VÊNUS de dia | - Como observar?
+4
AGM
Lucas87
Dry
Anderson Góes
8 participantes
Página 1 de 1
VÊNUS de dia | - Como observar?
Há tempo leio rapidamente citações onde diz que, para observar o planeta Vênus, o ideal é de dia.
1 - Como proceder corretamente para esse feito?
2 - É necessário algum filtro?
3 - E se sim, qual filtro?
4 - Para encontrá-lo, somente com o auxílio de software? visto que, por exemplo, sua magnitude hoje a tarde está em -3,99.
Creio que em primeiro lugar, devemos ter um "extremo" cuidado para não apontar o telescópio para o SOL por descuido, pois sua localização não deverá estar muito distante em determinado horário.
1 - Como proceder corretamente para esse feito?
2 - É necessário algum filtro?
3 - E se sim, qual filtro?
4 - Para encontrá-lo, somente com o auxílio de software? visto que, por exemplo, sua magnitude hoje a tarde está em -3,99.
Creio que em primeiro lugar, devemos ter um "extremo" cuidado para não apontar o telescópio para o SOL por descuido, pois sua localização não deverá estar muito distante em determinado horário.
AGM- Membro Expert
Re: VÊNUS de dia | - Como observar?
Fica fácil de encontrá-lo quando o telescópio possui montagem computadorizada e fica sempre fixo no local de observação. É necessário alinhá-lo a noite e depois colocar na posição home que durante o dia será fácil achar Vênus. Já no meu caso que não tenho como deixar o telescópio num lugar fixo fica praticamente impossível achá-lo pois durante o dia tenho muito receio de na busca do planeta acabar localizando o Sol e sem um filtro seria um problema rsssss.
Pode ser que os colegas saibam uma outra forma. Também quero saber.
Abraço.
Pode ser que os colegas saibam uma outra forma. Também quero saber.
Abraço.
É possível achar Vênus a olho nu de dia. Veja sua localização no Stellarium e procure sem telescópio. O melhor horário é após as 14:00hs. Esse ano eu ainda não tentei, mas a tarde se o tempo estiver bom farei uma observação.
Não tem muito segredo. Você deve saber as coordenadas dele (altura e azimute, a distância ao Sol também pode ajudar) e ter uma boa noção dessas coordenadas na vida real (saber medir distâncias em graus com a mão ou mesmo apenas olhando). Assim você o encontra a olho nu mesmo, ou usando uma buscadora de baixa ampliação. Normalmente você fica alguns minutos procurando e depois que você o acha, pensa: "nossa, como não vi ele antes!" Já consegui encontrá-lo ao meio dia, inclusive fiz este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TrhoK5KxJS0
Lucas87- Astronomo Amador
Deve ser como observar a Lua em luz cinérea, só que menor.
- Mais ou menos isso?
Creio então, que pelos relatos que li aqui, meu raciocínio para encontrá-lo estava correto, o resto, é persistência.
- Mais ou menos isso?
Creio então, que pelos relatos que li aqui, meu raciocínio para encontrá-lo estava correto, o resto, é persistência.
AGM- Membro Expert
Legal seu vídeo Lucas. A distância que Vênus está do sol vai influenciar a observação e logicamente quanto menor esta distância pior será para observá-lo. Como mostrado no vídeo do Lucas ele aparece como uma estrela e só é possível ver sua fase com telescópio. Tirei esta foto em 2007 na parte da tarde.
https://www.flickr.com/photos/fotosdry/8901990798/in/set-72157632779479445
https://www.flickr.com/photos/fotosdry/8901990798/in/set-72157632779479445
Dry!
Oque seria isso?
https://www.flickr.com/photos/fotosdry/8861318880/in/album-72157632779479445/
Venus também?
Oque seria isso?
https://www.flickr.com/photos/fotosdry/8861318880/in/album-72157632779479445/
Venus também?
Marcos Poncio- Astronomo Amador
Deixa. Li a descrição
APKAPOAKAPOKA
Me confundi com a Foto de Venus que vc mandou.
Eu tentei ver Venus a Noite. É como olhar uma lanterna!
Tem muita luz!
APKAPOAKAPOKA
Tem muita luz!
Marcos Poncio escreveu:Deixa. Li a descrição
APKAPOAKAPOKA
Tem muita luz!
Beleza Marcos.
A noite, tem que usar uma grande ampliação e ou filtro para reduzir o brilho. O entardecer é o melhor horário para observação.
Gostei do Video do Lucas.
Eu nem sabia que podia ver ele em Plena Luz do Dia :0
Eu nem sabia que podia ver ele em Plena Luz do Dia :0
Esse ano não está sendo bom para observação de planetas aqui em minha cidade, pois Júpiter e Vênus estão bem deslocados a Norte, um local de muita poluição luminosa e pouca visão do horizonte devido a um morro próximo. Tentei ver Vênus a tarde, mas o morro não deixou e ao anoitecer o tempo fechou. Espero que Saturno seja melhor...
Então Dry!
Mesmo com PL 5 aqui não posso reclamar, os planetas e a Lua surgem da minha janela a sudeste e ainda os acompanho até baixarem novamente no horizonte na janela onde vejo até noroeste. No terraço, ainda é mais privilegiado e a PL diminui um pouco, por ficar mais alto que as luzes parasitas mais próximas (postes), mesmo assim, somente com uma GRANDE abertura para driblar o que o 114mm pode me oferecer do firmamento.
Mesmo com PL 5 aqui não posso reclamar, os planetas e a Lua surgem da minha janela a sudeste e ainda os acompanho até baixarem novamente no horizonte na janela onde vejo até noroeste. No terraço, ainda é mais privilegiado e a PL diminui um pouco, por ficar mais alto que as luzes parasitas mais próximas (postes), mesmo assim, somente com uma GRANDE abertura para driblar o que o 114mm pode me oferecer do firmamento.
AGM- Membro Expert
Mas dá pra ver sua fase com um binóculo.Eu já vi,parece uma mini lua
Nesta época do ano eu não sei como está,ainda não tentei ver.
Nesta época do ano eu não sei como está,ainda não tentei ver.
orlando- Astronomo Amador
orlando escreveu:Mas dá pra ver sua fase com um binóculo.Eu já vi,parece uma mini lua Nesta época do ano eu não sei como está,ainda não tentei ver.
Sim! Vênus a partir das 18h já está despontando no céu ao crepúsculo, parece uma lâmpada flutuante com magnitude de -4. Já vi suas fases, mas nunca vi esse planeta com uma ampliação assim como vejo em Júpiter. Creio que durante o dia, seria melhor, visto em luz cinérea.
AGM- Membro Expert
Sempre antes de entardecer ja da pra ver ele. Com o Céu azul mesmo.
mas nunca consegui achar ele antes disso
mas nunca consegui achar ele antes disso
Hoje finalmente consegui ver Vênus de dia e aproveitei para tirar algumas fotos no modo afocal
[img][/img]
[img][/img]
Mas eu me refiro a observação diurna.AGM escreveu:
Sim! Vênus a partir das 18h já está despontando no céu ao crepúsculo, parece uma lâmpada flutuante com magnitude de -4. Já vi suas fases, mas nunca vi esse planeta com uma ampliação assim como vejo em Júpiter. Creio que durante o dia, seria melhor, visto em luz cinérea.
Não foi difícil achar o planeta,já que é muito brilhante.o ideal é por volta das 15:00.
orlando- Astronomo Amador
Hoje eu consegui às 15h30, confirmando com o bino.
NO e cerca de 60 graus.
NO e cerca de 60 graus.
Durante o dia a observação visual de vênus fica favorecida com ampliações elevadas de D x 2 em instrumentos de F até mediano, e D x 2.5 em aparelhos de F mais longo, e não raro manchas sombrias são registradas no disco do planeta e que devem ser cuidadosamente anotadas. As variações nas pontas do crescente (cúspides) também ficam evidenciadas, com ora elas se apresentando finas como agulhas, ora afinando abruptamente em direção às pontas.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador