Fotos de nebulosas planetárias.
5 participantes
Página 1 de 1
Fotos de nebulosas planetárias.
Segue um link com impressionantes astrofotos de nebulosas tiradas através do telescópio espacial Hubble:
http://blog.letspicture.com.br/artigos/nebulosas/
http://blog.letspicture.com.br/artigos/nebulosas/
Bruno- Moderador
Re: Fotos de nebulosas planetárias.
Ontem a noite tive uma emoção muito grande em ver pela primeira vez M27!!! Apenas uma mancha ovalada, mas me impressionei com o tamanho dela! Estava sem expectativas porque da outra vez que tentei vê-la não consegui (era Lua Cheia, que atrapalhou muito). Sinceramente achava que não conseguiria vê-la (principalmente porque meu céu é longe de ser espetacular)...
Fiz este registro, sei que esta horrível e entupido de ruído, mas é só para mostrar mesmo:
Fiz este registro, sei que esta horrível e entupido de ruído, mas é só para mostrar mesmo:
Lucas87- Astronomo Amador
As nebulosas planetárias são alvos muito difíceis de encontrar. A maioria tem tamanho e brilho reduzido dificultando sua visualização e foto.
Esta é NGC 3132. Para fotografa-las usei uma cascata de 2 barlows 2x e tempo de integração de 14 seg.
Foto de frame único sem processamento.
[img][/img]
Esta é NGC 3132. Para fotografa-las usei uma cascata de 2 barlows 2x e tempo de integração de 14 seg.
Foto de frame único sem processamento.
[img][/img]
Olá Adriano, parabéns pela captura! As nebulosas planetárias realmente são alvos difíceis, dado ao pequeno tamanho e em sua maioria magnitude baixíssima.
Valeu amigo, obrigado.Tellescópio escreveu:Olá Adriano, parabéns pela captura! As nebulosas planetárias realmente são alvos difíceis, dado ao pequeno tamanho e em sua maioria magnitude baixíssima.
Boa tarde amigos! Para se registrar a chamada "Nebulosa de cabeça de cavalo - IC 434" através de fotos, tem uma especificação mínima de equipamento (abertura) ou com a utilização de um filtro H-Beta específico para este tipo de emissão, já é possível fazer algum tipo de registro independente da abertura (captação de luz) do telescópio?
Programei a ferramente de "visão ocular" do Stellarium com as características do meu tele (um refrator de 90 mm) com uma ampliação de 28 vezes...Vai corresponder mais ou menos à realidade?
Abraços...
Programei a ferramente de "visão ocular" do Stellarium com as características do meu tele (um refrator de 90 mm) com uma ampliação de 28 vezes...Vai corresponder mais ou menos à realidade?
Abraços...
Olá, o filtro mais correto seria o H-alpha. A questão da abertura do telescópio, está relacionada apenas ao tempo de exposição que neste caso será maior e também em resolução da imagem que também será menor em comparação com um telescópio de maior abertura.
A ferramenta no Stellarium permite ter uma ideia de como o objeto poderá aparecer na tela. No entanto como você usou uma "visão ocular" aparecerá diferente. O correto seria programar o sensor da câmera que irá usar, aí sim você terá a ideal real de como e qual enquadramento terá a imagem.
A ferramenta no Stellarium permite ter uma ideia de como o objeto poderá aparecer na tela. No entanto como você usou uma "visão ocular" aparecerá diferente. O correto seria programar o sensor da câmera que irá usar, aí sim você terá a ideal real de como e qual enquadramento terá a imagem.
No caso de uma DSLR tem como se programar o sensor da câmera? E apenas para tirar uma dúvida de forma mais clara, em uma descrição do filtro H-Beta em um site de venda de produtos astronomicos consta o seguinte:
"O Hydrogen-Beta é, talvez, o único filtro que permite visualizar nebulosas como a Cabeça de Cavalo, Cocoon, California e outras que emitem luz tenuamente nesta espectral."
Resultado....acabei encomendando! Há muita diferença entre ambos? Pra nós que estamos TENTANDO iniciar na prática da astrofotografia, qualquer informação mais detalhada ajudará bastante!
Obrigado....
"O Hydrogen-Beta é, talvez, o único filtro que permite visualizar nebulosas como a Cabeça de Cavalo, Cocoon, California e outras que emitem luz tenuamente nesta espectral."
Resultado....acabei encomendando! Há muita diferença entre ambos? Pra nós que estamos TENTANDO iniciar na prática da astrofotografia, qualquer informação mais detalhada ajudará bastante!
Obrigado....
André, O h-beta até consegue fazer uma captura mais suave da nebulosa ressaltando algumas áreas, porém, o filtro que terá um resultado mais satisfatório, eu digo na questão lhe dar um maior contraste na cabeça do cavalo, será o H-alpha 12nm ou um 7nm. Mesmo assim o filtro H-beta pode ser muito útil em capturar outros comprimentos de onda desta mesma nebulosa, então combinando o alpha com o beta no processamento das imagens, teria um resultado bem satisfatório.
É possível sim programar o sensor da câmera. E necessário saber qual sensor é quantos microns possui. Se tiver dúvidas me informe qual o modelo e marca da câmera.
É possível sim programar o sensor da câmera. E necessário saber qual sensor é quantos microns possui. Se tiver dúvidas me informe qual o modelo e marca da câmera.
Apenas complementando com um dado sobre o filtro H-beta. Seu uso é mais empregado em observações visuais, assim como os filtros UHC e OIII. Estes mesmo filtros quando são voltados especificamente para astrofotografia, possuem um coating diferente, como é o caso do H-alpha.
Oi André. Pela ocular não consigo ver esta nebulosa com meu tele de 254mm, apenas com a câmera de vídeo Mallincam. Também cheguei a comprar o filtro Hydrogen-Beta, mas não consegui bons resultados com ele. Só consegui uma foto aceitável sem o filtro mesmo. Inseri um novo post com a foto que fiz desta dificílima nebulosa.André Pira escreveu:Boa tarde amigos! Para se registrar a chamada "Nebulosa de cabeça de cavalo - IC 434" através de fotos, tem uma especificação mínima de equipamento (abertura) ou com a utilização de um filtro H-Beta específico para este tipo de emissão, já é possível fazer algum tipo de registro independente da abertura (captação de luz) do telescópio?
Abraços...