempre se faz melhor na prática. A EQ-1 para o Mak 90 é "suficiente" mas não a melhor. Verifique se tudo está em perfeita montagem, se o contrapeso está equilibrado com o tubo, um treme-treme ao mover o tubo com as mãos é normal e uma leve trepidação mesmo pelos ajustes finos também.
Se ele tivesse numa montagem EQ-2, as trepidações seriam menos intensas e assim por diante, no geral, é normal.
Se ele tivesse numa montagem EQ-2, as trepidações seriam menos intensas e assim por diante, no geral, é normal.
AGM- Membro Expert
Mas eu tava pensando, eu queria investir em uma montagem melhor não só pro mak90, mas pra outro maior que eu tiver. Nesse caso qual vc recomendaria?
Do modelo EQ 3-2 para cima já é um grande avanço, são muito estáveis pela construção do tripé em aço. Eu tinha uma e utilizava para astrofotografias (sem problemas) com um refrator 90 mm e uma DSLR em cima dela.
Agora, se for uma EQ 5...melhor ainda!!! Poderá instalar os motores de acompanhamento futuramente. O problema é que estas montagens estão cada vez mais difíceis de serem encontradas por aqui. Senão me engano tem uma EQ 5 à venda no facebook, grupo mercado da astronomia.
Dê uma olhada!!!
Abs...
Agora, se for uma EQ 5...melhor ainda!!! Poderá instalar os motores de acompanhamento futuramente. O problema é que estas montagens estão cada vez mais difíceis de serem encontradas por aqui. Senão me engano tem uma EQ 5 à venda no facebook, grupo mercado da astronomia.
Dê uma olhada!!!
Abs...
Alguem sabe me informar se o mak90 com EQ1 aguenta uma DSLR como a nikon d3100 com estabilidade?
giltonc- Astronomo Amador
giltonc escreveu:Alguem sabe me informar se o mak90 com EQ1 aguenta uma DSLR como a nikon d3100 com estabilidade?
A EQ-1 é uma montagem simples caro GILTONC. Eu uso uma câmera muito leve nessa montagem, e também com uma lente de 300mm, mas sem telescópio, e tenho motor nessa EQ-1.
Uma DSLR tem um corpo mais pesado, somando o tubo do telescópio + câmera, o ideal seria mesmo uma EQ-3, mesmo para um Mak 90. Pois de fato é muito ruim estabilizar na EQ-1 com o Mak 90 apenas, mesmo para um simples foco, desestabiliza um pouco. Mas com mãos leves, paciência e criatividade você poderá contornar obstáculos primeiramente trabalhando com o que tem em mãos.
Experimente e nos retorne com os seus resultados e experiência, isso sim, tem muito valor aqui no Astro Fórum. Seus estudos e experimentos irão ajudar demais colegas aqui talvez com as mesmas ou parecidas dúvidas.
AGM- Membro Expert
AGM escreveu:A EQ-1 é uma montagem simples caro GILTONC. Eu uso uma câmera muito leve nessa montagem, e também com uma lente de 300mm, mas sem telescópio, e tenho motor nessa EQ-1.
Uma DSLR tem um corpo mais pesado, ...
Perfeito, será feito.
Sua motorização da EQ-1 foi comprada? Ou você mesmo fez? estou interessado em fazer uma, ja que é tao dificil encontrar para compra.
giltonc escreveu:Sua motorização da EQ-1 foi comprada? Ou você mesmo fez? estou interessado em fazer uma, ja que é tao dificil encontrar para compra.
Uma eu ganhei e a outra eu comprei no Armazém do Telescópio.
Então tenho uma reserva, para poder montar daqui há algum tempo, um telescópio para o meu filho, pois ele, aos poucos, está demonstrando interesse.
No Mercado da Astronomia no Facebook, tem uma EQ-1 com motor, por R$550,00, você pode negociar. Pois o motor da EQ-1 novo, quando havia estoque, estava custando R$240,00.
AGM- Membro Expert
AGM escreveu:
No Mercado da Astronomia no Facebook, tem uma EQ-1 com motor, por R$550,00, você pode negociar. Pois o motor da EQ-1 novo, quando havia estoque, estava custando R$240,00.
é, salgado, como "infelizmente" a montagem eu ja tenho, então como é uma montagem fragil, prefiro investir em uma motorização do tipo DIY do que investir tanta grana em motorização. Quando fizer posto o projeto.
Obrigado!
Estou com dúvida tb sobre a montagem eq1, no eixo que fica logo abaixo do telescópio... usei pela primeira vez e senti uma certa dificuldade de movimentar o eixo usando o ajuste fino. Para um lado é impossível girar... não sei se é limitação da montagem mesmo. Penso q funciona assim: Vc procura o objeto pela buscadora, ajusta a posição do telescópio com as mãos, põe o objeto em foco na ocular e então o segue com o ajuste fino? Se for assim só consigo usar o ajuste fino girando para um dos lados e as vezes não é o lado para o qual queria girar! Parece que trava pra um lado... Preciso de uma dica para contornar o problemaluismurua7 escreveu:Olá pessoal, tenho um mak90 com uma montagem EQ1 que veio junto.
j.cavalcante- Aspirante
j.cavalcante escreveu:Estou com dúvida tb sobre a montagem eq1, no eixo que fica logo abaixo do telescópio... usei pela primeira vez e senti uma certa dificuldade de movimentar o eixo usando o ajuste fino. Para um lado é impossível girar... não sei se é limitação da montagem mesmo. Penso q funciona assim: Vc procura o objeto pela buscadora, ajusta a posição do telescópio com as mãos, põe o objeto em foco na ocular e então o segue com o ajuste fino? Se for assim só consigo usar o ajuste fino girando para um dos lados e as vezes não é o lado para o qual queria girar! Parece que trava pra um lado... Preciso de uma dica para contornar o problemaluismurua7 escreveu:Olá pessoal, tenho um mak90 com uma montagem EQ1 que veio junto.
Boa tarde amigo, acho que sei o que está acontecendo.
Diferente do eixo debaixo (equatorial), o curso do ajuste fino de cima é limitado.
Inclusive, se você está precisando fazer ajustes nele após estar apontado pro objeto e com os eixos travados, significa que sua montagem não está posicionada de forma correta, pois caso esteja apontada para o sul e com a latitude certa, esse eixo mira o objeto e não se move mais.
Olhando de lado o telescópio voce verá em cima do eixo, que a medida q gira a haste, ele vai se aproximando do limite, provavelmente o seu ja esta no limite para um dos lados, centralize girando para o outro lado, solte o eixo e mire o telescopio com a mão, apos isso, trave e faça o ajuste fino na ocular com a haste, caso a montagem esteja bem posicionada, não mexerá mais neste eixo.
Qualquer duvida estou a disposicao
Olá giltonc, entendi o que vc quis dizer... usei bússola do celular para alinhar o pólo sul celeste (com correção da declinação magnética local). Vou tentar melhorar isso na px observação e conto se deu certo. Deu uma clareada nas idéias agora, rsrs obrigado.
j.cavalcante- Aspirante
É, achar o sul parece simples mas as vezes da um trabalho chato, a bussola de celular tem a precisão um pouco ruim, usa ela em conjunto com o google maps e o cruzeiro do sul, junta tudo isso que talvez você erre pouco pra encontrar o sul certinho hahaha, eu particularmente penei no começo. Você só sabe se esta alinhado corretamente ao logo da noite, que mesmo movendo apenas o eixo equatorial da montagem eq, o objeto vai saindo pro lado da ocular.