ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre astrofotografia

4 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre astrofotografia Empty Dúvidas sobre astrofotografia

Mensagem  lcm4693 Dom 19 Abr 2015, 01:42

Boa noite
Estou tentando iniciar na astrofotografia mas acho que comecei a esbarrar nos problemas iniciais dela hehehe
Tenho pouca experiência com fotografia e com telescópios então pode ser uma dúvida básica
Comprei os adaptadores para conectar minha Cânon T3 no meu telescópio Skywatcher 70mm (900mm df - F13), porém quando comecei a tentar fazer foco primário vi que a imagem que eu conseguia chegar não chegava nem próxima da imagem que eu via na ocular
1- Minha primeira tentativa foi fazer fotos em foco primário. Apesar de conseguir ver o objeto (Júpiter), não consegui uma imagem muito nítida.
2- minha segunda tentativa foi fazer projeção positiva, mas o adaptador que eu comprei no site tellescopio.com.br só da encaixe para as oculares menores que vieram no aparelho (10-25 mm). Só consegui focalizar o objeto com a ocular de 25mm, mas a imagem estava péssima.

Agora as dúvidas
1- O fato de eu ver uma imagem não muito boa em foco primário está relacionado com a minha câmera ou meu telescópio?!?! Achei que o telescópio por ser um F13 (muito escuro) não me daria nitidez nas imagens

2- Qual das duas técnicas me da imagens melhores??? (Foco primário ou projeção de ocular)

3- como eu calculo a ampliação que será mostrada na minha dslr?? Tipo: como defino a equivalência da minha câmera para uma ocular.. O tamanho do objeto q verei é comparado a uma ocular de qts mm??? Eu imagino que deve ter algo a ver com o tamanho do sensor e a distância focal do tele.

4- Vejo muitos artigos dizendo que dslr seriam melhores para espaço profundo, mas se não consigo ver nem os objetos mais brilhantes como planetas, quem dirá ver deep sky... Utilizei tempos curtos para bater as fotos de Júpiter (1/10, df 3.5 e ISO 1600), pois se eu colocasse longas exposições (acima de 1 segundo) aparecia apenas um ponto branco. Minha câmera não é adequada?

Sei que escrevi muito mas são muitas dúvidas kkkkkk
Agradeço se a galera mais antiga puder ajudar

lcm4693
Curioso
Curioso

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre astrofotografia Empty Re: Dúvidas sobre astrofotografia

Mensagem  Dry Sex 24 Abr 2015, 12:50

Olá amigo.
Já vi excelentes fotos feitas com esta câmera, mas com tele de 70mm a coisa complica. Com certeza sua montagem não é motorizada, então as fotos tem que ser "rápidas", no máximo 1s, e esse tempo é insuficiente para uma boa definição. Neste caso o ideal é fazer uma filmagem e depois usar um programa de edição como o Registax para extrair uma foto deste filme. A arte da astrofotografia pode ser muito complexa, dependendo da qualidade que vc quer atingir.
A câmera vc já tem, e agora lhe falta um tele mais apropriado para astrofotos, incluindo aí uma montagem equatorial, de preferência motorizada.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre astrofotografia Empty Re: Dúvidas sobre astrofotografia

Mensagem  André Pira Sex 24 Abr 2015, 21:39

Boa noite ICM! Dá pra fazer muita coisa com o seu conjunto tele + câmera. Como o Dry comentou, é questão de ajustar o ISO e o tempo de exposição dependendo do objeto que você pretende fotografar. No caso vai precisar de uma montagem equatorial (com motores nos eixos) para fotos de longa exposição.
Contudo DSLRs não são boas para fotos planetárias, falo isso porquê utilizo um conjunto semelhante ao seu: refrator 90 mm e uma T3. Também estou dando os primeiros passos na astrofografia, dá uma clicada no ícone da web ao lado do meu perfil....é o quê consegui por enquanto.
Abraços.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre astrofotografia Empty Re: Dúvidas sobre astrofotografia

Mensagem  AGM Seg 27 Abr 2015, 09:12

André Pira escreveu:...Contudo DSLRs não são boas para fotos planetárias, falo isso porquê utilizo um conjunto semelhante ao seu: refrator 90 mm e uma T3...


Somente uma contribuição
Para fotos "planetárias" assim também como registro em vídeos, o modo - afocal - tem resultados melhores, porém, dependendo da montagem tem que ter paciência, pois a câmera fica num suporte e não rosqueada diretamente no telescópio.
Vídeos em modo afocal para planetas e até mesmo para a Lua, podem ser feitos com uma simples resolução de 640 x 480 pixels, assim também como no modo de foco primário com a mesma resolução ou a máxima que a câmera suporta, no meu caso, 1080. Quanto mais resolução melhor, podendo posteriormente ser convertida para uma menor para publicar com tamanho mais leve em redes sociais.

Meus testes com videos e fotos da Lua e planetas, em foco "primário", tem obtido êxito, porém, meu trabalho consiste em captura de curta exposição. Não trabalho com empilhamento de imagens como os colegas aqui que fazem esse árduo trabalho da astrofotografia, particularidade minha. Gosto muito de ver o trabalho desse pessoal, então faço coisas diferentes como edição de videos contemplativos, com trilha sonora e alguns atrativos. As fotos de planetas e DSO no modo de foco primário não ficam boas em curta exposição, segundos a turbulência agrava o foco, segundos define melhor a imagem, já em video, para planetas e a Lua, é possível acompanhar melhor essa oscilação, mas nunca será a imagem que vemos através da ocular.

As SLR ou DSLR podem registrar as imagens em JPG + RAW, que é o "filme digital", esse registro obtém o máximo de qualidade da câmera, pois o JPG sofre "compressão" dos arquivos mesmo em qualidade "fina". O ideal é usar os dois, assim os JPG's servem de "amostra" dos arquivos em RAW para serem revelados no Potoshop ou Lightroom por exemplo, e podem ser convertidos posteriormente em JPG, de preferência em PNG, esse formato fica um pouco mais pesado, nada significativo, porém não sofre a compressão do JPG.

Para quem não trabalha com tratamento de imagem, ilustração, manipulação:
Só para esclarecimento sobre perda de qualidade; uma imagem JPG compactada, é como uma folha que você dobra, dobra, dobra e dobra até ficar num tamanho ínfimo, ocupando menor espaço, então, ao abrir novamente, as dezenas de "vincos" dessas dobras ficam impressas na foto, como uma roupa que não foi passada, uma compressão em modo TIF LZW por exemplo, é como se você pegasse esse impresso e o enrolasse na forma de um tubo, ao abrir e desenrolar, não há marcas na foto, desse modo fica tal como é.

"No Photoshop pode ser feito uma pequena ação apenas para por exemplo, salientar os relevos da Lua, sem modificar o estado natural da foto, apenas um pequeno reparo para recuperar detalhes obscurecidos pela turbulência atmosférica no momento do clique, também para DSO ou demais astros, tudo irá depender das informações nos canais RGB das imagens."
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre astrofotografia Empty Re: Dúvidas sobre astrofotografia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos