ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Albert Jaegers.

Ir em baixo

spica Albert Jaegers.

Mensagem  Bruno Sab 26 Maio 2012, 00:10

Fundador da marca Jaegers (pronuncia-se "iêigêrs"), Albert J. Jaegers foi um ótico com estilo próprio e idealizando tudo sozinho na criação e na fabricação das famosas objetivas (dubletos acromáticos) que levaram o seu nome, as Jaegers. Ele nasceu em Nova York em 1914 e morreu em 11 de janeiro de 2005 em Lynbrook, também em Nova York.
Albert Jaegers era vendedor de vidro óptico e prismas que no início de 1946 interessaram principalmente os militares, até que um pequeno anúncio na Sky & Telescope foi o primeiro de uma série que durariam cerca de mais de 40 anos e que mostraram ao mundo objetivas acromáticas que eram e ainda são verdadeiras obras de arte óticas. Em meados da década de 1950, a Jaegers já estava vendendo muitos modelos de binóculos e muitos outros produtos óticos de precisão, mas posteriormente foi mundialmente reconhecida principalmente pela excepcional qualidade das objetivas acromáticas construídas nessa fábrica e que ficava no velho casarão do Sr. Jaegers. Inicialmente foram os dubletos acromáticos air-spaced uncoated de 3.1/4 e 4.1/8 polegadas de abertura e F 15 que chamaram a atenção dos astrônomos. As objetivas acromáticas de 4.1/8 polegadas (103mm) de abertura sem revestimento ou Uncoated (como é o caso da minha modelo 1472) foram fabricadas em 1962 e continuaram durante a década de 1970, sendo consideradas por importantes ATMs norte-americanos como top de linha na tradicional categoria dos 4" F/15, rivalizando mesmo com marcas importantes tais como a Zeiss, Unitron, Meade e a Tasco. Depois apareceram as objetivas com revestimento ou as Coated. Além disso o Sr.Albert Jaegers tinha adicionado 6 novos modelos de objetivas de refratores que iam até 152mm montadas em tubos por ele mesmo fornecidos apenas para algumas determinadas aberturas porque o tubo das objetivas de 152mm tinha 2250mm de comprimento. As objetivas Jaegers eram (e são) excelentes na cor, no contraste, na correção e na resolução, e são consideradas de primeira classe devido a um rigoroso e metódico controle de qualidade feito pessoalmente pois o próprio Sr. Jaegers sempre "colocava a mão na massa" (optical hands). Acredita-se que foram as melhores objetivas acromáticas feitas à mão e construídas durante esse período, e segundo especialistas em ótica de precisão elas igualavam e em alguns casos até superavam em qualidade as não menos famosas objetivas da Unitron e que eram fabricadas em série durante os meados dos anos sessenta. No caso das objetivas Jaegers utilizou-se um sistema de fabricação de lentes muito próprio e peculiar, que de certa forma se aproximava do estilo da Zeiss. Ele também construiu dubletos acromáticos com o F/5 (dubletos cementados para céu profundo), e os de F/8, F/10, F/12 e F/15. Em 1965, a Jaegers chegou a ter duas páginas completas na Sky & Telescope, e oferecia inúmeros acessórios e equipamentos astronômicos desde binóculos, lentes objetivas acromáticas air-spaced e cementadas com foco curto entre duas e seis polegadas, além de espelhos parabólicos com até 10 polegadas de diâmetro.
Infelizmente um anúncio ainda na década de 1970 noticiou que um incêndio nas instalações da Jaegers havia destruído tudo, foi um verdadeiro desastre (por isso considero a minha objetiva Uncoated uma peça rara pois a sua matriz foi incinerada). Com isso a Jaegers atrasou e até perdeu as crescentes e novas encomendas que vinha recebendo. No entanto, mesmo depois de muito esforço a fábrica retomou o negócio porém não da mesma maneira. No início do 2000 a Jaegers estava de volta no negócio e gerenciada por Harry Peterson, mas sem uma publicidade, um catálogo ou site a difusão dessas verdadeiras obras primas da ótica astronômica ficaram apenas na memória e nos velhos anúncios e no catálogo oficial A069, deixando assim de aparecer em revistas especializadas. Uma prova de que as suas objetivas acromáticas eram de excelente qualidade, foi a de que em abril de 1987 as suas objetivas de 6 polegadas F/15 revestidas (coated) e montadas em célula de alumínio anodizado chegaram a custar U$$ 795 e eram muito disputadas. Não esquentavam nas prateleiras.
Até recentemente o seu filho A.Jaegers Jr. ainda estava em atividade. O último catálogo dele foi registrado em 03/12/2008. Ele ainda possuía uma bela coleção de peças clássicas da Jaegers, e as últimas notícias de que se tem dele são as de que estava a aprimorar objetivas acromáticas de 152mm F/15 feitas apenas sob encomendas particulares, de boca a boca.
Seu último endereço encontrado foi: A. Jaegers, 11 Roosevelt Ave, Valley Stream, NY, 11581; 516 -.
872-8111.

Vejam no link abaixo um belo exemplar de um refrator com uma objetiva Jaegers de 4.1/8" (103mm) e com o F/15:
http://www.cloudynights.com/ubbthreads/attachments/5100761-812%20UnipondsSecondFloor.jpg

Agora um 6" F/5 Jaegers RFT:
http://www.cloudynights.com/ubbthreads/attachments/3209773-Albert%20Wacker%20mit%20Jaegers6F5.jpg

Outro refrator 6" F/5 (mix de montagem dobsoniana?):
http://www.cloudynights.com/ubbthreads/attachments/3314669-Bild14smalldob_1024.jpg

Fotos de um Jaegers 6" F/15:
http://al-paslow.smugmug.com/Other/Astro-Images-by-Dan-McKeel/610266_9NPLP3/28911348_PZfSi#!i=28911348&k=PZfSi

Mais uma do gigante Jaegers 6" F/15 com um Brandt acoplado:
http://www.goldmtobservingcenter.com/Details.aspx?AlbumID=10&Page=7

E mais um à direita na foto:
http://www.goldmtobservingcenter.com/Details.aspx?AlbumID=10&Page=5

Vejam onde encontrarem produtos da Jaegers: http://www.surplusshed.com/pages/category/jaegersobjectives_1.html

Mais produtos da Jaegers: http://www.astrophoto.co.uk/surplusobjectives.php

Abaixo segue o catálogo original A069 da Jaegers em pdf (demora só um pouco para baixar tudo): http://geogdata.csun.edu/~voltaire/classics/jaegers/jaegers.pdf






Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 59

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum